A temporada de praia nos rios Araguaia e Tocantins, no estado do Tocantins, está aberta.
Ao longo do curso dos dois principais rios: Tocantins pelo meio do Estado e divisa com o Maranhão e o Araguaia na divisa com Mato Grosso e Pará, as opções de lazer em praias com organização a cargo das prefeituras municipais ou em acampamentos pela iniciativa dos amantes da natureza e das delÃcias das praias fluviais, são inúmeras.
Geralmente, o calendário da temporada inicia nos primeiros dias de julho e encerra por volta do sétimo dia de agosto, havendo aà uma flexibilidade de data para fazê-la coincidir com um final de semana.
As praias a cargo das prefeituras, e praticamente todas as cidades ribeirinhas nos dois rios fazem isso no perÃodo do meio do ano, têm boa infra-estrutura com barracas para bebida, alimentação e aluguel, local para banho demarcado com limite de segurança, salva-vidas a postos, segurança policial, transporte pago para a praia(ida e volta) quando ela se situa na margem oposta à cidade, local para estacionamento de veÃculos e camping.
Embora a temporada tenha data para inÃcio e fim, a possibilidade de curtir praia na região vai até o inÃcio das chuvas na primavera, que aqui acontece por volta dos primeiros dias de setembro ou quando tarda no inÃcio de outubro. Nesses casos, a infra-estrutura não mais estará disponÃvel, pois as prefeituras garantem o serviço apenas na temporada regular.
ACAMPAMENTOS
Os acampamentos florescem em locais isolados longe dos centros urbanos, onde haja uma bela praia com água rasa para o banho. A distância é o que menos importa. Os aventureiros chegam até lá por água em barcos com motor de popa ou por estradas vicinais cujo trânsito é uma verdadeira prova de rali. Mas o que importa é o prazer de curtir sossego e praia.
Os acampamentos são rústicos e basicamente usam latadas com parede e cobertura com folhas de babaçu (abundante no Estado). Alguns, quando mais próximos de cidades ou de fazendas e povoados com energia elétrica disponibilizam esse refrigério. Quando isso é impossÃvel, valem-se de motor a diesel para gerar energia ou então resfriam bebidas e conservam alimentos em caixas de isopor com gelo.
As praias regulamentas pelas prefeituras são acessÃveis a todas as pessoas que procuram o lazer nas águas dos rios. Ao contrário, os acampamentos são particulares e as pessoas só chegam a eles através da sociedade na montagem e desmontagem(obrigatórias por lei para não poluir o meio ambiente) ou quando convidadas.
Estive, de 7 a 11 de julho, num desses acampamentos (de um tio meu) com a mulher e os dois filhos, 18 km a jusante (abaixo) de Filadélfia (TO). Posso garantir: quem não conhece não imagina o que perde.
Quem sabe um acampamento Overmundo em 2008 aqui na região? Sabia que isso é possÃvel? Bastaria cotização e organização dos overmanos que desejassem entrar na empreitada. Já pensou muita conversa boa, banho, passeios, diversão e música ao violão ao pé de uma fogueira nas noites lÃmpidas e friorentas da beira-rio tocantinense. O único risco é gostar e não querer mais deixar de vir.
Na região de Carolina (Ilha dos Botes) é realizado com sucesso há vários anos um festival que atrai turistas de várias partes do Brasil. Confira detalhes no sÃtio do festival:
http://www.festivalforadotempo.art.br/
Eis aà o paraÃso!
Agradecido!
Um grande abraço, José.
É um paraÃso que deve ser compartilhado por todos nós.
Lugar lindo, heim? Um dia vou conhecer o Tocantins. Pelo que já vi por aqui e em matérias de tv, seu estado deve ser demais.
Ilhandarilha · Vitória, ES 12/7/2007 09:46
Muito boa a matéria. Realmente está tudo lindo por aqui. E de quebra o governo do Estado tem feito parceria com as prefeituras para não só divulgar, mas receber bem o turista.
Parabéns pelo texto!
Oi, Leandro!
Adoro a sua iniciativa generosa de dividir conosco sobre as boas coisas da vida que vai encontrando pelo caminho.
Acampar é oportunidade de realizar uma viagem a baixo custo, ainda com o benefÃcio de estar em contato Ãntimo e harmonioso com a natureza.
Podemos sentir a brisa; parar para assistir despreocupadamente ao espetáculo do nascer e do pôr-do-sol; extasiar-nos com a diversidade de nossa flora e fauna; apreciar a plumagem e o canto das aves; sentir o frescor e a energia dos rios; parar para apreciar e divagar sobre os desenhos das nuvens ou contar as estrelas.
Nesses momentos, lembro de uma de minhas canções favoritas "The Greatest Wonder", que foi composta por inspiração e adoração a uma maravilha natural dos EUA: "Grand Canyon". Só em falar dos EUA já causa antipatia em muita gente, todavia penso que a natureza é maravilhosa e motivo de respeito/adoração esteja ela onde for.
A canção diz assim "We see and feel the power of this tranquil place, respect and honor the spirit." Já que o sÃtio é motivado pela cultura brasileira, traduzamos, então, ainda que elementar esteja o inglês: "Vemos e sentimos o poder desse tranqüilo lugar, respeitar e honrar o espÃrito."
Maravilhas se vê em toda parte em que se preserva a natureza. E, realmente, estar em integração com a natureza é dignificar o nosso espÃrito e a natureza. É ainda preocupar com as gerações vindouras e com uma vida que existe além da nossa espécie, que também possui o seu direito 'a existência e dignidade, direito esse que já foi concedido pelo ato da criação.
Leandro, simplesmente adorei a matéria. Obrigada por compartilhar conosco desse "pedacinho" do paraÃso tocantinense.
Beijinho comovido, emocionado com você e sua matéria... É por essa sensÃvel matéria, por outras igualmente nobres e bem cuidadas, pelo "toque" que sinto vindo de sua alma grandiosa que sempre digo aos quatro ventos o quanto eu gosto de você.
Até mais...
Oi, ilha, realmente o lugar é lindo. Venha que estamos a sua espera. abcs
.......
Roberta,
você conhece e compartilha com todos nós tocantinenses essas belezas. São realmente de extasiar a alma e confortar o corpo.
abcs
.........
Apple, vc é sempre de uma delicadeza que me comove. O que vc disse em seu arrazoado é a mais pura verdade. abcs amiga.
ué...
será que eu digo...
é areia???
(calma..ainda vou dormir...justifico a bobagem que disse..rs.. sério, mas não sabia mesmo...)
ei.. vc anda sumido , hein?
tá linda a matéria e as fotos.
beijão
Fran
Olá JJ.
Agora sei de onde vem suas inspirações para suas maravilhosas colaborações para nós overmundanos. Valeu pela iniciativa.
Amei as fotos...Praia de rio...Ãgua doce e sem ondas!
Bjs Cris
Leandro,
Qual quer dia eu chego por aà e levo também teus parentes! rsrsrsrsrsrs
Marluce
lugar lindo, leandro!?
mas vem cá... acampar aà não é um risco com tanto bicho... tipo jacarés etc?!
Oi, Fran. Sim é areia e lindÃssima. Fina e alva como pó.
Desculpa, estava para lá desde segunda-feira até hoje. Acabei de chegar. Pescaria etc etc.
........
Higor, de fato isso tudo aà é inspiração bruta. Muio bom. abcs
..........
Cris, de fato ótimo, sem ondas e água doce. Um grande mar doce.
abcs
.......
Marluce, é aqui pertinho, pode trazer os primos, estamos à espera.
Abcs
.....
Guilherme, não há risco nenhum, estive em duas oportunidades lá e não vi um único jacaré, cobra, onça ou qualquer outra ameaça. É tudo paz e harmonia. Quem mora assim tão longe pode até pensar que há risco, é aceitável esse pensamento, mas não corresponde à verdade.
abcs
Muito bonito o lugar, um verdadeiro convite à visita! Vc tinha razão: adorei as fotos e o texto.
Abraço.
beleza pura, sou apaixonado pelo estado e pelo rio tocantins, morei dois anos em Palmas mas tive que voltar p minas gerais, tenho fé q ainda volto a morar nesse lindo lugar, o povo e muito bom adoro pescaria, enfim tudo ai me fascina, vivo buscando na internet imagens do Tocantins, parabens a todos por ai vocês são previlegiados hehe , abraços.
GIOVANE · Patos de Minas, MG 3/9/2007 10:52Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!