Viaduto Santa Tereza

Annekathrin Knigge
Viaduto Santa Tereza, ao fundo, o centro da cidade
1
Sérgio Rosa e Marcus Assunção · Belo Horizonte, MG
25/5/2007 · 143 · 4
 

A intenção era ligar os bairros de Santa Tereza e Floresta ao centro da cidade, onde pulsava a década da expansão industrial e da crescente inquietação dos intelectuais. Era inevitável: o viaduto passaria a levar a Minas dos alpendres e passarinhos à sua flamejante e nova presença vizinha, a ansiedade.


Construído em 1929, o Viaduto Santa Tereza foi projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart, um expoente entre os profissionais das estruturas de concreto armado no Brasil, que atuou junto ao grupo modernista carioca, formado por Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, entre outros.


A obra foi um assunto constante nas conversas da época, pela magnitude, pela fé e dúvida quanto ao futuro. De repente, passou a ser comum se falar em superlativos, como do arco parabólico, a parte mais importante e difícil do projeto, que consumiu 700 metros cúbicos de concreto.


A inauguração se deu em setembro de 1929. Estava concluída aquela que é até hoje uma das mais importantes obras de arte de engenharia urbana do estado de Minas Gerais. Com o passar do século, o trânsito de cidade grande fez com que o viaduto tivesse que passar por diversas reformas. O tombamento como patrimônio cultural aconteceu apenas na década de 90, transformando a travessia em parte integrante do conjunto arquitetônico da Praça da Estação.


- Fotos de Annekathrin Knigge, Universidade Bauhaus de Weimar, Alemanha.



Esse texto faz parte da série percurso dos escritores

onde fica
É a ligação da Rua da Bahia com a Avenida Assis Chateaubriand.
por que ir
Ao voltar das reuniões no Café Estrela na Rua da Bahia a caminho de casa, Carlos Drummond de Andrade inaugurou os trabalhos, trepando sobre os arcos do viaduto pela primeira vez. Anos depois, outros poetas foram tentados e tentariam a escalada, como os Quatro Cavaleiros do Apocalipse.
quando ir
À noite. O viaduto iluminado é um dos cenários mais belos da cidade.
quem vai
Fora a gente de todo lado que transita por este ponto central de passagem, gente vinda dos pontos de ônibus e de metrô, gente vinda da penumbra do Parque Municipal, aqueles que, de uma forma ou de outra, ainda escalam os arcos.
quanto custa
A coragem para escalar os arcos.

comentários feed

+ comentar
Guilherme Mattoso
 

fotos lindas! em breve farei um guia similar a esse, sobre uma rua mto bacana que conheci em sta cruz so sul (rs).

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 25/5/2007 19:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
3nity
 

opa! eu como bom boemio e morador do bairro floresta ja passei a pé por cima desses arcos nas madrugadas de BH quando adolescente :)

3nity · Belo Horizonte, MG 25/5/2007 22:07
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
mauricioribeiro
 

A travessia é de tremer as pernas, ainda mais porque passei já meio "alto" pelos arcos. A vista da praça da Estação e da av. dos Andradas desde o alto do arco é linda...

mauricioribeiro · Belo Horizonte, MG 8/1/2010 21:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Taco
 

bacana o post... se vc tiver mais material sobre este viaduto fico grato, pois realizo uma pesquisa sobre um evento que ocorre neste espaço o Duelo de Mcs ja ouviu falar?
Se vc quiser me ajudar fico grato
Att
Eustáquio Silva

Taco · Belo Horizonte, MG 18/7/2010 21:24
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados