Últimos dias de "Os Pincéis de Fang" em SP

1
Seven Star · Rio de Janeiro, RJ
26/6/2014 · 0 · 0
 

O Centro Cultural Correios apresenta, até 07 de julho de 2014, a exposição “Os Pincéis de Fang”. Com curadoria de Enock Sacramento, a mostra apresenta ao público 50 sumiês do artista Fang na primeira exposição a homenageá-lo após o seu falecimento em 2012.
Os primeiros contatos de Chen Kong Fang com a pintura se deram através do sumiê, uma técnica milenar chinesa de pintura a tinta, absorvida, incorporada e modificada pelos japoneses há cerca de mil anos. O sumiê é uma modalidade de pintura surgida em mosteiros budistas chineses. Deriva da elegante caligrafia chinesa, de natureza pictográfica e ideográfica.
O sumiê, com o tempo foi incorporando características que o aproximaram do exercício espiritual. Percebeu-se que existe uma correlação muito íntima entre criação artística e o espírito do Zen, que valoriza a contemplação intuitiva em oposição à meditação racional abstrata. Monges começaram a praticar o sumiê como forma de adestramento espiritual e artistas do sumiê perceberam que a prática do Zen poderia levá-los a um nível privilegiado de criação artística. Fang criava suas obras em sumiê em sua residência em São Paulo, ou em sua casa de praia, em Peruíbe, onde ele tinha plenas condições de concentração. Mas não se recusava a fazer demonstrações durante reuniões de amigos ou mesmo em vernissage de exposições de trabalhos seus. Nestes casos ele se abstraia do ambiente, não falava com ninguém e começava, vagarosamente, o ritual da criação.
O curador da mostra e também crítico de arte, Enock Sacramento, era amigo pessoal de Fang. Certa vez, na casa onde o artista morava em São Paulo, Fang explicou a Enock como desenvolvia a técnica e como eram os pincéis que usava para pintar suas obras. Disse Fang:
“O pincel deve ser utilizado em ângulo reto com a mão, perpendicular ao papel. Eu o seguro firmemente com os dedos polegar, indicador e médio. Quando as pinceladas são largas, o que movimenta é o braço. Esta maneira de pintar exerceu influência sobre a arte ocidental de fins do século XIX. Van Gogh, por exemplo, utilizou com frequência a pincelada do sumiê, a chamada pincelada contida. Mas, nos desenhos menores, a mão se inclina com frequência e os dedos descrevem movimentos de rotação de forma a permitir uma variedade de efeitos nas linhas dos desenhos. Tudo isso de forma sincronizada”.
Agente de cultura — Os Correios atuam no fomento à cultura brasileira, por meio da disponibilização de seus centros e espaços culturais para diversos tipos de manifestações artísticas. A empresa mantém unidades em São Paulo/SP, Recife/PE, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Juiz de Fora/MG e Rio de Janeiro/RJ, além do Museu Nacional dos Correios em Brasília.

Sobre o artista:
Chien Kong Fong, ou simplesmente Fang, nasceu na cidade de Tung Cheng, China em 1933. Foi o terceiro filho do engenheiro Han-Cheng Fang.
Em 1937, já começava a desenhar com o incentivo do pai e, em 1945 iniciou seus estudos de sumiê e aquarela com Chang-Zenshen.
Em 1951, mudou-se para o Brasil com a família e, já em 1954, começa a estudar pintura com o mestre Takaoka. Em 1971, Fang é naturalizado cidadão brasileiro.
O artista também já participou como membro do júri de seleção e premiação do Salão Paulista de Belas Artes (1964), e foi convidado a lecionar na Faculdade de Belas Artes de e São Paulo (1972).
Fang faleceu em 29 de Novembro de 2012 em decorrência de uma embolia pulmonar.

Serviço:
Exposição “Os Pincéis de Fang”
Visitação: até 07 de julho de 2014
Local: Centro Cultural Correios São Paulo
Endereço: Avenida São João, s/nº, Vale do Anhangabaú, São Paulo-SP
Horário de Visitação: de terça a domingo das 11h às 17h.
Telefone: (11) 3227-9595
Entrada Franca
Recomendação etária: Livre
Créditos Fotográficos: Auderi Martins
Acesso para pessoas com necessidades esp

onde fica
Centro Cultural Correios SP
por que ir
Últimos dias para visitar a exposição inédita, que traz ao público 50 sumiês originais do artista naturalizado brasileiro Fang.
quando ir
Até 07 de julho de 2014
quem vai
Curadoria: Enock Sacramento
Produção: InfraConsult
Patrocínio: Correios, Ministério da Cultura e Governo Federal
quanto custa
Entrada Franca
contato
aborba@sevenstarmkt.com.br // heloisa@sevenstarmkt.com.br (21) 3352-1905 // 9 7901-9575 // 8017-0300

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados