100 anos efervescentes

1
Marcelo Candido Madeira · Rio de Janeiro, RJ
16/1/2007 · 88 · 6
 

O Frevo faz 100 anos. Mas o gênero já existe desde os meados do século XIX e tem sua origem na quadrilha, tango brasileiro, maxixe e polca. Já nos idos de 1860, era comum pelas ruas do Recife, em Pernambuco, o desfile de bandas militares ou civis e a palavra efervescência já era usada para designar a euforia do povo que se lançava atrás do cortejo.

A escolha da data comemorativa, dia 9 de fevereiro, deve-se ao fato do termo Frevo aparecer pela primeira vez num artigo do Jornal Pequeno de Recife, atualmente, o Diário da Manhã, no ano de 1907. A matéria retratava com entusiasmo a manifestação popular que vinha alcançando cada vez mais notoriedade na capital pernambucana.

O nome Frevo deriva-se das palavras ferver e efervescente, que popularmente são conhecidas como “frever†e “efrevescenteâ€. O Frevo lembra ainda confusão, rebuliço e agitação popular.

Como o enigma do ovo ou a galinha não se sabe quem veio primeiro: o Frevo como gênero musical ou o Frevo como dança, que em Pernambuco chama-se passo. Até os meados do século XX, existia muita rivalidade entre as bandas e clubes carnavalescos que terminava, na maioria das vezes, em pancadaria com dezenas de feridos e até casos fatais. Os desfiles, então, contavam com a presença de capoeiristas brutamontes, verdadeiros acrobatas que munidos de pedaços de pau inibiam os mais briguentos e valentões. Para enganar a polícia, os capoeiristas, aos poucos, começaram a inventar passos, criando uma coreografia própria para acompanhar a “onda†dos cordões carnavalescos. Com o passar do tempo os cacetes e bengalas foram substituídos por sombrinhas coloridas.

Hoje, o Frevo originário das ruas de Pernambuco tomou o Brasil e o mundo. Muitos compositores da MPB, mesmo não sendo pernambucanos, já flertaram com o gênero. A propagação do Frevo como gênero musical é favorecida em muito pela sua moderna harmonização e a constante evolução nos passos da dança. O Frevo tem tantos passos quanto a criatividade do passista permitir.

Para comemorar o centenário de uma manifestação popular tão querida dos brasileiros, a Prefeitura do Recife além de promover projetos durante o ano sobre o Frevo, está pleiteando junto ao Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) que o Frevo seja reconhecido como patrimônio cultural. Esse ano vai “freverâ€!

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Carlos - Salvador - BA
 

E viva o frevo, que tanto anima a vida do pernambucano... e porque não dizer de todos os brasileiro. Pelo menos dos que têm preparo físico para o seu ritmo tão "efervescente".
Texto gostoso e bem informativo sobre a história do frevo. Parabéns.

Carlos - Salvador - BA · Salvador, BA 13/1/2007 17:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
asinha
 

Bem lembrado comemorar desta forma os 100 anos de Frevo.
O autor aproveitou a beleza do logo que despertou o interesse na leitura do texto. Li com grande interesse e entendi a causa do Carnaval do Recife ferver os 4 dias.

asinha · Salvador, BA 14/1/2007 01:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Jolanda
 

Do ponto de vista musicológico o texto resume todos os conceitos mais importantes sobre a origem do frevo. Aliás os pontos mais discustidos na músicologia são as origens dos nomens dos estilos musicais - nunca tem uma definicão única e clara. Isso vale por exemplo também para o samba, o tango e o flamenco, entre outros. Bom texto!

Jolanda · Salvador, BA 14/1/2007 17:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Canguru
 

Boa! O Frevo nas ladeiras de Olinda é mesmo efervescente.

Canguru · Prado, BA 16/1/2007 14:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ivan Maurício
 

Parabéns pelo texto. Venho convidar a todos interessados no frevo para uma visita no meu fotolog - http://fotolog.terra.com.br - que desde o dia 1 de janeiro vem registrando desenhos e pesquisa documental sobre esse ritmo que vira a cabeça dos pernambucanos há mais de 100 anos.

Ivan Maurício · Fortaleza, CE 22/1/2007 18:37
sua opinião: subir
Ivan Maurício
 

Corrigindo o endereço do fotolog: http://fotolog.terra.com.br/ivanmauricio

Ivan Maurício · Fortaleza, CE 22/1/2007 18:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados