Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Westfália-RS - Sapato de Pau

Memorial da Aepan-ONG
Prédio em estilo enxaimel
1
Aepan · Estrela, RS
9/5/2008 · 116 · 8
 

Westfália-RS
Fonte: Memorial da Aepan-ONG

Westfália originou-se da área desmembrada dos município gaúchos de Teutônia e Imigrante. O nome é uma homenagem aos imigrantes alemães, na maioria originária da região de Wstphalen, na Alemanha, que chegaram ao local por volta de 1869 e falavam o dialeto Sapato de Pau, ainda hoje muito difundido entre os moradores da localidade. Do trabalho e da integração desses imigrantes, junto com os italianos, lusos e negros, resultou o progresso e o desenvolvimento que transformou o município em potencial turístico, cultural e econômico no Vale do Taquari, região do estado do Rio Grande do Sul.
Westfália se destaca no cenário regional pela extensa programação em seu calendário de eventos, em sua grande maioria relacionada com a cultura alemã. Para isso o município conta com grupos de danças, diversas sociedades de cantores, corais, grupos do lar e clube de mães.
Além das casas enxaimel e da paisagem que fica entre serras e vales ressalta-se a igreja centenária de Linha Frank (IECLB) onde foi batizado Ernesto Geisel, Presidente do Brasil na década de 70.
A principal atividade econômica é a agropecuária: bovinocultura, suinocultura, avicultura, produção de ovos e leite. Também se destaca a produção de milho, grande produtividade por hectare. Na indústria o setor da alimentação é o mais importante.
A qualidade de vida IDH é um dos melhores do Brasil.

Airton Engster dos Santos

onde fica
Westfália - RS

Contagem da População 2007 2.716
Área da unidade territorial (km²) 64

O município é integrado pelas localidades de Linha Frank, Linha Schmidt, Berlim, Picada Moltke, Picada Bismark, Picada Horst, Köln e Linha Paissandu (antigamente conhecido por Picada Krupp), colonizada a partir de 1869.
por que ir
Quando chegaram à região, a partir de 1869, os imigrantes alemães, em especial os oriundos da Westfália, trouxeram consigo costumes e tradições que os descendentes mantiveram ao longo dos anos, representando hoje parte da cultura westfaliana. Não menos importantes, também outras etnias se inserem nessa cultura, como a italiana, a africana e a portuguesa.
quando ir
Em qualquer tempo de janeiro a dezembro, o povo da Westfália é acolhedor e hospitaleiro.
quem vai
Pessoas que procuram locais onde a arquitetura, música, dança, culinária e outros aspectos culturais dos imigrantes europeus é cuidadosamente mantido ao longo do tempo.
website
aepan@bol.com.br

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Oi Airton,
Que beleza essa cidade e que maravilha essa sua participação no Guia, com esta nota tão bem feita e com imagens lindas. Dei uma olhada no teu perfil (até para entender o que significa a sigla Aepan). Achei a proposta da ONG muito interessante. Talvez pudesse ser interessante você contar sobre a experiência da ONG em um texto no Overblog, contando sobretudo como está sendo esse processo de digitalização do acervo. Abraço!

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 7/5/2008 15:56
sua opinião: subir
Aepan
 

Helena: Muito obrigado pelas palavras de incentivo. Na verdade procuramos divulgar os aspectos cultuarais da nossa região no Vale do Taquari - RS, colonizada por imigrantes alemães a partir do século XIX. É tudo lindo por aquí. A nossa ONG trabalha com dois projetos principais, um cultural e outro ambiental. Com relação aos documentos, estamos digitalizando, fotos, livros, impressos, com objetivo de disponibilizar em página na Web. Grande abraço e sucesso nos seus projetos.
Airton
Estrela-RS

Aepan · Estrela, RS 9/5/2008 10:09
sua opinião: subir
Lili_Beth*
 

Olá Airton!

Louvável iniciativa de um passeio que você proporciona, mostrando mais um belo pedacinho, nesse Brasil aconchegante e hospitaleiro.

Beijos_Meus*
*

Lili_Beth* · Rio de Janeiro, RJ 9/5/2008 11:13
sua opinião: subir
Ailuj
 

Cultura e conhecimentos sempre merecem votos
As imagens saõ lindas
Beijos e votando

Ailuj · Niterói, RJ 9/5/2008 11:14
sua opinião: subir
Vanessa Souza
 

Belas imagens!
Votado.

Vanessa Souza · Rio de Janeiro, RJ 9/5/2008 14:07
sua opinião: subir
analuizadapenha
 

olá... do sul para o norte a indicação de uma cidade ímpar, características tão diversas deste meu chão, e por isso desejo de chegar e conhecer mais. Muito legal esta informação e descrição da importância da cultura alemã. Abraços agrdecidos.

analuizadapenha · Natal, RN 9/5/2008 16:57
sua opinião: subir
alcanu
 

Você é um excelente relações -públicas de sua cidade pra nós do resto do Brasil !
Um abraço !
Alcanu

alcanu · São Paulo, SP 9/5/2008 22:23
sua opinião: subir
luz de sempre
 

obrigada pelo voto em minha singela poesia..parabéns pelo belo lugar que mostras,quem dera todos fossemos assim com nossas belezas..abraços.

luz de sempre · Maceió, AL 9/5/2008 23:59
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Sapato de Pau - Símbolo do município de Westfália-RS zoom
Sapato de Pau - Símbolo do município de Westfália-RS
Igreja e Escola no município de Westfália-RS zoom
Igreja e Escola no município de Westfália-RS
Igreja da Westfália-RS zoom
Igreja da Westfália-RS
Jardim no município de Westfália-RS zoom
Jardim no município de Westfália-RS
Cascata no município de Westfália-RS zoom
Cascata no município de Westfália-RS
Vista geral do município de Westfália-RS zoom
Vista geral do município de Westfália-RS

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados