Valeriodoce Esporte Clube

Arquivo do Jornal O Trem
Cartaz de divulgaçã da partida. Fonte: Jornal O Trem
1
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG
8/1/2008 · 85 · 2
 

Existe um futebol à parte dos contratos multi mega milionários europeus, árabes e japoneses. As melhores histórias, causos e lendas desse esporte estão muitas vezes obscurecidas pelo jogo das celebridades e dos brincos de diamante.

A idéia desse guia é revelar parte do folclore do futebol (quase) anônimo brasileiro. Juntar memórias futebolísticas de um esporte que é popular graças a um número imenso de times, jogadores, torcedores, jornalistas, técnicos e juízes que muitas vezes não vêem a cor do dinheiro.

Para facilitar a busca pelas colaborações, adicione a tag "futebol-lado-b” para construirmos essa importante memória coletiva virtual.

O time do Valério foi fundado por funcionários da Companhia Vale do Rio Doce, na cidade de Itabira, onde a empresa mineradora foi criada. O nome do time vem da junção de algumas das palavras do nome daquela que foi a sua primeira patrocinadora: VALE (do) RIO DOCE. A relação do time, torcedores e a empresa sempre sofreu de altos e baixos. Pela importância e tamanho da CVRD, cobrou-se durante muito tempo um apoio maior (estamos falando de dinheiro, claro) para o time. Quando a cia. foi privatizada, ela doou o estádio (do qual era proprietária), o Israel Pinheiro, para o clube.

Dentre os principais títulos do clube está a segunda divisão do campeonato mineiro de 1965, e duas vezes campeão do Torneio Início.

Domingo, 17 de fevereiro de 1957, às 15h30 tinha início o certame entre dois clubes que ocupavam lugares muito distintos no cenário nacional. E antes que aliviem para os cariocas, adianto que o Botafogo jogou completo: Didi, Nilton Santos, Bauer, Garrincha, Amauri, Canête, Orlando e outros. As entradas custaram Cr$ 80,00.

O placar foi 2 x 1 para o VEC, construído por gols históricos de Nino e Vitorino. Alguns acusam a forte chuva que caiu como responsável pelo resultado inesperado. Outros consagram a grande vontade e raça do time itabirano, que durante esse dia tornou-se um timaço.

fonte: Jornal O Trem

onde fica
Atualmente o time disputa a série B do campeonato mineiro. Já figurou diversas vezes na série A. Ocupa o 119 lugar no ranking da CBF.
por que ir
Apesar de gozar de poucos e magros títulos, o Valério Esporte Clube entrou para história ao derrotar o lendário Botafogo de Garrincha e Didi.
quando ir
O time do Valério foi fundado em 1942.
quem vai
Apesar do chargista Mangabeira ter desenhado a ave Araponga como mascote do time, o espírito locomotiva falou mais alto e fez com que a torcida apelidasse o time de dragão.
website
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=142770
contato
Estádio Israel Pinheiro (capacidade para 12 mil pessoas). Avenida João Soares da Silva, 1341 – Bairro da Penha. Telefone: (31) 3831-4299

comentários feed

+ comentar
Higor Assis
 

Gostei muito da sua iniciativa Sergio. Gostei também do título da tag. Acho interessante também mencionar times não só profissionais como os amadores, que por sinal tem vários atletas bons que trabalham no seu dia-a-dia e geralmente aos domingos disputam campeonatos por estas equipes.

Bom é isso, vou ver o que consigo e mandar bala nessa proposta.

Higor Assis · São Paulo, SP 8/1/2008 12:20
sua opinião: subir
Sergio Rosa
 

Oi, Higor. Seria bacana ver mais gente embarcando nessa idéia.

Hoje ainda vou postar mais nesse guia.

Por falha minha não deu para acrescentar mais fotos no texto, mas eu vou fazer isso lá no flickr e solto o link aqui.

abraços!

Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG 8/1/2008 12:53
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados