Este forte no alto de um rochedo, entre as praias de Copacabana e Ipanema, foi construÃdo na época da transferência da capital do Brasil, que era Salvador, para a Cidade do Rio de Janeiro, em 1763.
Lá existia a igreja Nossa Senhora de Copacabana, cuja réplica da imagem da santa foi trazida da BolÃvia pelos espanhóis, no século XIX. Tornou-se, então, a padroeira do bairro que acabou ganhando seu nome. Seu santuário fica à s margens do Lago Titicaca, na cidade de Copacabana, BolÃvia, construÃda pelos incas no perÃodo pré-colombiano.
Infelizmente a igrejinha foi demolida porque sua localização privilegiada, com ampla vista para a baÃa de Guanabara, era estratégica para a defesa da nossa costa contra os invasores estrangeiros. Somente em 1908 o Forte começou a ser edificado e levou mais de 6 anos em construção, para finalmente ser inaugurado em 1914.
Em 1922, ano de sucessão presidencial, Epitácio Pessoa nomeou um civil para o então Ministério da Guerra. Este ato foi o estopim do "Movimento Tenentista", provocando uma rebelião militar que acabou levando à prisão o Marechal Hermes da Fonseca, fundador do Forte. A revolta culminou com o levante do Forte de Copacabana e de outros quartéis, ficando o episódio conhecido como "Os dezoito do Forte". Após muita resistência e combate, os últimos revoltosos marcharam pela Avenida Atlântica, no dia 5 de julho, indo de encontro às tropas legais. Todos foram mortos, com exceção de Siqueira Campos e Eduardo Gomes, dois tenentes do exército, que sobreviveram. Os monumentos que homenageiam este fato histórico importante podem ser vistos nos famosos calçadões da praia de Copacabana.
Em 1971 o forte foi restaurado e reconhecido como Patrimônio Histórico Nacional. Hoje está aberto à visitação e virou atração turÃstica pois ali, além do Museu Histórico do Exército, acontecem exposições de arte, concertos de música clássica, corais, ciclo de leituras e eventos comemorativos.
Estou aberta as sugestões, observações, correções....
Bjk
Cris
Oi Cris, sou carioca e não conheço o Forte de Copacabana ainda - imperdoável! Mas pretendo corrigir essa falha em breve. :-)
Não sou boa em história e seu texto fez com que me interessasse por visitar o site do Forte. AÃ, surgiram umas dúvidas...
Bom, lá diz que a construção do forte começou em 1908 (e só terminou seis anos depois), apesar de terem visto a necessidade de fortificações no local já em 1763.
Outra coisa, indo mais fundo na pesquisa que vc me estimulou a fazer, vi que o Movimento Tenentista - e a conseqüente Revolta dos 18 do Forte - não rolou só por causa da nomeação de um civil ao Ministério da Guerra, mas foi conseqüência de uma série de fatos (isso já indo além do site...). A nomeação teria sido a gota d`água, pelo que entendi. Posso estar erradÃssima, claro.
Fora isso, um pequeno detalhe de edição: faltou um espaço entre o penúltimo e o último parágrafos.
Espero ter colaborado de alguma forma.
Valeu a dica, principalmente por me fazer buscar um pouco mais de nossa história.
Beijo.
Oi Tetê
Cofesso que também não conhecia a história do Forte e o Movimento Tenentista à fundo. Você tem toda razão, a eleição de um civil para o Ministério da Guerra foi apenas o estopim do movimento tenentista. Por acaso o meu pai é militar e me ofereceu uma vasta literatura desse episódio, mas achei meio chato (e polêmico) e resolvà apenas dar uma pincelada no assunto, já que queria falar do passeio. E despertar a curiosidade alheia desse fato histórico importante!
Ter-lhe motivado a vontade de conhecer o lugar e pesquisado a história já me fez muito feliz. Lá no Museu do Exército você a encontra bem explicadinha.
Realmente ficou uma lacuna da época da construção até a inauguração. Vou averiguar! rsrs
Quanto ao passeio, imperdÃvel! Bom, bonito e barato!
Adorei sua colaboração!
BJK
Cris
respeito, com a visão dos militares, é claro.
Tetê, essa última frase saiu fora do contexto. O que queria dizer era que meu pai me deu uma literatura escrita por militares, com a visão deles. Pode ter sido um ato falho, mas não estou aqui para fazer apologia de nada e sempre fui contra a Ditadura Militar! Viva a democracia, onde podemos criticar o Lula, fazer piada, chamar os polÃticos de ladrões!
Bjk
Cris
Maravilha, Cris. Com certeza, vc despertou minha curiosidade.
Abs.
Cris,
Muitas informações históricas, belas fotos, boa dica.
Gostei especialmente de suas fotos.
Apenas uma correção. Na legenda da foto "Café a beira mar": mudar para "Café à beira-mar".
Bjs
CÃntia, minha linda!
Ainda bem que você apareceu porque nosso querido Joca continua no forró (rsrs)...Está certÃssimo, estamos em junho e é tempo de FESTA! Tentei tirar essa dúvida aqui em casa mas você falou, está falado!
Bjk
Cris
Cris,
Interessante saber da existência desse forte. Me lembra meu trabalho já quase esquecido, como guia nas fortalezas da Ilha de Santa Catarina, aqui em Floripa. Se a memória não me engana, a construção aqui começou pela fortaleza de Santa Cruz do Anhatomirim, na ilha de Anhatomirim, por ordem do brigadeiro José da Silva Paes, também primeiro governador de Santa Catarina. O ano foi 1738. O sistema defensivo daqui chegou a contar com 12 fortes. Os que persistem até hoje e são pontos turÃsticos são Santa Cruz (já citado), Santo Antônio (na ilha de Ratones Grande) e São José da Ponta Grossa, na própria Ilha de Santa Catarina, entre as praias de Daniela e Jurerê.
Me inspirou a em algum momento fazer uma colaboração para o guia a respeito.
Agora, uns detalhes da tua colaboração. Nenhum erro crasso, só duas crases ausentes:
"Seu santuário fica ás margens do Lago Titicaca, na cidade de Copacabana, BolÃvia, construÃda pelos incas no perÃodo pré-colombiano."
"...indo de encontro às tropas legais."
Foi inevitável lembrar do livro que acabei de ler esta madrugada, do José Saramago, A História do Cerco de Lisboa, genial.
Um abraço,
Felipe
Acabei de ver que saiu errada a minha crase em às margens, acabou ficando um acento agudo... considera crase, por favor... (e faltou também o negrito na outra frase, mas acho que dá pra entender...)
Outro abraço,
Felipe
Felipe,
Valeu sua colaboração. Aqui no Rio temos vários fortes pra conhecer, a Fortaleza de São João, onde Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro. Em Niterói, o Forte Santa Cruz, o Forte Rio Branco e o Forte ImbuÃ. A baÃa de Guanabara era muito cobiçada pelos invasores estrangeiros, como você sabe!
Preciso estudar o uso de crases, meu "editor oficial" vai acabar me dando de presente um livro de gramática!
Obrigada pela atenção e quando precisar de um "help", sua ajuda será muito bem vinda!
Desculpa a chatice, mas na segunda frase a crase continua faltando. Copio e destaco o ponto (é no quarto parágrafo):
"Após muita resistência e combate, os últimos revoltosos marcharam pela Avenida Atlântica, no dia 5 de julho, indo de encontro às tropas legais."
Agora sim.
Até já,
Felipe
CorretÃssimo, Felipe!
bjk
Cris
Na verdade, por mim, as crases não precisariam existir, mas já que existem...
Andam dizendo por aà que haverá uma nova reforma na nossa gramática. Abaixo as crases e os tremas (ainda existem?). Se para nós já é difÃcil, imagina para os gringos!
Bjk
Cris
Olá Cris,
Super interessante a história deste Forte.. nos leva a fatos históricos vividos pelo paÃs (perdoe-me a ignorância) que desconhecia.
Parabéns por estar nos desvendando os pontos turÃsticos e culturais do Rio os quais espero um dia poder visitá-los.
Bjs
Agenor
Voltei pra votar
Abraços
Agenor
Valeu, querido!
bjk
Cris
Beleza, Cris!
Estamos construindo um Guia que com coisas que a maioria dos cariocas não conhece!
Sobrou um "que" aà em cima, Cris. Aproveita em alguma outra frase sua... : ))
Egeu Laus · Rio de Janeiro, RJ 12/6/2007 09:22
"Que" isso, Egueu, você é meu mestre!
BJK
CRIS
Ih, Cris, quando procurei na fila de votação não estava mais! Passou com louvor sem meus 7 overpontos.
Bjs
Oi minha linda,
O trabalho é nosso, a quatro, a seis ,a oito mãos e quem mais chegar!
bjk
Cris
Adorei, Cris!
Não conheço praticamente nada do Rio e isso aguçou minha curiosidade!
Valeu pelo convite!
Cheguei depois da votação, mas dou meu voto também!
Beijão!
Fê,
Obrigada pelo voto, deixei um recado pra você na fila de edição! Você veio de onde, menina? Faz o que aà em "Candangópolis" ?
Bjk
Cris
Adorei a visita ao forte. Me ajudou a entender melhor o "Movimento Tenentista"... uma aula de história ao vivo.
A vista da praia também em sem igual.
Ops. corrigindo: "A vista da praia também é sem igual."
pedrofvieira · Campina Grande, PB 12/6/2007 13:08
Valeu Pedro,
Sua cidade deve estar em festa! Viva as Festas Juninas!
Bjk
Cris
Hahahaha
Candangópolis!?! Adorei! Hahahahaha
Vim de São Paulo há pouco mais de um ano a trabalho... O céu dessa cidade foi o que me tranquilizou nos promeiros meses... Apaixonei-me por ele!
Beijos
Crispinga,
Olha eu aqui gente em pleno Forte de Copacabana e em CarnaÃba ALTO SERTÂO DO PAJEÚ isso é obra de minha querida Crispinga!
Belo trabalho!
Marluce
Beleza, a vontade que deu foi de estar lá agora, jogando conversa fora e bebericando naquelas mesinha à beira-mar.
abcs
Querida Cris:
Demorei mas cheguei.Para dizer que ficou excelente o seu texto. Acho que com esta sua decisão de mostrar o que o Rio tem de bom até para os cariocas (vide a Tetê) você vai acabar fazendo o guia turÃstico da Riotur.
parabéns! je suis enchanté , Mademoisele
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
PS Já quanto à crase, embora não tenha sido feita para humilhar ninguém, como disse, se não me engano, o Fernando Sabino, não desaparecerá seja qual for a reforma gramatical que se faça pois, se abolirem a crase, terão de dar um jeito de abolir o ao, seu corolário masculino.
mais q 1texto,eu diria quese1exposiçao.rsrsrs...sonho em visitar o lado belo do Rio,"belo" pq infelisment todos os estados possuem 1lado nao muito belo.parabens pla divulgaçao do seu estado!!!!!
Raquell · Capim Grosso, BA 12/6/2007 19:09
Que beleza amiga Crispinga,
Você fez um trabalho magnÃfico. O Forte de Copacabana é um Ponto de atração turÃstica muito interessante para os nossos visitantes. Meus sinceros aplausos pela importantÃssima aula de história do nosso Rio de Janeiro, esta cidade maravilhosa amada por todos os brasileiros e estranjeiros também. Beijos.
Carlos Magno.
Oi Crispinga´
Voltei ,apenas para votar, que acabei me esquecendo, ok? Beijos.
Carlos MAgno.
Queridos BJoca, Leandro, Marluce linda, Fê de Candangópolis (rsrs), Raquell e poeta Carlos( que quase me fez chorar de emoção no dia dos namorados!)
Fantástico podermos conhecer o Brasil assim, falar de cultura, de história, de turismo, de poesia e tantas coisas mais deste imenso e diversificado paÃs!
Parabéns , mais uma vez , para os idealizadores e pela paciência dos "editores"! Esse Overmundo vai looooonge!
Quando me alistei no Exército, o fiz no Forte de Copacabana. Que decepção! Me mandaram pra Brigada de Pára-quedistas. Pensei que fosse servir no Forte, tirando fotos aos turistas dali. hehehehe
AULINHA.com.br · Afeganistão , WW 14/6/2007 23:10
Aulinha,
Que bom que você compreendeu meus comentários. Acabei colocando sua amiga na maior "Saia Justa", mas agora está tudo bem. Vou precisar dos seus ensinamentos, quero aprender a usar data-show. A gente se fala por e-mail! Obrigada pela atenção e mais uma vez desculpe-me o tom irônico! Gosto muito de CG! Acho que rolou um ciúmes...Mas tudo passa, tudo sempre passará...Já dizia Lulu Santos! Legal vc ter ido para Brigada de Paraquedistas. Saltar de paraquedas é um dos meus sonhos. Quase fiz um curso aà com um médico da Cassi, esquecà o nome dele agora! É um instrutor bem conhecido! Anyway, que bom que ficamos amigos!
BJK
CRIS
Uma observação: não saltei de pára-quedas. Fui mandado pra Brigada de PQD e lá "dei um jeito" de ir embora do Rio pra BrasÃlia sendo dispensado por excesso de contingente, daà morei 15 anos em BSB. Melhor corrigir aqui antes que comece a receber comentários de para-quedistas, hehehe.
CONTRA O SERV. MILITAR E O VOTO OBRIGATÓRIO!!!
Aulinha,
Também fui morar em BrasÃlia "compulsóriamente" ! Que pena você não ter aproveitado o PQD, eu aproveitaria para fazer uns esportes radicais... 15 anos de BSB, ninguém merece! Com todo respeito aos "candangos", é porque fiquei "exilada" lá em plena adolescência, Bsb ainda em construção...Enfim, agora virou uma bela cidade! Tenho irmãs , primas e sobrinhos lá que amam a cidade."O que seria do azul se todos gostassem de amarelo"?
Vou te mandar um e-mail para ver se você pode me ajudar com o data-show,ok?
BJK amigo,
E sucesso para o novo point. Não esquece de colocar umas fotos quando estiver "bombando"!
Obrigada pela correção: Pára-queda! Meu "editor oficial" não me perdoaria!
Bjk
Pára-quedas!!!!! Agora foi...
crispinga · Nova Friburgo, RJ 15/6/2007 12:51
QUEM é esse "editor oficial"?
É que como vc. disse "compulsÓriamente" acentuado deve ser bem compulsório mesmo, hein... e não voluntário, hehehehe
O Editor Oficial é o....???
Querido Aulinha:
O Editor oficial da Cris sou eu. Algum problema?
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
Cris,
Olha eu aqui te mandando um recado depois daquele "baita" susto que levei. IncrÃvel como você tem se saÃdo bem como fotógrafa, parabéns!! Olha, evitei ter que usar crase...
Um beijo
Amo esta cidade,e gostei de saber...
linney · Canoas, RS 19/6/2007 18:30Amei aquela florzinha do seu jardim(no perfil)!
linney · Canoas, RS 19/6/2007 18:34
Obrigada, Linney!
Por acaso aquela foto "florzinha" foi tirada em Gramado, RS, na época do Natal! Amei as Serras Gaúchas!
BJK
Cris
Joca, eu não sabia quem era o Editor Oficial. Já que vc. perguntou nessa colaboração da Cristiane Pingarrilho se tem algum problema, fique à vontade. Apenas perguntei. Quando disse com "...???" quis dizer qualquer pessoa, pra incentivar a ela dizer. Nem sabia de vc, pois não li nenhum comentário seu até então.
Quanto ao compulsoriamente acentuado, vale lembrar que ela postou esse recado no meu mural e lá está. E realmente, compulsório está correto, o que não vem correto é compulsoriamente acentuado.
Não vamos alongar aqui, já que o assunto é o Forte de Copacabana. Pra não alongar mais, enviei mensagem no e-mail seu, Joca e Cristiane Pingarrilho.
Queridos Cris e Aulinha:
Desculpe a franqueza, mas vocês estão fazendo render uma bobagem.
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
PS Citando o piauiense Torquato Neto: Eu só quero saber o que pode dar certo, não tenho tempo a perder!
Seta verde pra vc, Joca. (A 1ª seta verde minha dessa colaboração)
Seta verde sem puxar saco, nem IRONIA como sua EDITADA OFICIAL me acusou, mas não aceito desaforo. Sou sincero ao máximo e não é qualquer geminiana que me tira do sério, pois meu pai foi geminiano, europeu e militar e super rigoroso. Serei rigoroso aqui. Conheço meus direitos.
Aliás, Bonnie & Clyde também eram.
Bom dia ao povo de Oeiras.
Visitem o FORTE COPACABANA!
Beijos e abraços para todos que colaboram e gostaram.
Que a paz reine e os ânimos serenem!
Bjs
Cris
Querida Cris:
É como eu sempre digo e não me canso de dizer, você é linda!
beijos e abraços
do Joca Oeiras, o anjo andarilho
VER O POSTO SEIS DA PONTA DO FORTE É MUITO SHOW DE BOLA!!!!
MAGAVILHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Comemorei os 11 anos da minha filha na Confeitaria Colombo do Forte. O cenário é deslumbrante!
crispinga · Nova Friburgo, RJ 27/6/2008 07:20oi cris. nota 10 a dica! vale lembrar que na última foto, entre as ruÃnas e o arpoador está a Praia do Diabo, mÃtica entre surfistas desde os primórdios do esporte no Brasil.
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 13/2/2009 08:44Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!