Trilha de Angicos

Lauro Neto
Gruta de Angicos.
1
Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL
10/7/2008 · 112 · 10
 

A Trilha de Angicos é daquelas que além do prazer de caminhar por uma paisagem de caatinga nos leva também a uma viagem pela história, pois foi por esses caminhos que na madrugada do dia 28 de julho de 1938, a Volante do tenente João Bezerra emboscou e assassinou Lampião, Maria Bonita e parte do seu bando.
Começamos a nossa trilha partindo de Piranhas - AL, mas que cidadezinha ‘mágica’! Bem, essa é outra história. Fomos numa canoa a motor, no entanto teria opções como o catamarã por exemplo. Atravessamos o Rio São Francisco até chegarmos na prainha de Poço Redondo, distante 3km da cidade alagoana. Na chegada, encontramos uma estrutura simples, mas bastante acolhedora. Lá conhecemos a guia Graça e demos início a nossa caminhada que durou aproximadamente meia hora.
Mandacarus, macambiras, cactos, palmas, quipás; aroeiras, angicos, jatobás; um teju cortando nosso caminho era apenas uma pequena parte do que víamos enquanto caminhávamos no único bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga.
Toda a história do assassinato de Lampião e seu bando era contada pela guia numa riqueza de detalhes, exaltando o seu orgulho pela cultura da região.
Na gruta de Angicos existe um memorial em homenagem a Lampião, uma placa com o nome de todos os cangaceiros mortos e duas cruzes simbolizando o Rei do Cangaço e o seu bando.
No retorno, demos uma parada na ‘Bodega de Lampião’, onde se pode comprar o artesanato local, quadros com fotos da época do cangaço e também saborear a cachaça de angicos.
A expectativa voltava-se agora para a gula, enquanto aproveitávamos a prainha, esperávamos por um robalo frito que estava sendo preparado no restaurante na beira do rio. Comida boa, pessoas agradáveis e uma visão privilegiada do Velho Chico era a nossa despedida do local.

onde fica
Localizada no município de Poço Redondo, estado de Sergipe.
por que ir
Para fazer uma trilha, curtir belas paisagens e conhecer um pouco mais sobre a história de Lampião, o Rei do Cangaço.
quando ir
Qualquer época, preferencialmente no verão.
quem vai
Quem gosta de trilhas, cultura e história.
quanto custa
Os guias cobram taxa mínima.

comentários feed

+ comentar
JACK CORREIA
 

Ana e Lauro, tentarei conhecer esse lugar quando for à Sergipe, tenho amigos que já o conhecem. Mas quero conhecer pela beleza natural, com suas trilhas, grutas, etc., não pela história de Lampião e seu seu bando, da qual é muito "romantizada", tanto pela mídia quanto por vários artistas que o consideram uma espécie de "Hobin Hood do sertão" e, por essas e outras, as pessoas não têm acesso à verdadeira história dele e do seu bando, dos absurdos que fizeram, da "peça política" que eram a ser usada contra a Coluna Prestes no Nordeste, por exemplo, e de várias outras coisas que me fazem lamentar esse "heroísmo" errôneo atribuído à Lampião... Admiro o cangaço por Jesuíno Brilhante ou até Corisco, não por Lampião, que todos conhecem da maneira em que a TV o apresentou para o mundo. Votado. Grande abraço e espero conhecer o lugar.

JACK CORREIA · Crato, CE 9/7/2008 15:35
sua opinião: subir
MarcilioMedeiros
 

Ana e Lauro,
Ótimo! Votado.
Abs,

MarcilioMedeiros · Aracaju, SE 9/7/2008 15:58
sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

Obrigado pelos comentários e votos.
Com certeza amigo cearence. Fizemos apologia ao local, por sua beleza e história. Quanto ao posicionamento político em relação a 'nobre causa', fomos imparciais.
Mas gostamos sim do Cangaço, malvado ou não. :-D

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 9/7/2008 16:42
sua opinião: subir
Marcelo Cabral
 

Ana e Lauro, os desbravadores!
Mais uma ótima dica de vocês. Esta região do sertão do São Francisco entre Alagoas e Sergipe é um dos lugares mais lindos por aqui. Certa vez acampei aí, na praia antes da trilha, sob as estrelas do sertão.
Coisa linda mesmo. Recomendo.
Abraços.

Marcelo Cabral · Maceió, AL 9/7/2008 18:06
sua opinião: subir
Renata Silva
 

que legal poder acompanhar o encantamento das pessoas sobre o nordeste, e principalmente pertnho de casa.Realmente esta região é muito bela e pouco divulgada, mas com a ajuda d vcs tudo fica mais fácil e encantador.
Sergipe os esperam, Votado.

Renata Silva · Aracaju, SE 10/7/2008 10:02
sua opinião: subir
Sheila Fonseca
 

Votei!
Parabéns pela dica!
Eu estou com uma Mostra de Cinema na agenta Cultural, http://www.overmundo.com.br/agenda/mostra-curta-todo-brasil-traz-cinema-independente-a-camara , depois se der passa lá e vota! Beijos

Sheila Fonseca · Rio de Janeiro, RJ 10/7/2008 15:21
sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

Ops, corrigindo o gentílico - cearenSe. :-D

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 12/7/2008 23:00
sua opinião: subir
j.alves
 

Belas fotos e texto de um belo passeio.

j.alves · São Paulo, SP 13/7/2008 19:39
sua opinião: subir
Fra
 

Sergipana qu não conhece Angicos...certamente pq nunca li descrição tão interessante!Está incluído nos proximos roteiros!

Fra · Aracaju, SE 26/1/2010 15:02
sua opinião: subir
Ana_e_Lauro_Alagoas
 

Obrigado J. Alves.
Fra,
Fantástico o local. Dividir o imponente São Francisco, em seus últimos quilômetros até a Foz, é um privilégio imenso para Alagoas e Sergipe.
Abraços e beijos.
Ana e Lauro.

Ana_e_Lauro_Alagoas · Maceió, AL 27/1/2010 16:28
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Trecho do Velho Chico. zoom
Trecho do Velho Chico.
Casinha no início da trilha. zoom
Casinha no início da trilha.
Bodega de Lampião. zoom
Bodega de Lampião.
A trilha. zoom
A trilha.
Na esquerda, a simpática guia Graça. zoom
Na esquerda, a simpática guia Graça.
Quipá, planta cujo espinho cegou Lampião. zoom
Quipá, planta cujo espinho cegou Lampião.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados