Uma escola diferente

Yusseff Abrahim
1
Yusseff Abrahim · Manaus, AM
25/10/2006 · 58 · 0
 

O sonho da organização de um ensino diferenciado pelos indígenas é realizado por meio de iniciativas como a Associação da Escola Indígena Tukano Ye’pá Mahsã - AEITYM. Foi o primeiro modelo de educação diferenciada instaurada no interior do município, e a área de atuação se estende por nove comunidades: Ipanoré, Monte Alegre, Santa Terezinha, Açaí, Uriri, Cunuri, Trovão e Monte Cristo, todas pertencentes ao distrito de Taracuá, situado na calha do rio Uaupés, um afluente do rio Negro.

Desde a sua fundação em 21 de abril de 2004, a iniciativa do professor Tukano Ivaldo Pedrosa conquistou espaço, hoje já são sete etnias a unificar seu sistema de ensino com a Ye’pa Mahsã. Tanto os Tukano, como Dessano, Piratapuia, Baniwa, Tariano, Baré e Hupdah aprendem as suas línguas originárias, o significado dos rituais, as origens mitológicas das danças e a confecção de armas de caça e utensílios de uso diário.

onde fica
A sede da Associação fica na comunidade de Cunuri, no distrito de Taracuá
por que ir
Conhecer um sistema de ensino criado pelos próprios indígenas que está resgatando com sucesso a cultura e o sistema de valores das etnias participantes, concebido sob um projeto de sustentabilidade com currículo e projeto político-pedagógico (PPP) próprios.
quando ir
A visita pode ser feita a qualquer época do ano, mas é recomendado pedir orientação da Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro- Foirn, e obrigatoriamente pedir autorização da Fundação Nacional do Índio, Funai. Ambas organizações possuem sedes na cidade de São Gabriel da Cachoeira.
quem vai
Somente pessoas autorizadas pela Funai.
contato
Foirn: 0xx97 3471-1349 / 3471-1632 ou foirn@foirn.org.br

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados