Vai uma maniwara aê?

Yusseff Abrahim
1
Yusseff Abrahim · Manaus, AM
20/9/2006 · 64 · 5
 

Um teste à abstração de qualquer visitante, a maniwara é apenas uma das espécies de formigas utilizadas como alimento em comunidades tradicionais e algumas cidades na região do Alto Rio Negro. Em localidades com tantos indígenas e descendentes, este pode ser um momento para pensar até que ponto você está disposto a mergulhar no universo de outra cultura.

Conhecida como "saúva que ferra", a maniwara é colocada de molho na água e sal e dela come-se apenas a cabeça. Para ilustrar melhor ao internauta minha experiência pessoal, posso dizer que foi como comer uma "pipoca do avesso". Pega-se a maniwara pelo corpo e morde-se delicadamente a cabeça, é bom mastigar bem já que aquele exoesqueleto parece muito com o fragmento de milho que fica no interior da pipoca, não é difícil se engasgar. Do seu interior sente-se algo com consistência similar à parte branca da pipoca, o gosto vem depois e parece muito com... maniwara.

Demorei para assimilar se havia gostado ou não, mas o fato é que uma hora depois voltei realmente com vontade de comer mais um pouco, só que para minha surpresa, o saco de aproximadamente 3 quilos já estava vazio.

onde fica
Não é possível encontrar maniwara em restaurantes, o hábito está mantido no âmbito familiar nos arredores da cidade, portanto, se você quiser provar pergunte a algum novo amigo local, descendente de indígenas, se ele conhece alguém ou se sua família mantém o hábito.

Uma oportunidade certa para provar esta iguaria é a Casa de Forno, maloca montada durante a realização do Festribal, onde indígenas vindos de comunidades próximas apresentam sua culinária.
quando ir
Casa de Forno, no Festribal de 5 à 9 de setembro.
quanto custa
A maniwara é servida como cortesia.

comentários feed

+ comentar
Demetrio Panarotto
 

Bela dica Yusseff, muito mais do que provar/gostar (ou não), é interessante perceber como determinados costumes, que podem parecer estranhos no momento em que são deslocados de seu berço cultural, estão enraizadas na cultura popular.

abs

Demetrio Panarotto · Florianópolis, SC 20/9/2006 16:44
sua opinião: subir
Daniel Cariello
 

E eu que me achava um semi-herói por ter comido escargot.

Daniel Cariello · Brasília, DF 20/9/2006 18:58
sua opinião: subir
Daianne Fernandes
 

Interessante! Acho que me arriscaria pela curiosidade..
No nordeste também há esse costume só que lá, bem foi o que um professor meu ecarense me contou, a iguaria é "bundinha" de Tanajura frita com farinha.. pense!!!

Daianne Fernandes · Palmas, TO 21/9/2006 18:23
sua opinião: subir
Saulo Frauches
 

Eu tinha parado na farofa com bunda de tanajura. Essa pra mim foi novidade.

Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 21/9/2006 18:26
sua opinião: subir
Yusseff Abrahim
 

A farofa com bunda de tanajura também é comum no Amazonas, também tem uma saúva que é torrada e é comida assim de uma por uma, como um tira-gosto. Mas o show mesmo é o tucupi que vende em uma feira livre de São Gabriel com essas saúvas torradas de molho, serve para colocar em alguns pratos. Não consegui encontrar para vender, tava em falta segundo os moradores.

Yusseff Abrahim · Manaus, AM 21/9/2006 18:42
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados