Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

VILA DE PARANAPIACABA

Carlos Eduardo
Castelinho de Paranapiacaba
1
ARCA · Ribeirão Pires, SP
11/3/2007 · 129 · 11
 

Paranapiacaba. No alto da serra do mar em São Paulo entre o planalto e o mar, em tupi-guarani quer dizer "lugar de onde se vê o mar".
A importância histórica deste local começa se desenhar ainda nos tempos do Império, a partir da segunda metade do século XIX, com a intensificação do transporte da produção agrícola do Porto de Santos para o Planalto Paulista. Transpor a Serra utilizando como único meio de transporte o lombo de burro transformou-se em um grande obstáculo para o desenvolvimento do Estado de São Paulo, tornando-se urgente a construção de uma ferrovia.A Vila de Paranapiacaba foi implantada na 2ª metade do século XIX, em decorrência da construção desta ferrovia que fazia a ligação do interior do Estado de São Paulo ao Porto de Santos. Para transpor os 800 metros de escarpa que separavam o planalto da baixada, foi necessária adoção de um sistema baseado em quatro planos inclinados interligados por patamares, onde foram instaladas as máquinas fixas que acionavam os cabos de aço que sustentavam a locomotiva e as composições na subida e descida da serra. Esse sistema foi denominado funicular e seu funcionamento exigiu um número expressivo de operários que se estabeleceram no primeiro núcleo de povoamento denominado Varanda Velha, mais tarde conhecido como Vila Velha.A crescente utilização da ferrovia para o transporte do café do interior até o porto, demandou a construção da segunda linha do Funicular. Esta duplicação requereu a permanência de um número significativo de operários, técnicos e engenheiros no local para atuarem na administração e manutenção das linhas e dos pátios. Por esta razão, a empresa São Paulo Railway Co., que obteve a concessão deste trecho da ferrovia por 90 anos, optou pela construção de uma vila para abrigar seus funcionários, nas proximidades das instalações ferroviárias.

A implantação da Vila - denominada Vila Martim Smith - e a Vila Velha ocuparam uma trecho urbanizado de 323.000 m² dentro de uma área de 1.949.820 m² pertencente ao Império. Para justificar esta concessão, o poder público ressaltou os resultados positivos da implantação da ferrovia, como por exemplo a valorização das terras, a possibilidade de crescimento do trabalho livre, o incremento nos procedimentos industriais e a criação de novas cidades.



onde fica
Vila de Paranapiacaba - Santo André - SP, no alto da seera do mar
por que ir
A Vila de Paranapiacaba foi planejada e construida pelos ingleses, quando da construção da antiga Estrada de Ferro São Paulo Railway.
Tem uma réplica do Big Ben Londrino, tem uma névoa que não fica devendo nada ao "Fog" inglês, tem passeio de maria fumaça e tem muita natureza, mata atlântica preservada muitas cachueiras e trilhas.
quando ir
O ano todo. Procure saber da agenda cultural e de eventos no site da Prefeitura de Santo André - www.santoandre.sp.gov.br -.
Tem o Festival de Inverno, A Festa do Cambuci, Foop-Festival de Oratórios e Presépios, tem Núcleo de Cerâmica e um monte de coisas pra ver, vários artistas tem seus ateliês montados na Vila.
quem vai
Tudo mundo que curte natureza e coisas bacanas.
quanto custa
Depende muito do bolso do interessado, pode gastar apenas o valor da condução.
Vindo de São Paulo, pegar o trem na estação Brás até Rio Grande da Serra depois pegar ônibus até a Vila (utilize a integração, sai mais barato) ou se quizer pode se hospedar em uma das várias "pousadinhas". Tem alguns bares, pequenos restaurantes nas casas dos moradores.
website
www.santoandre.sp.gov.br
contato
www.cidadaosartistas.org

comentários feed

+ comentar
tita blister
 

PARANAPIACABA= trava língua.
ou trenho um cromossomo a mais(ou a menos) ou é dificil pronunciar!

tita blister · Curitiba, PR 9/3/2007 11:37
sua opinião: subir
Carlosspock
 

Mesmo travando a lingua...é muito bacana a cidadezinha....

Carlosspock · Santo André, SP 9/3/2007 11:42
sua opinião: subir
tita blister
 

e olha que moro no PARANÁ, podia colar o começo para falar direito. hehe. lindíssima imagem desse castelinho no morro.

tita blister · Curitiba, PR 9/3/2007 11:47
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
silviorc777
 

E o nome original em tupi guarani é Paranã apiaca aba. Até que ficou mais simplificado, não acham?
Mas o mais legal é a diversidade de cultura na Vila. Tem até uma pousada bem aconchegante e com ares Indianos chamada Pousada Shamballah - www.pousadashamballah.com.br , alguém conhece? Recomendo.

silviorc777 · São Paulo, SP 22/5/2007 17:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
marcomonitor
 

marcomonitor · Mogi das Cruzes, SP 29/6/2007 17:04
sua opinião: subir
guiadoviajante
 

Vale muito a pena ir à Paranapiacaba para ver o Festival de Inverno, a cidade fica cheia de turistas e o festival é bem organizado e cheio de boa música.
Antonio
Guia do Viajante

guiadoviajante · Carmo da Cachoeira, MG 28/7/2007 22:38
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Albina do GuiaParanapiacaba
 

Nossa vila é realmente um lugar encantado! Não só pela sua história, pela moldura de sua mata atlântica, mas, principalmente pela sua gente! Vale a pena conferir também no Guia "Quem é Paranapiacaba?" e no Guia Paranapiacaba.
Albina

Albina do GuiaParanapiacaba · Santo André, SP 25/9/2007 20:30
sua opinião: subir
joy.joy
 

esse lugar é fantástico... já fui lá e adorei, muita natureza, muitas trilhas, cachoeiras, animais silvestres, tudo muito d+...
o museu funicular tbm é 10, quem for, não pode perder...

joy.joy · Taboão da Serra, SP 5/12/2007 10:40
sua opinião: subir
Patipetista
 

Com 36 anos de iade e tempo igual de residÊncia em Santo André, enfim, fui sábado passado até a Vila !
Adorei !

Patipetista · Santo André, SP 4/6/2008 20:02
sua opinião: subir
marcomonitor
 

Trilhas em meio a Mata Atlantica, cachoeira que formam belissimas piscinas naturais, tudo isso e muito mais na Vila de Paranapiacaba, veja em nosso site www.paranapiacabaecotur.com

marcomonitor · Mogi das Cruzes, SP 26/7/2008 02:30
sua opinião: subir
TRGinevro
 

Estou procurando uma casa para alugar no fim de semana dos dias 16/17 ou 30/31 de julho ou uma pousada que aceite cachorro, se alguém souber meu email é trginevro@gmail.com Obrigada!

TRGinevro · São Paulo, SP 6/7/2011 12:27
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Big Ben da Vila zoom
Big Ben da Vila
Fonte de água...limpa e gelada... zoom
Fonte de água...limpa e gelada...
Mais uma do relógio Big Ben da Vila zoom
Mais uma do relógio Big Ben da Vila
Peças produzidas por alunos do curso de cerâmica do Programa Primeiro Emprego zoom
Peças produzidas por alunos do curso de cerâmica do Programa Primeiro Emprego
Ateliê ARCA de Cerâmica zoom
Ateliê ARCA de Cerâmica
Passarela liga a parte baixa à parte alta zoom
Passarela liga a parte baixa à parte alta

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados