Visite o Forte de Copacabana

cristiane pingarilho
Forte Copacabana
1
crispinga · Nova Friburgo, RJ
12/6/2007 · 261 · 56
 

Este forte no alto de um rochedo, entre as praias de Copacabana e Ipanema, foi construído na época da transferência da capital do Brasil, que era Salvador, para a Cidade do Rio de Janeiro, em 1763.

Lá existia a igreja Nossa Senhora de Copacabana, cuja réplica da imagem da santa foi trazida da Bolívia pelos espanhóis, no século XIX. Tornou-se, então, a padroeira do bairro que acabou ganhando seu nome. Seu santuário fica às margens do Lago Titicaca, na cidade de Copacabana, Bolívia, construída pelos incas no período pré-colombiano.

Infelizmente a igrejinha foi demolida porque sua localização privilegiada, com ampla vista para a baía de Guanabara, era estratégica para a defesa da nossa costa contra os invasores estrangeiros. Somente em 1908 o Forte começou a ser edificado e levou mais de 6 anos em construção, para finalmente ser inaugurado em 1914.

Em 1922, ano de sucessão presidencial, Epitácio Pessoa nomeou um civil para o então Ministério da Guerra. Este ato foi o estopim do "Movimento Tenentista", provocando uma rebelião militar que acabou levando à prisão o Marechal Hermes da Fonseca, fundador do Forte. A revolta culminou com o levante do Forte de Copacabana e de outros quartéis, ficando o episódio conhecido como "Os dezoito do Forte". Após muita resistência e combate, os últimos revoltosos marcharam pela Avenida Atlântica, no dia 5 de julho, indo de encontro às tropas legais. Todos foram mortos, com exceção de Siqueira Campos e Eduardo Gomes, dois tenentes do exército, que sobreviveram. Os monumentos que homenageiam este fato histórico importante podem ser vistos nos famosos calçadões da praia de Copacabana.


Em 1971 o forte foi restaurado e reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional. Hoje está aberto à visitação e virou atração turística pois ali, além do Museu Histórico do Exército, acontecem exposições de arte, concertos de música clássica, corais, ciclo de leituras e eventos comemorativos.

onde fica
Fica na Avenida Atlântica, Posto 6, em Copacabana, Rio de janeiro, entre as praias de Copacabana e Ipanema.
por que ir
Para quem quer conhecer a história do Forte, gosta de visitar museus, aprecia exposições de Artes Plásticas, gosta de música clássica, corais, quer participar de ciclos de leituras ou simplesmente tomar um café da manhã a beira mar, com uma vista panorâmica da praia de Copacabana, na tradicional Confeitaria Colombo, que reabriu suas portas em grande estilo.
quando ir
Fins de semana ou conforme a programação mensal, que é distribuída na entrada do Forte. A visita a cúpula dos canhões é imperdível!
quem vai
Estudantes, pesquisadores, estagiários das áreas de Museologia, História e Restauração, artistas, músicos, turistas de todas as partes e cariocas de todos os bairros.
quanto custa
R$4,00 a entrada.
Estudantes e maiores de 60 anos pagam meia-entrada.
Maiores de 80 e menores de 10 anos não pagam.
website
www.fortecopacabana.ensino.eb.br
contato
Telefone: (021) 2287-3781

comentários feed

+ comentar
crispinga
 

Estou aberta as sugestões, observações, correções....
Bjk
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 10/6/2007 10:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Oi Cris, sou carioca e não conheço o Forte de Copacabana ainda - imperdoável! Mas pretendo corrigir essa falha em breve. :-)
Não sou boa em história e seu texto fez com que me interessasse por visitar o site do Forte. Aí, surgiram umas dúvidas...
Bom, lá diz que a construção do forte começou em 1908 (e só terminou seis anos depois), apesar de terem visto a necessidade de fortificações no local já em 1763.
Outra coisa, indo mais fundo na pesquisa que vc me estimulou a fazer, vi que o Movimento Tenentista - e a conseqüente Revolta dos 18 do Forte - não rolou só por causa da nomeação de um civil ao Ministério da Guerra, mas foi conseqüência de uma série de fatos (isso já indo além do site...). A nomeação teria sido a gota d`água, pelo que entendi. Posso estar erradíssima, claro.
Fora isso, um pequeno detalhe de edição: faltou um espaço entre o penúltimo e o último parágrafos.
Espero ter colaborado de alguma forma.
Valeu a dica, principalmente por me fazer buscar um pouco mais de nossa história.
Beijo.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 10/6/2007 13:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Oi Tetê
Cofesso que também não conhecia a história do Forte e o Movimento Tenentista à fundo. Você tem toda razão, a eleição de um civil para o Ministério da Guerra foi apenas o estopim do movimento tenentista. Por acaso o meu pai é militar e me ofereceu uma vasta literatura desse episódio, mas achei meio chato (e polêmico) e resolví apenas dar uma pincelada no assunto, já que queria falar do passeio. E despertar a curiosidade alheia desse fato histórico importante!
Ter-lhe motivado a vontade de conhecer o lugar e pesquisado a história já me fez muito feliz. Lá no Museu do Exército você a encontra bem explicadinha.
Realmente ficou uma lacuna da época da construção até a inauguração. Vou averiguar! rsrs
Quanto ao passeio, imperdível! Bom, bonito e barato!
Adorei sua colaboração!
BJK
Cris

respeito, com a visão dos militares, é claro.

crispinga · Nova Friburgo, RJ 10/6/2007 14:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Tetê, essa última frase saiu fora do contexto. O que queria dizer era que meu pai me deu uma literatura escrita por militares, com a visão deles. Pode ter sido um ato falho, mas não estou aqui para fazer apologia de nada e sempre fui contra a Ditadura Militar! Viva a democracia, onde podemos criticar o Lula, fazer piada, chamar os políticos de ladrões!
Bjk
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 10/6/2007 14:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Tetê Oliveira
 

Maravilha, Cris. Com certeza, vc despertou minha curiosidade.
Abs.

Tetê Oliveira · Nova Iguaçu, RJ 10/6/2007 17:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
CCorrales
 

Cris,
Muitas informações históricas, belas fotos, boa dica.
Gostei especialmente de suas fotos.
Apenas uma correção. Na legenda da foto "Café a beira mar": mudar para "Café à beira-mar".
Bjs

CCorrales · São Paulo, SP 11/6/2007 12:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Cíntia, minha linda!
Ainda bem que você apareceu porque nosso querido Joca continua no forró (rsrs)...Está certíssimo, estamos em junho e é tempo de FESTA! Tentei tirar essa dúvida aqui em casa mas você falou, está falado!
Bjk
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 11/6/2007 12:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Cris,

Interessante saber da existência desse forte. Me lembra meu trabalho já quase esquecido, como guia nas fortalezas da Ilha de Santa Catarina, aqui em Floripa. Se a memória não me engana, a construção aqui começou pela fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, na ilha de Anhatomirim, por ordem do brigadeiro José da Silva Paes, também primeiro governador de Santa Catarina. O ano foi 1738. O sistema defensivo daqui chegou a contar com 12 fortes. Os que persistem até hoje e são pontos turísticos são Santa Cruz (já citado), Santo Antônio (na ilha de Ratones Grande) e São José da Ponta Grossa, na própria Ilha de Santa Catarina, entre as praias de Daniela e Jurerê.

Me inspirou a em algum momento fazer uma colaboração para o guia a respeito.

Agora, uns detalhes da tua colaboração. Nenhum erro crasso, só duas crases ausentes:

"Seu santuário fica ás margens do Lago Titicaca, na cidade de Copacabana, Bolívia, construída pelos incas no período pré-colombiano."


"...indo de encontro às tropas legais."

Foi inevitável lembrar do livro que acabei de ler esta madrugada, do José Saramago, A História do Cerco de Lisboa, genial.

Um abraço,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 11/6/2007 12:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Acabei de ver que saiu errada a minha crase em às margens, acabou ficando um acento agudo... considera crase, por favor... (e faltou também o negrito na outra frase, mas acho que dá pra entender...)

Outro abraço,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 11/6/2007 12:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Felipe,
Valeu sua colaboração. Aqui no Rio temos vários fortes pra conhecer, a Fortaleza de São João, onde Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro. Em Niterói, o Forte Santa Cruz, o Forte Rio Branco e o Forte Imbuí. A baía de Guanabara era muito cobiçada pelos invasores estrangeiros, como você sabe!
Preciso estudar o uso de crases, meu "editor oficial" vai acabar me dando de presente um livro de gramática!
Obrigada pela atenção e quando precisar de um "help", sua ajuda será muito bem vinda!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 11/6/2007 12:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Valeu, Cris!

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 11/6/2007 13:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Desculpa a chatice, mas na segunda frase a crase continua faltando. Copio e destaco o ponto (é no quarto parágrafo):

"Após muita resistência e combate, os últimos revoltosos marcharam pela Avenida Atlântica, no dia 5 de julho, indo de encontro às tropas legais."

Agora sim.

Até já,
Felipe

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 11/6/2007 13:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Corretíssimo, Felipe!
bjk
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 11/6/2007 13:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Obrer
 

Na verdade, por mim, as crases não precisariam existir, mas já que existem...

Felipe Obrer · Florianópolis, SC 11/6/2007 13:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Andam dizendo por aí que haverá uma nova reforma na nossa gramática. Abaixo as crases e os tremas (ainda existem?). Se para nós já é difícil, imagina para os gringos!

Bjk
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 11/6/2007 13:21
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Agenor
 

Olá Cris,
Super interessante a história deste Forte.. nos leva a fatos históricos vividos pelo país (perdoe-me a ignorância) que desconhecia.
Parabéns por estar nos desvendando os pontos turísticos e culturais do Rio os quais espero um dia poder visitá-los.
Bjs
Agenor

Agenor · Aquidauana, MS 11/6/2007 18:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Agenor
 

Voltei pra votar

Abraços
Agenor

Agenor · Aquidauana, MS 11/6/2007 21:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Valeu, querido!
bjk
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 11/6/2007 21:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Beleza, Cris!
Estamos construindo um Guia que com coisas que a maioria dos cariocas não conhece!

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 12/6/2007 08:53
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Egeu Laus
 

Sobrou um "que" aí em cima, Cris. Aproveita em alguma outra frase sua... : ))

Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 12/6/2007 09:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

"Que" isso, Egueu, você é meu mestre!
BJK
CRIS

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/6/2007 11:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
CCorrales
 

Ih, Cris, quando procurei na fila de votação não estava mais! Passou com louvor sem meus 7 overpontos.
Bjs

CCorrales · São Paulo, SP 12/6/2007 11:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Oi minha linda,
O trabalho é nosso, a quatro, a seis ,a oito mãos e quem mais chegar!
bjk
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/6/2007 12:01
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fê Pavanello
 

Adorei, Cris!
Não conheço praticamente nada do Rio e isso aguçou minha curiosidade!
Valeu pelo convite!
Cheguei depois da votação, mas dou meu voto também!
Beijão!

Fê Pavanello · Brasília, DF 12/6/2007 12:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Fê,
Obrigada pelo voto, deixei um recado pra você na fila de edição! Você veio de onde, menina? Faz o que aí em "Candangópolis" ?
Bjk
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/6/2007 13:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
pedrofvieira
 

Adorei a visita ao forte. Me ajudou a entender melhor o "Movimento Tenentista"... uma aula de história ao vivo.
A vista da praia também em sem igual.

pedrofvieira · Campina Grande, PB 12/6/2007 13:07
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
pedrofvieira
 

Ops. corrigindo: "A vista da praia também é sem igual."

pedrofvieira · Campina Grande, PB 12/6/2007 13:08
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Valeu Pedro,
Sua cidade deve estar em festa! Viva as Festas Juninas!
Bjk
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/6/2007 13:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fê Pavanello
 

Hahahaha
Candangópolis!?! Adorei! Hahahahaha
Vim de São Paulo há pouco mais de um ano a trabalho... O céu dessa cidade foi o que me tranquilizou nos promeiros meses... Apaixonei-me por ele!
Beijos

Fê Pavanello · Brasília, DF 12/6/2007 15:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Marluce Freire Nascasbez
 

Crispinga,

Olha eu aqui gente em pleno Forte de Copacabana e em Carnaíba ALTO SERTÂO DO PAJEÚ isso é obra de minha querida Crispinga!

Belo trabalho!

Marluce

Marluce Freire Nascasbez · Carnaíba, PE 12/6/2007 15:36
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
jjLeandro
 

Beleza, a vontade que deu foi de estar lá agora, jogando conversa fora e bebericando naquelas mesinha à beira-mar.

abcs

jjLeandro · Araguaína, TO 12/6/2007 15:49
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querida Cris:
Demorei mas cheguei.Para dizer que ficou excelente o seu texto. Acho que com esta sua decisão de mostrar o que o Rio tem de bom até para os cariocas (vide a Tetê) você vai acabar fazendo o guia turístico da Riotur.
parabéns! je suis enchanté , Mademoisele
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
PS Já quanto à crase, embora não tenha sido feita para humilhar ninguém, como disse, se não me engano, o Fernando Sabino, não desaparecerá seja qual for a reforma gramatical que se faça pois, se abolirem a crase, terão de dar um jeito de abolir o ao, seu corolário masculino.

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 12/6/2007 17:03
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Raquell
 

mais q 1texto,eu diria quese1exposiçao.rsrsrs...sonho em visitar o lado belo do Rio,"belo" pq infelisment todos os estados possuem 1lado nao muito belo.parabens pla divulgaçao do seu estado!!!!!

Raquell · Capim Grosso, BA 12/6/2007 19:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
carlos magno
 

Que beleza amiga Crispinga,
Você fez um trabalho magnífico. O Forte de Copacabana é um Ponto de atração turística muito interessante para os nossos visitantes. Meus sinceros aplausos pela importantíssima aula de história do nosso Rio de Janeiro, esta cidade maravilhosa amada por todos os brasileiros e estranjeiros também. Beijos.
Carlos Magno.

carlos magno · Rio de Janeiro, RJ 12/6/2007 19:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
carlos magno
 

Oi Crispinga´
Voltei ,apenas para votar, que acabei me esquecendo, ok? Beijos.
Carlos MAgno.

carlos magno · Rio de Janeiro, RJ 12/6/2007 19:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Queridos BJoca, Leandro, Marluce linda, Fê de Candangópolis (rsrs), Raquell e poeta Carlos( que quase me fez chorar de emoção no dia dos namorados!)
Fantástico podermos conhecer o Brasil assim, falar de cultura, de história, de turismo, de poesia e tantas coisas mais deste imenso e diversificado país!
Parabéns , mais uma vez , para os idealizadores e pela paciência dos "editores"! Esse Overmundo vai looooonge!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 13/6/2007 00:47
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AULINHA.com.br
 

Quando me alistei no Exército, o fiz no Forte de Copacabana. Que decepção! Me mandaram pra Brigada de Pára-quedistas. Pensei que fosse servir no Forte, tirando fotos aos turistas dali. hehehehe

AULINHA.com.br · Afeganistão , WW 14/6/2007 23:10
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Aulinha,
Que bom que você compreendeu meus comentários. Acabei colocando sua amiga na maior "Saia Justa", mas agora está tudo bem. Vou precisar dos seus ensinamentos, quero aprender a usar data-show. A gente se fala por e-mail! Obrigada pela atenção e mais uma vez desculpe-me o tom irônico! Gosto muito de CG! Acho que rolou um ciúmes...Mas tudo passa, tudo sempre passará...Já dizia Lulu Santos! Legal vc ter ido para Brigada de Paraquedistas. Saltar de paraquedas é um dos meus sonhos. Quase fiz um curso aí com um médico da Cassi, esquecí o nome dele agora! É um instrutor bem conhecido! Anyway, que bom que ficamos amigos!
BJK
CRIS

crispinga · Nova Friburgo, RJ 15/6/2007 00:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
AULINHA.com.br
 

Uma observação: não saltei de pára-quedas. Fui mandado pra Brigada de PQD e lá "dei um jeito" de ir embora do Rio pra Brasília sendo dispensado por excesso de contingente, daí morei 15 anos em BSB. Melhor corrigir aqui antes que comece a receber comentários de para-quedistas, hehehe.
CONTRA O SERV. MILITAR E O VOTO OBRIGATÓRIO!!!

AULINHA.com.br · Afeganistão , WW 15/6/2007 08:36
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Aulinha,
Também fui morar em Brasília "compulsóriamente" ! Que pena você não ter aproveitado o PQD, eu aproveitaria para fazer uns esportes radicais... 15 anos de BSB, ninguém merece! Com todo respeito aos "candangos", é porque fiquei "exilada" lá em plena adolescência, Bsb ainda em construção...Enfim, agora virou uma bela cidade! Tenho irmãs , primas e sobrinhos lá que amam a cidade."O que seria do azul se todos gostassem de amarelo"?
Vou te mandar um e-mail para ver se você pode me ajudar com o data-show,ok?
BJK amigo,
E sucesso para o novo point. Não esquece de colocar umas fotos quando estiver "bombando"!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 15/6/2007 10:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Obrigada pela correção: Pára-queda! Meu "editor oficial" não me perdoaria!
Bjk

crispinga · Nova Friburgo, RJ 15/6/2007 12:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Pára-quedas!!!!! Agora foi...

crispinga · Nova Friburgo, RJ 15/6/2007 12:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
AULINHA.com.br
 

QUEM é esse "editor oficial"?
É que como vc. disse "compulsÓriamente" acentuado deve ser bem compulsório mesmo, hein... e não voluntário, hehehehe
O Editor Oficial é o....???

AULINHA.com.br · Afeganistão , WW 19/6/2007 02:42
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querido Aulinha:
O Editor oficial da Cris sou eu. Algum problema?
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 19/6/2007 06:44
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Maria Lúcia Medeiros Teixeira
 

Cris,
Olha eu aqui te mandando um recado depois daquele "baita" susto que levei. Incrível como você tem se saído bem como fotógrafa, parabéns!! Olha, evitei ter que usar crase...
Um beijo

Maria Lúcia Medeiros Teixeira · Campo Grande, MS 19/6/2007 14:48
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
linney
 

Amo esta cidade,e gostei de saber...

linney · Canoas, RS 19/6/2007 18:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
linney
 

Amei aquela florzinha do seu jardim(no perfil)!

linney · Canoas, RS 19/6/2007 18:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Obrigada, Linney!
Por acaso aquela foto "florzinha" foi tirada em Gramado, RS, na época do Natal! Amei as Serras Gaúchas!
BJK
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 19/6/2007 23:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
AULINHA.com.br
 

Joca, eu não sabia quem era o Editor Oficial. Já que vc. perguntou nessa colaboração da Cristiane Pingarrilho se tem algum problema, fique à vontade. Apenas perguntei. Quando disse com "...???" quis dizer qualquer pessoa, pra incentivar a ela dizer. Nem sabia de vc, pois não li nenhum comentário seu até então.

Quanto ao compulsoriamente acentuado, vale lembrar que ela postou esse recado no meu mural e lá está. E realmente, compulsório está correto, o que não vem correto é compulsoriamente acentuado.

Não vamos alongar aqui, já que o assunto é o Forte de Copacabana. Pra não alongar mais, enviei mensagem no e-mail seu, Joca e Cristiane Pingarrilho.

AULINHA.com.br · Afeganistão , WW 20/6/2007 10:55
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Queridos Cris e Aulinha:
Desculpe a franqueza, mas vocês estão fazendo render uma bobagem.
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
PS Citando o piauiense Torquato Neto: Eu só quero saber o que pode dar certo, não tenho tempo a perder!

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 20/6/2007 11:16
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AULINHA.com.br
 

Seta verde pra vc, Joca. (A 1ª seta verde minha dessa colaboração)

Seta verde sem puxar saco, nem IRONIA como sua EDITADA OFICIAL me acusou, mas não aceito desaforo. Sou sincero ao máximo e não é qualquer geminiana que me tira do sério, pois meu pai foi geminiano, europeu e militar e super rigoroso. Serei rigoroso aqui. Conheço meus direitos.
Aliás, Bonnie & Clyde também eram.
Bom dia ao povo de Oeiras.

AULINHA.com.br · Afeganistão , WW 20/6/2007 11:36
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

Visitem o FORTE COPACABANA!
Beijos e abraços para todos que colaboram e gostaram.
Que a paz reine e os ânimos serenem!
Bjs
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 20/6/2007 16:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

Querida Cris:
É como eu sempre digo e não me canso de dizer, você é linda!
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 20/6/2007 16:20
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
IMAGENS DE GESSO. VAREJO E ATACADO. (21)24451929
 

VER O POSTO SEIS DA PONTA DO FORTE É MUITO SHOW DE BOLA!!!!

MAGAVILHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

IMAGENS DE GESSO. VAREJO E ATACADO. (21)24451929 · Rio de Janeiro, RJ 26/6/2008 22:57
sua opinião: subir
crispinga
 

Comemorei os 11 anos da minha filha na Confeitaria Colombo do Forte. O cenário é deslumbrante!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 27/6/2008 07:20
sua opinião: subir
Guilherme Mattoso
 

oi cris. nota 10 a dica! vale lembrar que na última foto, entre as ruínas e o arpoador está a Praia do Diabo, mítica entre surfistas desde os primórdios do esporte no Brasil.

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 13/2/2009 08:44
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Entrada do Forte zoom
Entrada do Forte
zoom
"Soldadinho de Chumbo"
Café à beira-mar zoom
Café à beira-mar
Turistas e visitante famoso: o zoom
Turistas e visitante famoso: o "Casseta", Hélio de La Peña
Reprodução em bronze da foto histórica dos zoom
Reprodução em bronze da foto histórica dos "Dezoito do Forte"
Ruínas do Forte com a Pedra do Arpoador ao fundo zoom
Ruínas do Forte com a Pedra do Arpoador ao fundo

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados