Bem no centro de Campo Grande, na Rua 26 de Agosto nº 453 (a mais antiga da capital sul-mato-grossense) um prédio de linhas modernistas construído nos idos de 1960 abriga o Centro Cultural José Octávio Guizzo, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.
Como todo centro cultural que se preza, o espaço conta com Teatro Aracy Balabanian (300 lugares), Auditório Rubens Corrêa (84 lugares), Sala Conceição Ferreira (para dança e teatro), Galeria Wega Nery (com exposições de artistas locais e nacionais), Sala Ignês Corrêa da Costa (onde são expostos itens do acervo do Museu de Arte Contemporânea de MS), Sala Central e Sala de Ensaio (para reuniões e ensaios de grupos diversos), Galeria do Foyer (com exposições de jovens talentos), Ateliê de Artes e Sala de Música.
Há 25 anos o Centro Cultural está de portas abertas, acolhendo ações artístico-culturais e garantindo ao público sul-mato-grossense o direito constitucional à cultura e cidadania. Por aqui já se apresentaram grandes nomes da cultura nacional e regional em projetos e parcerias memoráveis.
Atualmente, o público conta com diversas ações contínuas:
O projeto Cena Som com dança, música e teatro todas as quintas-feiras, às 20h (de abril a dezembro), no Teatro Aracy Balabanian.
A Quarta Erudita nasceu para fomentar e difundir a música clássica e acontece toda primeira quarta-feira de cada mês(tb de abril a dezembro).
Cine Brasil - Curtas e Longas no Centro é projeto que disponibiliza ao público filmes em formato de curta e longa-metragem, gratuitamente. As exibições acontecem na última semana de cada mês, às 18h30min no auditório Rubens Corrêa.
O Sarau acontece toda primeira terça-feira do mês, no entorno do Ateliê de Artes, das 19h às 21h, promovendo o encontro de manifestações culturais num ambiente descontraído e informal. A participação é livre e o evento é gratuito.
O projeto “Cinema d(e) Horror”, é desenvolvido em parceria com o curso de Letras da Universidade Federal de MS e oferece ao público duas exibições por mês, que acontecem sempre às 18h30 com entrada gratuita.
O projeto Cineclube é ação conjunta do Conselho Regional de Psicologia 14ª Região MS/MT (CRP-14) com a FCMS e acontece no último sábado do mês, às 14h, no auditório Rubens Corrêa, com entrada gratuita. O Cineclube tem por objetivo reunir profissionais e acadêmicos de Psicologia e sociedade, para a discussão de temas relacionados ao comportamento e à subjetividade humana, através da sétima arte.
O Programa Educativo do Centro Cultural José Octávio Guizzo, nasceu da responsabilidade de reconstruir um pólo de atividades educativas capazes de potencializar a compreensão das diversas manifestações artísticas abrigadas nas dependências dessa casa cultural. As ações realizadas pelo programa se dividem em: Cursos e Oficinas; Visitas Mediadas e Consciência funcional. Hoje são mais de dez cursos permanentes onde ministrantes selecionados ensinam teatro, dança, música e artes plásticas.
No primeiro semestre de 2010 o Centro Cultural vai abrigar uma série de ações realizados pela FCMS com objetivo de capacitar e multiplicar saber na produção cultural. O espaço também está em vias de receber uma intervenção com substituição de sistema de ar-condicionado e melhorias que garantirão ainda mais acesso e conforto aos frequentadores e usuários da unidade.
Com tudo isso, mais a agenda que se constrói diariamente em parcerias com grupos das mais diversdas vertentes artísticas, o Centro Cultural José octávio Guizzo é referência de ação permanente, espaço aberto ao artista, ao público e ao fazer cultural. Seja bem vindo!
Para saber mais acesse e participe do nosso cotidiano
Muito bom guia!!!
Abraços, Ana e Lauro.
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!