Villa Nova Atlético Clube

Acervo do clube
Em 1913, o Villa Nova fazia 5 anos derrotando o Morro Velho Athletic Club
1
Sergio Rosa · Belo Horizonte, MG
18/1/2008 · 107 · 1
 

Existe um futebol à parte dos contratos multi mega milionários europeus, árabes e japoneses. As melhores histórias, causos e lendas desse esporte estão muitas vezes obscurecidas pelo jogo das celebridades e dos brincos de diamante.

A idéia desse guia é revelar parte do folclore do futebol (quase) anônimo brasileiro. Juntar memórias futebolísticas de um esporte que é popular graças a um número imenso de times, jogadores, torcedores, jornalistas, técnicos e juízes que muitas vezes não vêem a cor do dinheiro.

Para facilitar a busca pelas colaborações, adicione a tag "futebol-lado-b” para construirmos essa importante memória coletiva virtual.


O Villa Nova é conhecido como o Leão do Bonfim. É o maior time de futebol da pequena Nova Lima, que fica próxima a Belo Horizonte. Um time que se torna centenário em 2008 (o segundo mais antigo de Minas Gerais) e que participou de uma das finais mais lotadas no campeonato mineiro, contra o Cruzeiro, com mais de 130 mil torcedores no Mineirão.

Como outros times do interior de Minas Gerais, o Villa Nova teve o início da sua história ligada a imigrantes ingleses que trabalhavam nas mineradoras já espalhadas pelas montanhas do estado no início do século XX.

No início da sua história, a cidade de Nova Lima era chamada de Villa Nova de Lima, e daí vem o nome do clube.

-------------------

*continuação da legenda da foto principal:

Em pé, da esquerda para direita: Árbitro da partida, John Clemence, Willy Willians, Manoelzinho, dirigente e dirigente.

Agachados: Francisco Goulart, Eduardo Morgan e Albert Clemence

Sentados: Mário Morgan, João Moreira, Fritz Protzner, Raymundo Rodrigues e Antônio de Oliveira

onde fica
Atualmente o time disputa a série C do campeonato brasileiro e a série A do mineiro. Ocupa a posição 106 no ranking da CBF. Acompanhe a campanha do time na terceira divisão: http://www.villaontheroad.blogspot.com/
por que ir
O time foi um dos primeiros campeões mineiros, na década de 30, época de profissionalização do futebol. O Villa Nova foi tricampeão estadual em 1933/34 e 35.
quando ir
O time foi fundado em 1908, assim como um dos seus maiores rivais, o Atlético MG.
quem vai
De acordo com recente pesquisa do Datafolha, a torcida do Villa Nova é a terceira maior de Minas Gerais, lembrando que dados sobre torcidas de futebol são sempre questionáveis. Com o recente crescimento e bom desempenho do Ipatinga (que disputará a primeira divisão em 2008), o Villa Nova já pode começar a se preocupar com o crescimento da torcida do time do Vale do Aço.
website
http://villanovense.wordpress.com
contato
Nova Lima. Estádio Castor Cifuentes - “Alçapão do Bonfim” - Rua Major Felizardo, s/nº – Centro. Capacidade para 10 mil pessoas. telefone: 31 3541-4337

comentários feed

+ comentar
victorvapf
 

Parabens ! Me lembro do Anisio com o Mikika do Atletico no Independencia, o duelo era demais!

victorvapf · Belo Horizonte, MG 19/1/2008 14:51
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados