Tour antropológico em Parati

1
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ
13/3/2006 · 83 · 0
 

Uma belo tour antropológico e uma oportunidade rara de conhecer de uma só vez as três raças-mãe que fundaram o país. Convivendo harmoniosamente há mais de um século, descendentes de europeus, de negros e de índios têm refúgio próprio em Parati. E o turista incauto que passeia por aquelas bandas pode observar e conhecer um pouco mais do modo de vida de cada um, no Centro Histórico, em Parati-Mirim e no Ex-quilombo de Campinho.

onde fica
Do Rio a Parati, há ônibus saindo regularmente. A viagem dura 4 h. Chegando lá, o Centro Histórico fica a 5 min da rodoviária. Lá, a arquitetura tipicamente portuguesa, o catolicismo da Igreja Matriz e o calçamento em pé-de-moleque são o que há. Da rodoviária ao distrito de Parati-Mirim, os ônibus urbanos seguem uma grade de horários regulares. Peça ao motorista para descer na aldeia. O ingresso, segundo os índios, é uma peça de artesanato produzida por eles mesmos. Saindo de lá, a pedida é o ex-quilombo. Pegue o ônibus que sai de Parati-Mirim e volta para o Centro Histórico só até a estrada para Trindade. Daí em diante, siga por cerca de 5 km na direção de Trindade, e você vai chegar na escola e na igrejinha da comunidade de Campinho, inteiramente constituída de descendentes de escravos.
por que ir
Para curtir o passeio, a história e a cultura brasileiras.
quando ir
Preferencialmente pela manhã...
quem vai
Turistas com um quê de etnógrafos...
quanto custa
É o preço da passagem...

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados