Paranapiacaba. No alto da serra do mar em São Paulo entre o planalto e o mar, em tupi-guarani quer dizer "lugar de onde se vê o mar".
A importância histórica deste local começa se desenhar ainda nos tempos do Império, a partir da segunda metade do século XIX, com a intensificação do transporte da produção agrÃcola do Porto de Santos para o Planalto Paulista. Transpor a Serra utilizando como único meio de transporte o lombo de burro transformou-se em um grande obstáculo para o desenvolvimento do Estado de São Paulo, tornando-se urgente a construção de uma ferrovia.A Vila de Paranapiacaba foi implantada na 2ª metade do século XIX, em decorrência da construção desta ferrovia que fazia a ligação do interior do Estado de São Paulo ao Porto de Santos. Para transpor os 800 metros de escarpa que separavam o planalto da baixada, foi necessária adoção de um sistema baseado em quatro planos inclinados interligados por patamares, onde foram instaladas as máquinas fixas que acionavam os cabos de aço que sustentavam a locomotiva e as composições na subida e descida da serra. Esse sistema foi denominado funicular e seu funcionamento exigiu um número expressivo de operários que se estabeleceram no primeiro núcleo de povoamento denominado Varanda Velha, mais tarde conhecido como Vila Velha.A crescente utilização da ferrovia para o transporte do café do interior até o porto, demandou a construção da segunda linha do Funicular. Esta duplicação requereu a permanência de um número significativo de operários, técnicos e engenheiros no local para atuarem na administração e manutenção das linhas e dos pátios. Por esta razão, a empresa São Paulo Railway Co., que obteve a concessão deste trecho da ferrovia por 90 anos, optou pela construção de uma vila para abrigar seus funcionários, nas proximidades das instalações ferroviárias.
A implantação da Vila - denominada Vila Martim Smith - e a Vila Velha ocuparam uma trecho urbanizado de 323.000 m² dentro de uma área de 1.949.820 m² pertencente ao Império. Para justificar esta concessão, o poder público ressaltou os resultados positivos da implantação da ferrovia, como por exemplo a valorização das terras, a possibilidade de crescimento do trabalho livre, o incremento nos procedimentos industriais e a criação de novas cidades.
PARANAPIACABA= trava lÃngua.
ou trenho um cromossomo a mais(ou a menos) ou é dificil pronunciar!
Mesmo travando a lingua...é muito bacana a cidadezinha....
Carlosspock · Santo André, SP 9/3/2007 11:42e olha que moro no PARANÃ, podia colar o começo para falar direito. hehe. lindÃssima imagem desse castelinho no morro.
tita blister · Curitiba, PR 9/3/2007 11:47
E o nome original em tupi guarani é Paranã apiaca aba. Até que ficou mais simplificado, não acham?
Mas o mais legal é a diversidade de cultura na Vila. Tem até uma pousada bem aconchegante e com ares Indianos chamada Pousada Shamballah - www.pousadashamballah.com.br , alguém conhece? Recomendo.
Vale muito a pena ir à Paranapiacaba para ver o Festival de Inverno, a cidade fica cheia de turistas e o festival é bem organizado e cheio de boa música.
Antonio
Guia do Viajante
Nossa vila é realmente um lugar encantado! Não só pela sua história, pela moldura de sua mata atlântica, mas, principalmente pela sua gente! Vale a pena conferir também no Guia "Quem é Paranapiacaba?" e no Guia Paranapiacaba.
Albina
esse lugar é fantástico... já fui lá e adorei, muita natureza, muitas trilhas, cachoeiras, animais silvestres, tudo muito d+...
o museu funicular tbm é 10, quem for, não pode perder...
Com 36 anos de iade e tempo igual de residÊncia em Santo André, enfim, fui sábado passado até a Vila !
Adorei !
Trilhas em meio a Mata Atlantica, cachoeira que formam belissimas piscinas naturais, tudo isso e muito mais na Vila de Paranapiacaba, veja em nosso site www.paranapiacabaecotur.com
marcomonitor · Mogi das Cruzes, SP 26/7/2008 02:30Estou procurando uma casa para alugar no fim de semana dos dias 16/17 ou 30/31 de julho ou uma pousada que aceite cachorro, se alguém souber meu email é trginevro@gmail.com Obrigada!
TRGinevro · São Paulo, SP 6/7/2011 12:27Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!