ZOOBOTÂNICO DE BRUSQUE – UM PASSEIO ECOLÓGICO

Divulgação - Todos os direitos reservados.
Orquidário e Bromeliário
1
Labes, Marcelo · Blumenau, SC
31/5/2007 · 72 · 3
 

O parque Zoobotânico de Brusque não está às vistas para somente exibir animais. Antes, está ali para protegê-los: criado em 1992, o Zôo funciona como laboratório de reprodução em cativeiro de espécies as mais diversas presentes nas zonas de Mata Atlântica do Brasil.

Contando com 216 mil metros quadrados de área, o Zôo abriga cerca de 650 animais de 135 espécies. Podem ser encontrados no parque variedades em primatas - sagüis, macaco-aranha, balbuínos, vervetes, macacos-prego. Há também uma área destinada a animais da região do Pantanal Matogrossense, com cinco lagos e área para jacarés, tamanduás- bandeira, veados, capivaras, tartarugas, pacas, antas, porcos queixada e cateto e jabutis.

O Zôo também possui um Orquidário–Bromeliário piramidal com 9 metros de altura, em que estão expostos vários espécimes exóticos e em perigo de extinção devido à utilização decorativa de tais plantas. Anexo ao bromeliário está localizado um Laboratório de Micropropagação Vegetativa, onde são cultivados os exemplares de bromélias e orquídeas in vitro, através da retirada de seus explantes. A tentativa de reprodução alcança também as espécies animais, que ficam alojadas em ambientes que procuram parecer o máximo com ambientes naturais. O Zôo já conseguiu efetuar a reprodução de macucos, pacas e sabiáscicas.

Já nas trilhas ecológicas estão os pássaros nativos e exóticos, como as siriemas, gaviões, jacupemas, tucanos, pavões, patos, marrecos, araras vermelhas, canindés, tricolores e papagaios; animais de grande porte, como antas e capivaras; espécies de hábitos noturnos, como a jaguatirica e o cachorro do mato. Além dos 3.200 metros de trilhas pavimentadas, o parque também tem 800 metros de trilhas ecológicas. Serpeando por entre a vegetação, as trilhas de barro são a opção para aqueles que preferem fazer da visita ao Zoobotânico uma caminhada por entre a floresta.

Uma atração divertida do Zôo é o seu teleférico, que liga o Parque ao Morro da Caixa d´Água, onde a principal atração é a reconstrução de um ambiente agrícola; nesse local, a diversão é garantida para as crianças que podem se entreter com galinhas, patos, marrecos, perus e pavões. O trajeto do teleférico é de 578 metros e dura 13 minutos, a uma altura que chega aos 30 metros.

O Parque ainda conta com um restaurante e lanchonete em seu interior, que fica aberto durante todo o dia.

onde fica
Rua Dr.Penido s/n.º - Centro (perto da Prefeitura de Brusque), em Brusque, SC.
por que ir
Para ter contato com espécies animais e vegetais que compõem a nossa Mata Atlântica, além de aprender sobre a importância preservação ambiental e da valorização da natureza.
quando ir
Horário de visitação : das 8h às 17:30h, de terça a domingo
quem vai
Pessoas as mais diversas, mas objetivamente estudantes escolares e universitários. No mais, gente que gosta de curtir a natureza confortavelmente e em segurança.
quanto custa
Ingresso a R$ 5,00 por pessoa;
Crianças até 03 anos não pagam;
Crianças de 03 a 10 anos, ingressos a R$ 2,00.

Grupos de estudantes têm 50% de desconto.
website
http://www.radarsul.com.br/brusque/zoobotanico.asp

comentários feed

+ comentar
Guilherme Mattoso
 

que zôo mais psicodélico?! parece até ambiente de rave rsrsrs. falando sério: deve ser um lugar lindo e atrações não faltam!

Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 29/5/2007 13:33
sua opinião: subir
Labes, Marcelo
 

Sim sim, Guilherme. Na real, o que conta a favor é a infra-estrutura, que não deixa nada a desejar.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 30/5/2007 18:12
sua opinião: subir
Lysandro
 

O link correto para informações do parque mudou agora é http://www.radarsul.com.br/brusque/parque_ecologico_e_zoobotanico.asp

Lysandro · Joinville, SC 14/4/2009 10:53
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados