Teatro das Bacabeiras

1
Carol Assis · São Paulo, SP
4/3/2006 · 37 · 0
 

Dos teatros da Amazônia, o Teatro das Bacabeiras, em Macapá - cidade das bacabas (tipo de palmeira) - é provavelmente o mais novo, e um dos poucos que não remete a um período histórico da cidade. Sua construção teve início em 1984, e a inauguração aconteceu em 9 de março de 1990. Àquela época, o Bacabeiras ainda se chamava Cine Teatro de Macapá, já que o mesmo espaço utilizado para a encenação era aproveitado para exibição de filmes - o que hoje não acontece mais. Achou-se, então, mais adequado rebatizar a casa. A mudança foi oficializada em 9 de março de 1992, por ocasião do segundo aniversário do prédio. O teatro – sob gestão da Fundação Estadual de Cultura do Amapá (Fundecap) - tem, além do espaço principal com 705 lugares, salas secundárias que seriam destinadas à realização de oficinas, à projeção de filmes e aos ensaios dos espetáculos, mas estão sem atividades. A manutenção do espaço é feita através de pequenos reparos num recesso anual, que acontece sempre em janeiro, mês em que o teatro fica fechado.
Não havia em Macapá outro teatro destinado a pequenos espetáculos. Isso tornava a marcação de pautas no Teatro das Bacabeiras um problema para grande parte dos grupos artísticos, a maioria amadores, que precisavam disputar, com eventos de maior público, uma vaga para apresentação. Com a formação do conselho de cultura do Estado do Amapá, espera-se mudanças neste sentido. Inclusive há a intenção de transformar o Centro de Convenções Azevedo Picanço em teatro experimental para atender à grande demanda. [editado por Viktor Chagas em 06/3/2006 19:08]

onde fica
Rua Cândido Mendes, 368, Bairro Central.

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados