Urubici

Felipe Obrer
1
Felipe Obrer · Florianópolis, SC
10/4/2008 · 133 · 13
 


Cidade pra descansar do mundo.
Localização: centro-oeste catarinense.

Fui apenas duas vezes até Urubici, a última em 2004. Fica a aproximadamente duas horas e meia de viagem de Floripa. Publiquei algumas fotografias, que reutilizo aqui, no Banco de Cultura do site e no próprio Guia, em colaboração sobre a Caminhos do Sertão.

A cidade é interessante por muitos motivos. Os naturais, evidentemente, preponderam. O turismo, lá, se baseia muito no que o meio ambiente propicia. Leia-se turismo de aventura. Rafting, rapel, montanhismo etc. Eu me contentei com uma caminhada até a nascente do Rio dos Bugres e outra até a Serra do Corvo Branco, por um lado que não é comumente visitado por turistas (ver fotografias).

A estrutura urbana é clássica: uma avenida principal muito longa em torno da qual se distribui a maior parte do comércio (serviços etc.). Dos lugares que conheci lá, a Chocolateria surpreendeu (café expresso, vinhos e massas, além de chocolate, óbvio).

As pousadas, que são várias, ficam um pouco mais afastadas do centro. A única pousada da qual posso falar com propriedade é a Hospedaria Rural Serra Bela, onde fiquei hospedado. Lembro que tem uma biblioteca interessante (a dona estudou letras) e ambiente tranqüilo. O chuveiro tem uma pressão de água ótima e temperatura idem, o banho relaxante perfeito depois de um dia de trilha. Além da sopa especial da pousada, que pode ser pedida com antecedência à trilha. Ao voltar, banho e comida quentes. Senti saudades daquele chuveiro por um tempo... água de nascente, sem cloro... coisas que as cidades já não têm.

O guia de turismo que recomendo se chama Iran Croda (segundo ele mesmo, o nome significa "futuramente" em língua indígena). É muito competente e conhece lugares bastante inacessíveis sem acompanhamento. O pessoal da Secretaria de Turismo da cidade (na avenida principal, como quase toda instituição de cidade interiorana) conhece bem o guia (coloquei o telefone dele no campo "contato" desta colaboração).

Tudo o que eu disser é à toa. Melhor é ir até lá e conhecer pessoalmente. Vale o prazer.

Por último, uma lembrança muito boa foi a visita a um casal que vive nas alturas, literalmente. Subindo em direção à pedra furada, ponto referencial em Urubici, está o Portal da Pedra (Estrada de asfalto do Morro da Igreja, km 2,6; Cx. Postal 62, 88.650-000 Urubici, SC - portaldapedra@yahoo.com.br ), onde eles comercializam produtos orgânicos de agricultores da região, além de tocar um projeto social. Pessoas inspiradoras que moram num lugar isolado mas se mantêm contectadas (ver link, o projeto é interessante). A auto-descrição do Movimento de integração comunitária Portal da Pedra é "Educar para a vida, promovendo o desenvolvimento integral do ser humano, por meio de um modelo próprio de atuação na educação, saúde e cultura. Estimular o indivíduo a desenvolver todas suas potencialidades, resgatando e preservando a vida social no processo solidário entre os seres viventes do planeta terra."

É isso. Escolhendo bem os caminhos, Urubici recebe bem quem sobe a serra.

onde fica
Estado de Santa Catarina, região centro-oeste
por que ir
Os motivos são vários. Ao ir, sem dúvida se descobre o motivo de ter ido.
quando ir
O ano inteiro, dependendo das preferências de temperatura.
quanto custa
Depende das opções, de acampamento ou albergue até hotéis e pousadas mais requintados, e alternativas intermediárias, as melhores.
website
http://www.urubici.sc.gov.br/conteudo/?item=10502&fa=6&cd=todos
contato
Iran Croda (guia de turismo)
Fone: (49) 9966-8006

Secretaria de Turismo - Av. Adolfo Konder, 2543
Fone: (49) 3278-4245

comentários feed

+ comentar
Labes, Marcelo
 

Bela cidade. E confirmo: quando de lá se vem, não se fica comentando: "Olha, é assim e assim". Acho que um sorriso no rosto, no canto da boca. Lugar mágico. Mas lhes digo: cuidado com a Serra do Corvo Branco! Brincadeira.

Colaboração importante, Obrer.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 7/4/2008 02:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

que lugar bonito! quero ir lá!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 9/4/2008 02:41
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Labes e Hermano, valeu pelos comentários!

Acabei de encontrar três colaborações antigas do Demetrio Panarotto sobre lugares em Urubici.

A Taberna

Restaurante Vale da Neblina

Morro da Igreja

Complementam bem esta colaboração.

Abraços

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 9/4/2008 02:54
sua opinião: subir
clara arruda
 

Lindas fotos!
Meus votos para contribuir com a publicação.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 10/4/2008 05:53
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Clara, obrigado pelo elogio às fotografias mas, por favor, peço que não declares mais votos em colaborações minhas, me incomoda! Como já disse isso em outras duas ou três colaborações, sem resultado, (acho que não lês os comentários de outros colaboradores) tenho que reiterar o pedido de NÃO DECLARAR VOTO.

Conto com a tua adesão à minha campanha pelos comentários úteis e relevantes. Seria bom encararmos o espaço de comentários como parte do processo colaborativo. Encontrei estes dias um texto do Bruno Nogueira, com o título "A nova decadência da cultura pernambucana", e o indico aqui porque é emblemático de um uso rico do espaço para comentários. Naquela colaboração, foram feitos até o momento 181 comentários. Nenhum deles com declaração de voto. Te convido a conferir e exemplo (que é só um de vários). Gostaria de ver o nível das discussões no site voltar a ser semelhante ao que foi gerado naquela colaboração.

Abraço

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 10/4/2008 08:56
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

"...a conferir o exemplo..."

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 10/4/2008 09:05
sua opinião: subir
apple
 

Legal, Felipe!

Bom exemplo de postagem para o Guia baseada em viagem não-recente.

Nesse caso, creio que não houve prejuízo considerável de atualização de informações.

Ótimo você ter esclarecido a ocasião em que viajou também. Isso orienta o leitor.

apple · Juiz de Fora, MG 10/4/2008 20:57
sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

Que coisa mais linda esse lugar! Adoro pedras. A foto da nascente do Rio dos Bugres está demais! Deu uma vontade de espantar o calor daqui naquela cachoeira...

Ilhandarilha · Vitória, ES 11/4/2008 19:46
sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Oi, apple. Obrigado pelo comentário.

Ilhandarilha, esqueci de dizer na colaboração que a idéia inicial de postagem no Guia foi tua, num comentário na coletânea de fotos de Urubici (Pedras, flores, alturas) que publiquei faz vários meses no Banco de Cultura. A nascente do rio é linda mesmo. Me senti um pouco no Éden quando estive lá.

Beijos,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 11/4/2008 20:21
sua opinião: subir
Pedro Monteiro
 

Muito bom teu trabalho Rapaz.
Parabéns

Pedro Monteiro · São Paulo, SP 15/4/2008 23:43
sua opinião: subir
Cleusa
 

Apesar de ter morado em São Joaquim ( só por 16 meses), não conheço Urubici, que na época era distrito de São Joaquim. Ao ler o texto senti que deixei passar algo muito importante. Devo voltar à serra catarinense um dia ( breve, espero) e vou me esforçar para sanar minha falha. Lindas fotos, fazem jus à beleza da região. Uma boa idéia e ir por Floripa é voltar pela serra do Rio do Rastro. Beleza natural em doses industriais.

Cleusa · Porto Velho, RO 17/4/2008 00:28
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Pedro Rivero
 

Lindo lugar. Perfeito.

Pedro Rivero · Bélgica , WW 18/1/2009 20:21
sua opinião: subir
Jubs Corrêa
 

Votado Felipe!
Lindas fotos e palavras que descrevem tão bem esse paraíso terrestre! Parabéns!

Jubs Corrêa · Brasília, DF 6/5/2009 16:15
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

zoom
zoom
zoom
Nascente do Rio dos Bugres - pedras, vento, verde e água zoom
Nascente do Rio dos Bugres - pedras, vento, verde e água
A notória Pedra Furada zoom
A notória Pedra Furada
Com atenção, se pode ver a estrada lá no fundo zoom
Com atenção, se pode ver a estrada lá no fundo

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados