Nada melhor do que o gosto da liberdade. Sem dúvida. Melhor ainda é ser livre e poder ver as coisas de cima. Ainda mais se a vista for boa. Pois que esta é a sensação de quem experimenta fazer um vôo de parapente no Morro da Cruz de Gaspar.
Os saltos acontecem da rampa do Morro da Cruz, a 270m de altura. A área que se observa voando não poderia ser mais bela: Gaspar tem muitas de suas áreas destinadas ainda à agricultura e à pecuária – e se tratando da localização da rampa, na saída da cidade rumo a Brusque – não se pode esperar menos do que muito, mas muito verde, pintando uma belíssima planície com morros ao fundo. Os morros, no caso, são os de Blumenau.
Apesar de a rampa do Morro da Cruz de Gaspar sediar campeonatos importantes de vôo livre (entre eles o circuito catarinense e algumas provas do campeonato paranaense), a aventura de voar não é restrita a profissionais. Com equipamentos especiais e algum treinamento antes do salto, amadores podem experimentar a sensação que, na confusão de Hesse, poderíamos classificar de “só para raros / só para loucos”.
Brincadeira. Quem atende aos vôos em Gaspar é o CPV – Clube de Parapente do Vale. Verificando-se que os vôos acontecem em dias limpos e com ventos favoráveis (os melhores, para ali, são o Norte e Noroeste), além do deslocamento até o morro, é muito interessante que se avise a visita ao CPV a fim de agendar o salto.
Para tanto, há sites de previsão do tempo para pesquisar de vai ou não chover no final de semana.
Se as informações sobre o vôo são importantes, o que dizer das informações sobre o pouso. Pois que eles, os pousos, acontecem na base do morro, numa fazenda. Os vôos variam de duração — muito conta: como o vento, a pressão atmosférica... — mas o que importa é que se pousa sobre a grama fofinha que está sempre à espera dos aventureiros voadores.
Deve ser uma sensação muito boa mesmo, Labes. E vc fotografando em pleno vôo? :-)
Curiosidade: tem um Morro da Cruz em Floripa também?
Abraço.
Tetê, quando falamos em Santa Catarina - e em vales e serras tantos que por aqui há - cada cidade tem pelo menos um morro da Cruz. Assim é em Blumenau, Indaial, Ibirama, Gaspar, Ilhota, Brusque... e também em Floripa.
Labes, Marcelo · Blumenau, SC 28/7/2007 00:56
Colaboração ótima, Labes.
Sobre o Morro da Cruz de Floripa: existe sim. E abriga muitas antenas de tevê, rádio etc. É o centro radiodifusor da Ilha de Santa Catarina. Se alguém um dia vier, basta pegar a linha de ônibus homônima e subir, demora pouco e a vista compensa. Faz tempo que não vou, mas lembro que tinha um caldo de cana lá em cima. E a cruz que dá nome ao morro, claro.
Abraços,
Felipe
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!