Um tesouro inestimável

Claudia Rangel
O lema do lugar
1
Ilhandarilha · Vitória, ES
11/9/2008 · 88 · 4
 

No bairro Maria Ortiz, em Vitória, existe um comércio diferente: quem passa em frente e dá uma olhada sente uma irresistível vontade de entrar. E, uma vez lá dentro, difícil sair. O lugar é a Zocata, Materiais de Construção Novos e Usados. Mas, de tanto curioso entrar lá e não sair mais, ou sair carregado das quinquilharias que o lugar tem pra vender, acabou ganhando um outro nome: Bricabraque.

A Zocata trabalha com reciclagem de materiais. A princípio seria com material de construção reaproveitado de demolições e reformas. Mas o amor do dono, Adimilson Zocata, por toda e qualquer quinquilharia que juntasse, acabou transformando o lugar num espaço para quem gosta de futucar velharias, montar e remontar qualquer tipo de coisa. De peças de decoração a livros, de equipamentos de informática a moedas antigas, de manequins de loja a mesinhas de ferro originais, de tudo um pouco tem lá.

Adimilson trabalha comprando o que oferecem. Vai reformar sua casa? Lá você pode vender as peças que não vai mais querer e, quem sabe, encontrar exatamente a que quer. Mas tem que estar preparado e relaxado para fuçar no meio de tanta coisa acumulada uma que lhe agrade.

Se seu negócio é arte, o cara tem de tudo um pouco para artistas performáticos, instalações conceituais ou artesanato despretensioso. Literatura? Que tal uma coleção completada das obras de Machado de Assis, encadernadas em capa dura? Ou números das revistas de fotonovelas da década de 70? Mas, se seu hobby é colecionar, peça a ele pra mostrar a coleção de moedas antigas. Tem de tudo no lugar.

onde fica
Av. Jeronimo Vervloet, 540
(próximo à escola Marechal Mascarenhas de Moraes)
por que ir
Vou porque acho divertido futucar as velharias.
Também acho o lugar fotogênico.
E compro bastante coisas, do tipo livros usados, peças de reposição de bicicleta, móveis - minha mesinha de centro é de lá.
quando ir
segunda a sexta, de 8h às 17h
Sábado, até as 12h
quem vai
Quem quer
quanto custa
depende o artigo.
contato
(027) 33272553

comentários feed

+ comentar
Felipe Obrer
 

É desses casos em que um detalhe chama a atenção. Zocata é quase igual a sucata. Soa parecido. Pareceria que o sobrenome do cara predestinou ao ofício.

Uma informação que é já bem difundida, mas vale repetir: o Brasil é o país com o maior percentual de reciclagem de alumínio. Viva os catadores de latinha! O trabalho do Zocata é mais amplo, entendi, mas mesmo assim cumpre uma função social importante.

Gostei da dica.

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 8/9/2008 23:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

O Adimilsom também compra latas, embalagens plásticas, papelão, etc. Mas ele tem orgulho mesmo é de ter velharias interessantes na Zocata.

Ilhandarilha · Vitória, ES 8/9/2008 23:31
sua opinião: subir
anamineira
 

Gosto muito de garimpar esses lugares. Em Belo horizonte encontrei um lugar assim. Cada peça tem uma história. Pesquise mais que você vai ter muitos casos pra nos contar desse lugar incrível.
Abraços.

anamineira · Alvinópolis, MG 10/9/2008 12:56
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Oi Ana, também adoro esses lugares. Acho que é o tipo de comércio que tem em toda parte. Mas geralmente a gente não presta muita atenção neles, principalmente pelo aspecto caótico da maioria. Eu adoro esses espaços. Fico imaginando as histórias que existem em cada objeto ali. E tenho o gosto pelo garimpo das coisas usadas, desprezadas. Gosto também dos brechós, feiras que misturam coisas...

Ilhandarilha · Vitória, ES 12/9/2008 11:51
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

De tudo um muito zoom
De tudo um muito
Uma moça melancólica no meio de tudo zoom
Uma moça melancólica no meio de tudo
Cama para sãopaulinos roxos zoom
Cama para sãopaulinos roxos
bolha gigante zoom
bolha gigante
modelo e manequim zoom
modelo e manequim
Janelas que já me inspiraram zoom
Janelas que já me inspiraram

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados