A intenção era ligar os bairros de Santa Tereza e Floresta ao centro da cidade, onde pulsava a década da expansão industrial e da crescente inquietação dos intelectuais. Era inevitável: o viaduto passaria a levar a Minas dos alpendres e passarinhos à sua flamejante e nova presença vizinha, a ansiedade.
Construído em 1929, o Viaduto Santa Tereza foi projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart, um expoente entre os profissionais das estruturas de concreto armado no Brasil, que atuou junto ao grupo modernista carioca, formado por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, entre outros.
A obra foi um assunto constante nas conversas da época, pela magnitude, pela fé e dúvida quanto ao futuro. De repente, passou a ser comum se falar em superlativos, como do arco parabólico, a parte mais importante e difícil do projeto, que consumiu 700 metros cúbicos de concreto.
A inauguração se deu em setembro de 1929. Estava concluída aquela que é até hoje uma das mais importantes obras de arte de engenharia urbana do estado de Minas Gerais. Com o passar do século, o trânsito de cidade grande fez com que o viaduto tivesse que passar por diversas reformas. O tombamento como patrimônio cultural aconteceu apenas na década de 90, transformando a travessia em parte integrante do conjunto arquitetônico da Praça da Estação.
- Fotos de Annekathrin Knigge, Universidade Bauhaus de Weimar, Alemanha.
Esse texto faz parte da série percurso dos escritores
fotos lindas! em breve farei um guia similar a esse, sobre uma rua mto bacana que conheci em sta cruz so sul (rs).
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 25/5/2007 19:42opa! eu como bom boemio e morador do bairro floresta ja passei a pé por cima desses arcos nas madrugadas de BH quando adolescente :)
3nity · Belo Horizonte, MG 25/5/2007 22:07
A travessia é de tremer as pernas, ainda mais porque passei já meio "alto" pelos arcos. A vista da praça da Estação e da av. dos Andradas desde o alto do arco é linda...
mauricioribeiro · Belo Horizonte, MG 8/1/2010 21:59
bacana o post... se vc tiver mais material sobre este viaduto fico grato, pois realizo uma pesquisa sobre um evento que ocorre neste espaço o Duelo de Mcs ja ouviu falar?
Se vc quiser me ajudar fico grato
Att
Eustáquio Silva
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Está no ar o blog de pesquisas do Instituto Overmundo. Você já pode encontrar lá os primeiros dados da pesquisa “Análise de modelos de negócios... +leia
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!