16º Seminário Internacional de Feng Shui

1
Verbo Nostro · Ribeirão Preto, SP
11/3/2020 · 0 · 0
 

Belo Horizonte (MG), 10 de março de 2020 - Entre os dias 22 a 26 de julho, acontece em Tiradentes, cidade histórica de Minas Gerais, o 16º Seminário Internacional de Feng Shui. O encontro é coordenado pelo arquiteto e escritor Carlos Solano e será realizado no Sesi, Centro Cultural Ives Alves, que fica à Rua Direita, 168, centro.

O tema desta edição do evento é Três Campos de Amor, que será abordado através dos módulos: Coração com condução de Carlos Solano; Mente, por Márcia Baja (arquiteta brasileira) e Casa com a designer gráfica portuguesa, Sofia Batalha.

O seminário também contará com duas convidadas brasileiras: a arquiteta e terapeuta ambiental, Alessia Colombo e a psicóloga e teóloga, Maristela Barenco. A programação completa pode ser acessada pelo link: http://bit.ly/PROMOCIONAL_LOTE04.

Além disso, o evento reunirá agenda cultural e uma miniedição do Empório Casa Natural, com participação de artistas e artesãos que vão expor seus trabalhos. A proposta do seminário é valorizar a cultura local.

O seminário é direcionado a qualquer pessoa interessada em viver bem e que busque harmonizar o espaço da moradia, como também para profissionais de Feng Shui, terapeutas de diversas especialidades, arquitetos, decoradores, entre outros. A proposta da organização do evento é proporcionar uma vivência intensa durante todos os dias, para que os participantes possam aprender como ter uma vida melhor em seus espaços.

Para o arquiteto Carlos Solano, o ambiente é um espelho da vida. Ele explica que, mesmo inconscientemente, as pessoas se projetam e se espelham nele. “Esse é um diálogo constante: pessoa versus ambiente. Quando aprimoramos o espaço em que vivemos de alguma forma, criando saúde com plantas ou materiais naturais, inserindo objetos que tragam boas memórias, associações ou simplesmente “destralhando”, nos desintoxicando do que não nos serve mais, criamos condições para uma regeneração da vida”, explica.

Tema e abordagens do seminário
Quanto à temática desta 16ª edição do Seminário Internacional de Feng Shui “Três Campos de Amor”, o arquiteto Carlos Solano explica que o Feng Shui é uma terapia ambiental, um dos oito ramos da Medicina Chinesa. Trata-se de um ensinamento que considera a casa sempre como expressão do imaginário pessoal ou de um grupo, seja familiar ou empresarial.

Para debater esse aspecto do Feng Shui, o seminário traz como convidada internacional a professora portuguesa Sofia Batalha, especialista em Feng Shui Simbólico. “Resolvemos reforçar e explicitar essas relações entre casa, coração e mente”.

Outra convidada, a arquiteta e instrutora budista, Márcia Baja, estará presente para falar dessas relações, com a palestra “O Espaço que Aproxima”. Já a psicóloga e teóloga Maristela Barenco, PhD, abordará as “Conexões que Restauram”. A temática “Alquimia Ambiental” será apresentada pela arquiteta Alessia Colombo, e o arquiteto, cenógrafo e restaurador Alex Rousset falará sobre “Arquitetura e afeto”. O organizador Carlos Solano tratará do módulo “Feng Shui”.

A programação é diversificada, com exceção do primeiro dia que terá apenas abertura à noite, a partir das 19h, nos outros quatro dias, a agenda acontecerá nos períodos da manhã e tarde, tendo uma atividade prevista para o sábado (25), à noite. O formato do seminário reunirá palestras e vivências com possibilidade dos participantes se expressarem sobre ambientes, projetos e casas. O objetivo é abordar a interação amorosa entre casa, coração e mente. Haverá também dois workshops com a professora portuguesa Sofia Batalha, alguns dias após o evento.

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na página oficial do Seminário http://bit.ly/PROMOCIONAL_LOTE04. Mais informações com Andréia Ruiz, produtora do evento, pelo telefone (16) 98100 2479.

Sobre Carlos Solano
É natural de Bela Vista (MS), mas vive desde criança em Minas Gerais. É autor dos livros Casa Natural (Edição do Autor/2014), que partilha receitas de cuidados com a casa do ponto de vista da cultura popular (volume I) e terapias ambientais (volume II); Casa Nossa De Cada Dia (Editora Laszlo/2016), no qual mostra seus projetos de arquitetura e os aprendizados de cada um, acessíveis ao público em geral. Ainda publicou o livro FengShui / KanYu – Arquitetura Ambiental Chinesa (Editora Pensamento/2000) e, em parceria com a paisagista Sandra Siciliano, o livro Nossas Árvores – O Resgate Do Sagrado, em 2015. Ele também foi colunista da revista Bons Fluídos (Editora Abril/Caras) por 10 anos.

SERVIÇO
O que: 16º Seminário Internacional de Feng Shui
Onde: Tiradentes, Minas Gerais.
Quando: De 22 a 26 de julho/2020
Local: Sesi, Centro Cultural Ives Alves, que fica à Rua Direita, 168, centro.
Informações e Inscrições: (16) 98100 2479 ou no link: http://bit.ly/PROMOCIONAL_LOTE04
Programação completa – Tema central: Três Campos de Amor
(Sujeita a pequenas alterações)

22 de julho (quarta-feira)
Abertura: Concerto e recepção
Horário: 19h

23 de julho (quinta-feira)
8h30 às 9h - Apresentação: Carlos Solano
9h às 12h30 - Sofia Batalha: Simbologia da Casa e
Carlos Solano: Feng Shui Rodas da vida
14h às 17h30 - Márcia Baja: O espaço que aproxima e
Sofia Batalha: Paisagens Internas

24 de julho (sexta-feira)
8h30 às 9h - Márcia Baja: Para abrir o coração
9h às 12h30 - Carlos Solano: Feng Shui Ba Zhai e
Sofia Batalha: Patologias da casa
14h às 17h30 - Sofia Batalha: Uma viagem pelo Ba Gua e
Márcia Baja: O espaço que aproxima

25 de julho (sábado)
8h30 às 9h - Márcia Baja: Para abrir o coração
9h às 12h30 – Alessia Colombo: Alquimia ambiental e
Maristela Barenco: Conexões que restauram
14h às 18h – Tarde livre
18h às 19h30 - Alex Rousset: Arquitetura e afeto
19h30 às 20h: Carlos Solano: Leituras da casa

26 de julho (domingo)
8h30 às 9h - Apresentação: Márcia Baja: Para abrir o coração
9h às 12h30 - Apresentação: Todos os professores – Leituras da casa
Encerramento




compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados