Vala do Leão

Moradores do local
foto de André Aranda 01.12.10
1
Aranda · Canoas, RS
3/12/2010 · 1 · 1
 

Um local assim pode ser incomum para alguns, mas para uma grande maioria no Brasil não é.
Crianças brincando à beira de um arroio onde existem bichos de vários tipos, entre eles tartarugas. Estas crianças jogam futebol, andam de bicicleta, em fim brincam próximo, pois este corta a cidade inteira. A margem deste arroio em paralelo tem uma rua que em parte está aos dois lados e parte está em um lado só, também as suas margem ao fim de tarde fins de semana, famílias a sombra de suas casas bebem seu chimarrão, fazem seu churrasco e suas comemorações.
Imaginando assim, seria um lugar lindo e ótimo, mas não é o caso da Vala do Leão , um arroio que corta a cidade de canoas, município da região metropolitana de Porto Alegre.
Como corta a cidade, as margens deste arroio têm bairros inteiros onde todos os dejetos, esgoto de banheiro, cozinha, etc; tudo é jogado dentro dele. Não fosse só isso, nesse arroio também são jogados pelos moradores, pneus, garrafas, sofás, mesas, lixo de todo tipo.
Mas pior é que, por política, esse “Valão” (hoje chamado assim devido a sujeira encontrada nele) ainda não está completamente fechado por galerias, pois este tipo de visitante, os políticos, só aparecem por ali para angariar votos, com suas promessas furadas dizendo que irão fechar o “Valão”, que vão trazer o asfalto para dentro dos bairros, promessas que o povo do local já está cansado de ouvir.
As obras prometidas até chegam, mas pela metade e somente em lugares onde pessoas que não são moradoras do local possivelmente passarão.

onde fica
Se quiser conhecer uma parte deste “Valo”, venha até canoas, no bairro Mathias Velho Rua da República esquina com a Rua Florianópolis e conheça a realidade camuflada da cidade pelos dois lados. Ao chegar neste local basta olhar para a direita e constatar as mas condições de moradia e a esquerda uma pequena melhora mas, se acompanhar a rua em paralelo, constatará que não vai muito longe.
por que ir
Para conhecer um exemplo das verdadeiras condições de vida das cidades brasileiras.
quando ir
Quando você conseguir enxergar além do seu umbigo.
quem vai
Políticos, pelo menos em época de eleição e pessoas obrigadas a transitar ali por morarem nas redondezas.
quanto custa
É de graça.
contato
Prefeitura Municipal de Canoas, Secretaria de Obras Publicas.

comentários feed

+ comentar
SERGIO CANOAS
 

Essa vala mostra os dois estremos da cidade.

SERGIO CANOAS · Canoas, RS 4/12/2010 23:24
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados