Cidade pra descansar do mundo.
Localização: centro-oeste catarinense.
Fui apenas duas vezes até Urubici, a última em 2004. Fica a aproximadamente duas horas e meia de viagem de Floripa. Publiquei algumas fotografias, que reutilizo aqui, no Banco de Cultura do site e no próprio Guia, em colaboração sobre a Caminhos do Sertão.
A cidade é interessante por muitos motivos. Os naturais, evidentemente, preponderam. O turismo, lá, se baseia muito no que o meio ambiente propicia. Leia-se turismo de aventura. Rafting, rapel, montanhismo etc. Eu me contentei com uma caminhada até a nascente do Rio dos Bugres e outra até a Serra do Corvo Branco, por um lado que não é comumente visitado por turistas (ver fotografias).
A estrutura urbana é clássica: uma avenida principal muito longa em torno da qual se distribui a maior parte do comércio (serviços etc.). Dos lugares que conheci lá, a Chocolateria surpreendeu (café expresso, vinhos e massas, além de chocolate, óbvio).
As pousadas, que são várias, ficam um pouco mais afastadas do centro. A única pousada da qual posso falar com propriedade é a Hospedaria Rural Serra Bela, onde fiquei hospedado. Lembro que tem uma biblioteca interessante (a dona estudou letras) e ambiente tranqüilo. O chuveiro tem uma pressão de água ótima e temperatura idem, o banho relaxante perfeito depois de um dia de trilha. Além da sopa especial da pousada, que pode ser pedida com antecedência à trilha. Ao voltar, banho e comida quentes. Senti saudades daquele chuveiro por um tempo... água de nascente, sem cloro... coisas que as cidades já não têm.
O guia de turismo que recomendo se chama Iran Croda (segundo ele mesmo, o nome significa "futuramente" em língua indígena). É muito competente e conhece lugares bastante inacessíveis sem acompanhamento. O pessoal da Secretaria de Turismo da cidade (na avenida principal, como quase toda instituição de cidade interiorana) conhece bem o guia (coloquei o telefone dele no campo "contato" desta colaboração).
Tudo o que eu disser é à toa. Melhor é ir até lá e conhecer pessoalmente. Vale o prazer.
Por último, uma lembrança muito boa foi a visita a um casal que vive nas alturas, literalmente. Subindo em direção à pedra furada, ponto referencial em Urubici, está o Portal da Pedra (Estrada de asfalto do Morro da Igreja, km 2,6; Cx. Postal 62, 88.650-000 Urubici, SC - portaldapedra@yahoo.com.br ), onde eles comercializam produtos orgânicos de agricultores da região, além de tocar um projeto social. Pessoas inspiradoras que moram num lugar isolado mas se mantêm contectadas (ver link, o projeto é interessante). A auto-descrição do Movimento de integração comunitária Portal da Pedra é "Educar para a vida, promovendo o desenvolvimento integral do ser humano, por meio de um modelo próprio de atuação na educação, saúde e cultura. Estimular o indivíduo a desenvolver todas suas potencialidades, resgatando e preservando a vida social no processo solidário entre os seres viventes do planeta terra."
É isso. Escolhendo bem os caminhos, Urubici recebe bem quem sobe a serra.
Bela cidade. E confirmo: quando de lá se vem, não se fica comentando: "Olha, é assim e assim". Acho que um sorriso no rosto, no canto da boca. Lugar mágico. Mas lhes digo: cuidado com a Serra do Corvo Branco! Brincadeira.
Colaboração importante, Obrer.
Labes e Hermano, valeu pelos comentários!
Acabei de encontrar três colaborações antigas do Demetrio Panarotto sobre lugares em Urubici.
A Taberna
Restaurante Vale da Neblina
Morro da Igreja
Complementam bem esta colaboração.
Abraços
Lindas fotos!
Meus votos para contribuir com a publicação.
Clara, obrigado pelo elogio às fotografias mas, por favor, peço que não declares mais votos em colaborações minhas, me incomoda! Como já disse isso em outras duas ou três colaborações, sem resultado, (acho que não lês os comentários de outros colaboradores) tenho que reiterar o pedido de NÃO DECLARAR VOTO.
Conto com a tua adesão à minha campanha pelos comentários úteis e relevantes. Seria bom encararmos o espaço de comentários como parte do processo colaborativo. Encontrei estes dias um texto do Bruno Nogueira, com o título "A nova decadência da cultura pernambucana", e o indico aqui porque é emblemático de um uso rico do espaço para comentários. Naquela colaboração, foram feitos até o momento 181 comentários. Nenhum deles com declaração de voto. Te convido a conferir e exemplo (que é só um de vários). Gostaria de ver o nível das discussões no site voltar a ser semelhante ao que foi gerado naquela colaboração.
Abraço
Legal, Felipe!
Bom exemplo de postagem para o Guia baseada em viagem não-recente.
Nesse caso, creio que não houve prejuízo considerável de atualização de informações.
Ótimo você ter esclarecido a ocasião em que viajou também. Isso orienta o leitor.
Que coisa mais linda esse lugar! Adoro pedras. A foto da nascente do Rio dos Bugres está demais! Deu uma vontade de espantar o calor daqui naquela cachoeira...
Ilhandarilha · Vitória, ES 11/4/2008 19:46
Oi, apple. Obrigado pelo comentário.
Ilhandarilha, esqueci de dizer na colaboração que a idéia inicial de postagem no Guia foi tua, num comentário na coletânea de fotos de Urubici (Pedras, flores, alturas) que publiquei faz vários meses no Banco de Cultura. A nascente do rio é linda mesmo. Me senti um pouco no Éden quando estive lá.
Beijos,
Felipe
Apesar de ter morado em São Joaquim ( só por 16 meses), não conheço Urubici, que na época era distrito de São Joaquim. Ao ler o texto senti que deixei passar algo muito importante. Devo voltar à serra catarinense um dia ( breve, espero) e vou me esforçar para sanar minha falha. Lindas fotos, fazem jus à beleza da região. Uma boa idéia e ir por Floripa é voltar pela serra do Rio do Rastro. Beleza natural em doses industriais.
Cleusa · Porto Velho, RO 17/4/2008 00:28
Votado Felipe!
Lindas fotos e palavras que descrevem tão bem esse paraíso terrestre! Parabéns!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!