Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Templo Budista

Tetê Oliveira
A entrada do templo
1
Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ
29/1/2009 · 126 · 6
 

O Templo Budista é uma das atrações turísticas de Foz do Iguaçu. Construído em 1996, ele tem uma arquitetura belíssima. Na parte interna do prédio, os visitantes só tem acesso à Sala dos Guardiões, na qual estão estátuas de 18 discípulos de Buda, entre eles Kalika, Nantimitolo e Kanakavatsa – o espaço, que fica no térreo, não pode ser fotografada ou filmada. Os cultos acontecem na parte superior da construção, onde existem cinco estátuas de Buda que representam, entre outras coisas, a alegria, a sorte e a saúde, segundo o site da prefeitura da cidade.

Na ampla calçada em frente ao templo, estão colocadas 108 estátuas de cerca de 2 metros de altura cada. A posição de uma das mãos significa boas-vindas e a outra energia positiva. Todas foram doadas ao templo. Uma mensagem chama a atenção, escrita numa placa: NA MO A MI TUO FO. Logo abaixo vem a explicação de que ao recitá-la (lê-se NAMO AMITUOFO) nós vamos “eliminar nossas aflições e sofrimentos, e trazer saúde, longevidade, riqueza, harmonia e outros benefícios”. Eu logo anotei a mensagem...

Nos jardins do templo, ainda há mais uma série de estátuas. Mas o destaque maior, literalmente, é uma estátua de Buda, sorridente, que tem cerca de 7 metros de altura. No mais, há uma pequena loja de artesanato, cujas vendas acredito ajudem na manutenção do templo.

O Budismo é uma filosofia de vida baseada nos ensinamentos deixados por Sidarta Gautama, ou Sakyamuni, o Buda histórico, que viveu aproximadamente entre 563 e 483 a.C. no Nepal (Wikipedia). Hoje o Budismo se encontra em quase todos os países do mundo, e conta com cerca de 376 milhões de seguidores. Para quem quiser um pouco mais sobre o assunto, uma dica é este site.

onde fica
TEMPLO BUDISTA
Rua Aluísio Ferreira de Souza, 99
Bairro Jardim Nova Califórnia – Foz do Iguaçu

Como chegar:
De automóvel – a entrada para o bairro fica antes de Itaipu, e o templo fica próximo ao campo de decolagem dos ultraleves para tours turísticos em Foz.

De ônibus – no terminal de transportes urbanos TTU Centro, embarque num ônibus da linha Porto Belo. Mas atenção: o intervalo dos ônibus é de 30 minutos. Curiosamente, um segurança do terminal ficou preocupado com a minha ida, sozinha, até o templo. Recomendou-me que eu evitasse ficar fora do templo, esperando o ônibus por muito tempo. No entanto, não vi nada demais por lá. Pareceu-me uma área residencial, pobre e na periferia da cidade.
por que ir
Para conhecer um pouco mais de Foz do Iguaçu. Dá para conciliar com uma visita a Itaipu, por exemplo - são atrações relativamente próximas.
quando ir
De terça a domingo, inclusive feriados, das 9h30 às 17h. Em janeiro, por causa das férias (segundo o porteiro), o templo também está aberto para visitação às segundas-feiras.
quem vai
Turistas em geral, não só adeptos do Budismo.
quanto custa
A entrada é gratuita.
contato
Tel. (45) 3524-5566

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

Tetê faz a cobertura das Iguaçus do Brasil: de Nova Iguaçu para Foz do Iguaçu - muito bom! Em Foz também há uma mesquita que segundo ouvi falar é a maior da América Latina, verdade? Se for, a cidade se revela um bom ponto de encontro também religioso.

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 28/1/2009 03:50
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Legal essa associação, Hermano! Eu mesma brinquei com o pessoal do albergue no qual fiquei, dizendo que Nova Iguaçu e Foz devem ser primas (literalmente) distantes.
Quanto à mesq

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 28/1/2009 13:43
sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Ops, apertei uma tecla por engano. :-)
Bom, mas continuando... quanto à mesquita, tem uma no Centro de Foz, pelo que soube. Mas infelizmente não tive tempo pra ir até lá. Fiquei só o feriadão do Dia de São Sebastião na cidade, e aí priorizei as Cataratas, o Parque das Aves, Itaipu e o templo.
Aliás, assim que puder, escreverei aqui sobre esses outros lugares também.
Ah, eis aqui o link pro texto sobre o albergue.
Beijos.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 28/1/2009 13:48
sua opinião: subir
ayruman
 

Apreciando mesmo limitado pelo Tempo e confirmando presença. Luz e Paz. Sempre. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 30/1/2009 10:23
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Nem imaginava um lugar assim em Foz. Muito bacana. Tá anotado aqui.

beijos

Ilhandarilha · Vitória, ES 5/2/2009 16:41
sua opinião: subir
Claudia Puget
 

Sou Budista e recomendo tb outro Templo pra vc. postar Tetê :
Templo Budista Chagud Khado Ling - Três Coroas -RS
Lá se tem momentos lindos de Meditação e Inspiração .
Tashi delk!

Claudia Puget · Muqui, ES 13/2/2009 17:01
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados