Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Trançando alegria em Parada de Lucas

Marcela Bazilio
Seu Francisco fazendo um pufe.
1
Marcela Bazilio · Rio de Janeiro, RJ
6/5/2008 · 92 · 7
 

Artesanato em palha na favela de Parada de Lucas. Seu Francisco, há 25 anos, deu início a este trabalho junto com sua esposa Simone. Hoje Francisco e Simone junto com mais três pessoas (Paulo, Sílvio e Edmilson) formam uma cooperativa.

O grupo já trabalhou em vários lugares na comunidade, dentre eles a Rua A, uma laje em cima da lan House, e agora trabalham na rua em frente ao Bar do Sancho, conhecida como Rua do Valão, que corta a comunidade. Mesmo com estas ocasionais mudanças eles não pararam de exercer sua atividade.

Dentre os seus produtos estão: pufes, poltronas, cadeiras, sofás, cestas e outros objetos em palha. Trabalham para uma empresa que revende os produtos para as lojas. Ela além de fornecer as estruras em ferro para serem revestidas, também faz os acabamentos, detalhes em tecido, finalizando as peças.

Por conta das dificuldades, falta de estrutura física e financeira, a cooperativa tem o projeto de confeccionar suas peças por completo e revender diretamente para as lojas de decoração. “Trabalho bonito, mas quem ganha é o patrão”, diz Francisco, de 45 anos.

onde fica
O grupo de artesãos se encontra na rua do Valão, em Parada de Lucas. Num espaço ao ar livre em frente ao bar do Sancho.
por que ir
Pois os produtos são de altíssima qualidade, oferecem bons preços. E estes produtos são vendidos em feiras, lojas de decoração na Zona Sul do Rio de Janeiro, por exemplo. Porém, o mais importante é prestigiar os artesãos locais, que de certa maneira se tornam invisíveis na comunidade. Vale a pena a conversa e o aprendizado!
quando ir
Todos os dias, pela manhã e à tarde.
quem vai
Apesar de não ser muito divulgado na comunidade, eles vendem para a população local e revendem para empresas.
quanto custa
Os preços são variados e Seu Francisco é gente boa, basta saber negociar! Como já dizia o Bola Preta: " Quem não chora não mama!"

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

muito boa a dica! os móveis ficam muito bonitos - tomara que sejam publicadas aqui no Overmundo mais dicas como essa, produzidas nas comunidades/favelas do Rio de Janeiro e do Brasil afora!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 4/5/2008 19:04
sua opinião: subir
Herbeson
 

ficou otima mesmo!
e tomará que tenha muitas outras dicas e guias assim.

Herbeson · Rio de Janeiro, RJ 5/5/2008 08:21
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Os pufes são lindos! Quem mora fora do Rio pode comprar como? Não tem um telefone pra contato com o Francisco?

Ilhandarilha · Vitória, ES 5/5/2008 20:34
sua opinião: subir
Marcela Bazilio
 

O trabalho da Cooperativa é de muito bom gosto, os sofás, espreguiçadeiras, cadeiras, pufes...são realmente lindos! Os preços são variados, mas o pufe redondo 50x45 custa R$ 200,00 e o pufe quadrado 40x40 R$ 160,00. Para comprar você pode tratar diretamente com o Seu Francisco no telefone: (21)3455-7234 ou (21)8856-4472.

Marcela Bazilio · Rio de Janeiro, RJ 6/5/2008 19:11
sua opinião: subir
alcanu
 

Publicado !

alcanu · São Paulo, SP 6/5/2008 19:12
sua opinião: subir
Kuja
 

Muito bom...

Aproveito para divulgar um evento de Design e Sustentabilidade que acontece no Itaú Cultural, em São Paulo.

Com mediação da jornalista e curadora especializada em design Adélia Borges, o seminário Design e Sustentabilidade discute, entre os dias 15 e 17 de maio, o papel da academia e divulga centros de pesquisa na área. O evento é coordenado pela designer Fernanda Martins.

Design e Sustentabilidade
quinta 15 a sábado 17

quinta 15 19h30 às 21h30
Repensar - O Papel da Academia
com Ana Andrade, Gustavo Borba, Paulo Reyes e Virginia Cavalcanti

sexta 16 19h30 às 21h30
Recusar - O Outro Olhar
com Aguida Zanol e Alejandro Sarmiento

sábado 17 17h às 19h
Redesign - Reduzir, Reusar, Reciclar
com Ângela Carvalho, Nido Campolongo e Paula Dib

sala vermelha 75 lugares

Kuja · São Paulo, SP 8/5/2008 21:44
sua opinião: subir
Bender Arruda
 

Olá Marcela
estou organizando um cine clube lá no meu bairro, amanhã aparti das 17h o afroreggae vai tocar as 18h, avise o pessoal aí.

valeu
Bender Arruda
8289573
parabens pelo trabalho

Bender Arruda · Duque de Caxias, RJ 20/6/2008 16:57
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Seu Paulo em pleno trabalho. zoom
Seu Paulo em pleno trabalho.
Pufes prontos para venda. zoom
Pufes prontos para venda.
zoom
zoom
Exemplo de trabalho finalizado, exposto nas lojas. zoom
Exemplo de trabalho finalizado, exposto nas lojas.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Instituto Overmundo pesquisa a cadeia produtiva da música no Rio de Janeiro

Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados