Rotina dos moradores de Coqueiro Seco que trabalham em Maceió, a “lancha” que atravessa a Lagoa Mundaú oferece um belo passeio entre a capital e a pequena cidade na margem oposta.
O ponto de partida é o porto quase invisível, na orla da lagoa em Maceió. A região é pobre e periférica, escondida dos turistas. A partir das 5:00h da manhã começa a maratona diária de “Sara”, a lancha, que leva e trás o pessoal até as 18:30h.
O barco parte lento. Aos poucos a paisagem de total miséria da periferia da capital vai ficando pra trás, dando lugar ao verde das margens. Os sons da cidade são substituídos pelo barulhinho constante do motor e o suave deslizar da madeira sobre as águas.
Navegando entre as canoas de pescadores, o piloto Aragão conversa animadamente com alguns passageiros, sem muita preocupação com o tráfego. Invejei seu emprego por alguns minutos.
Aos poucos Coqueiro Seco vai mostrando seus contornos. Cidadezinha entre matas e lagoa, a antiga igreja no alto, parece um quadro. Aves aquáticas como garças e patos dão as boas vindas.
Depois de tomar um excelente caldo de cana, caminhei pela cidade seguindo o som de instrumentos de sopro e encontrei a Sociedade Musical Francisco Pedrosa, escola sem fins lucrativos, onde os jovens Marcos Maciel, Carlos Jorge e Francis Adriano ensaiavam os arranjos da banda Internautas do Forró, da qual fazem parte. O grupo garante a renda dos três. Marcos me contou que “quase todo mundo da cidade estuda música aqui”.
Depois de uma rápida visita a igreja, que ainda conserva azulejos portugueses nas duas torres, voltei para as margens da Mundaú. Fiquei ali esperando a volta de Sara sob a sombra das árvores, escutando as melodias do trio e as águas da lagoa.
Também curti as fotos demais!
Mi [de Camila] Cortielha · Belo Horizonte, MG 2/4/2007 16:28
Marcelo, não apenas as fotos como o texto estão ótimos. Tua colaboração deveria entrar na cartilha "como fazer colaborações para o Guia".
Abraço,
Marcelo, ratifico o que já está posto: seu texto ficou excelente e nos apresenta um passeio trivial com muito esmero e poesia.
Parabéns pela dica.
Moro em Maceió e já fiz esse passeio com meus filhos e minha esposa Sandra Sousa.
Que Bacana Souza, é mesmo um bom passeio em família.
Obrigado pelo comentário.
Abraço.
Muito legal Marcelo, faremos também esse passeio, mas usando a ferrovia até a Estação Sururu de Capote - Flexal, e de lá, indo de barco até Coqueiro Seco. Muito bom mesmo os seus guias.
trocaremos idéias e sugestões.
Viva Alagoas.
Valeu Ana e Lauro! Obrigado.
Quando fizerem o passeio por trem e barco, façam umas fotos e postem a dica do passeio de vocês aqui no guia também por este outro caminho, que tal?
Abraços.
Marcelo a lancha de Coqueiro Seco, lamentavelmente, há muitos meses se encontra em manutenção. Não há noticias, até esta data, se se o prazeroso passeio de lancha em Coqueiro Seco voltou a normalidade. Abs. Porto.
Portomp · Maceió, AL 15/9/2011 13:58Que pena, aguardamos o retorno então. Obrigado por atualizar estas informações por aqui. Grande abraço.
Marcelo Cabral · Maceió, AL 15/9/2011 14:02Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!