'Watchmen e a Teoria do Caos'

1
Carol Assis · São Paulo, SP
27/5/2006 · 50 · 0
 

Gian Danton desfia a revolucionária história em quadrinhos Watchmen em um estudo publicado pela editora independente Marca de Fantasia.
No livreto 'Watchmen e a teoria do caos' (Coleção Quiosque - volume 13; formato: 12 x 18 cm; 84 páginas), o quadrinhista e pesquisador mestre em comunicação científica e tecnológica pela Universidade Metodista de São Paulo, mostra diversas passagens da famosa HQ de Alan Moore e Dave Gibbons, onde podemos encontrar aspectos da teoria do caos e também de teorias da comunicação.
Pra quem nunca ouviu falar de teoria do caos, ela está relacionada a não-linearidade da natureza, ao chamado "efeito borboleta", ou seja, a interferência de pequenos fatos em grandes acontecimentos. O mesmo princípio utilizado em filmes como 'Corra Lola, Corra!' e 'Efeito Borboleta'.
Através do estudo de geometria fractal, cientistas descobriram que pequenas mudanças alteravam a configuração do todo e aplicaram a observação a várias situações e Alan Moore, em Watchmen, busca representar as mudanças que a existência de super-heróis pode trazer ao mundo real.

onde fica
A obra pode ser adquirida junto à editora, pelo e-mail contato@marcadefantasia.com.br
web: www.marcadefantasia.com.br
por que ir
O estudo de Gian faz também uma retrospectiva sobre o trabalho do desenhista e do autor e proporciona novas leituras sobre a obra, estimulando fãs da série a fazer uma releitura.
quanto custa
R$ 10.
website
http://www.blogger.com/profile/16015725

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados