Três Bacias e Poço das Esmeraldas

Viktor Chagas e Caroline Brito
1
Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ
30/1/2010 · 6 · 2
 

No mundo distante de Penedo... muita gente confunde a primeira parada das cachoeiras da cidade com a parada definitiva. Explico: há três principais cachoeiras em Penedo: as Três Cachoeiras, a Cachoeira de Deus e as Três Bacias. O problema é essa santíssima trindade no macro e no microcosmo. Gera uma confusão danada. :)

As Três Cachoeiras são uma pequena bacia com exatos três poços, na principal estrada que corta a cidade - a Estrada das Três Cachoeiras! Muita gente que vai a Penedo pára ali e pensa que aqueles três poços são as três cachoeiras de Penedo.

Mas, para quem não tem o ímpeto explorador, fica a dica: há muito mais mistérios entre o céu e a terra do que pode supor a sua vã filosofia. Pois andando uns bons 4km-6km você chega na entradinha para a trilha da Cachoeira de Deus, uma cachoeira alta e que corre logo abaixo de um barranco (nota mental: é difícil descer pelo barranco; recomenda-se seguir pela trilha até a entrada mais baixa da cachoeira).

Passando direto da entrada para a Cachoeira de Deus, você vai seguir toda a vida (toda a vida mesmo) por mais uns 4km-6km, até a entrada para as Três Bacias - a cachoeira mais alta de Penedo; tão alta que fica muito acima de Alto Penedo!

É isso mesmo. São quase uns 12km até lá. E quase nem vale a pena você ir de carro, porque a estrada é um queijo suíço de buracos. Chegando lá, nem trilha tem, é só entrar e relaxar.

Como as Três Cachoeiras, as Três Bacias são três poços. O mais baixo deles é o Poço das Esmeraldas, lugar paradisíaco...

onde fica
Em Penedo. Para além da Cachoeira de Deus.
por que ir
Para explorar os cafundós da cidadezinha, caçar borboletas, beber água limpa, tirar umas fotos, se esconder atrás da queda d'água...
quando ir
Em dias ensolarados. (Passe protetor para andar na estrada.)
quem vai
Gente com disposição para andar ou com um jeepão para enfrentar os bons buracos na estrada. (E tem ainda a opção dos quadriciclos off-road para os que gostam de turismo guiado e com hora marcada - o que definitivamente não é o meu caso!)
quanto custa
Talvez umas bolhas no seu pé.

comentários feed

+ comentar
JACK CORREIA
 

Boa dica! Mas parece difícil chegar lá sem alguém que conheça pra guiar, não?! Abraço.

JACK CORREIA · Crato, CE 1/2/2010 09:07
sua opinião: subir
Viktor Chagas
 

Oi, Jack,
Muito pelo contrário. É preciso disposição para quem não vai e carro, mas a subida é realmente uma estrada (semi-pavimentada, eu diria, por conta dos buracos vários). Ou seja, não é uma trilha! E há placas de orientação de vez em quando. Não há mistério nenhum. Apenas requer alguma força de vontade. :)

Viktor Chagas · Rio de Janeiro, RJ 1/2/2010 09:21
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Poço das Esmeraldas zoom
Poço das Esmeraldas
Há quem curta um clima família zoom
Há quem curta um clima família
Há quem faça churrasco e farofada zoom
Há quem faça churrasco e farofada

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados