1º Seminário de Audiovisual do Amapá

divulgação seminário
Cassandra Oliveira ministra oficina de cinema
1
Pérola Pedrosa · Macapá, AP
25/7/2011 · 18 · 0
 

Iniciou esta semana em Macapá, o 1º Seminário Amapaense de Audiovisual, realização da Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Amapá (ABD e C/AP) em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), Festival de Imagem-Movimento (FIM) e Serviço Social do Comércio do Amapá (Sesc/AP) com patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).
“Esse momento é histórico para o audiovisual do Amapá, estamos trazendo representantes do Ministério da Cultura, dos Cineclubistas do Brasil, além de contar com a participação dos profissionais do áudio visual do Amapá e do público que prestigia a sétima arte”, ressaltou a presidente da ABD e C/AP, Ana Vidigal.
O evento começou no domingo, 24, e segue até sábado, 30, com painéis temáticos, curso, reuniões com autoridades políticas, donos de cinemas e locadoras, além de mostras de vídeos e grupo de discussão do Fórum de Audiovisual da Amazônia Legal (Faal)*.
De segunda-feira, 25, a quarta-feira, 27, a discussão é sobre o tripé que compõe a cadeia produtiva do audiovisual: formação, distribuição e produção. Na quinta-feira, 28, acontece a 1ª Jornada Amapaense de Cineclubes, com representantes dos cineclubes locais.
Na sexta-feira, 29, serão discutidas políticas públicas na reunião com os parlamentares pela manhã, na parte da tarde será a vez de reunir com os empresários do audiovisual. Já no sábado, 30, a reunião será com os representantes das emissoras de TV locais.
Durante a semana ocorre o curso de Introdução ao documentário, ministrado pela estudante amapaense de Cinema e TV em Cuba (EICTV), Cassandra Oliveira, ela foi escolhida num teste de seleção onde competiu com todo o país, sendo uma dos cinco brasileiros selecionados.
“Vou compartilhar com as pessoas alguns exercícios que fizemos na escola e que deram bastante certo para podermos, na verdade, ter uma boa experiência de realização audiovisual e, a partir dela, ampliar nossa capacidade de pensar e realizar documentários para, nos anos seguintes, irmos organizando outros encontros e continuando essas trocas na tentativa de amadurecermos juntos”, explica Cassandra. Será produzido um filme na oficina que será exibido no sábado, pela parte da tarde.
Nas noites dos dias 28, 29 e 30, ocorrem exibições de vídeos, produções locais e nacionais, com participação de diretores, como o paraense Roger Elarrat da minissérie Miguel Miguel e a carioca Manaíra Carneiro, do 5X Favela.

Pré-Faal Amapá
Espaço dividido em painéis temáticos e seus respectivos grupos de trabalho para formular propostas de aprimoramento e dinamização do audiovisual amapaense para ser encaminhado para o Fórum de Audiovisual da Amazônia Legal (Faal).

O Faal é formado por vários grupos de trabalho compostos por representantes das ABD´s dos estados que compõem a Amazônia Legal. O projeto visa integrar os estados que compõem a Região da Amazônia Legal; propor Políticas Públicas Regionalizadas; debater e avaliar a cadeia Produtiva dos Estados da Região da Amazônia Legal em todas as suas dimensões: Formação, Produção, difusão, distribuição, preservação e memória; analisar as novas possibilidades estéticas por meio do respeito aos povos e comunidades tradicionais.

Informações: www.seminarioaudiovisual.blogspot.com


(fonte: ascom seminário amapaense de audiovisual)

compartilhe

comentrios feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados