A bênça, Benito

roger krüger
arranco de varsovia e casuarina: roda de boa vibe no camarim
1
andrea dutra · Rio de Janeiro, RJ
4/3/2008 · 107 · 4
 

É Fundição Progresso, é terça virando quarta, férias escolares, pleno verão a todo vapor lá fora. A chuva cessou e mesmo que não tivesse, a Fundição estaria cheia. Toda semana é assim na Roda do Casuarina. A juventude, mais dourada que nunca neste janeiro farto em praias e em aplausos aos pôres-do-sol, toda lá.

Gatinhas passistas sambistas desde criançinha, gatinhos surfistas que dizem no pé, garotos irados do skate e marrentos do hip hop, dreadlocks, escovas progressivas, bonés, chapéus de palha, hipongos, lourinhas e black power: todos conhecem os versos de despedida do velho bamba: “...não deixe o samba morrer, não deixe o samba acabar...” Todos sambistas de raiz. Sambistas de infância. O Casuarina é o mestre-salas, faz as honras com graça e louvor.

A temperatura sobe, o melhor lugar do mundo é aqui, o melhor lugar do mundo é o samba. É tudo luxo e riqueza. Agora a cadência é lenta, o tom é menor, “...ensaiei meu samba o ano inteiro... e ela jurou desfilar pra mim...” A juventude dourada do Rio de Janeiro, a galera que todo o Brasil queria ser, os antenados, os descolados, os hype, os indies, os roots e os alternativos, extasiados e emocionados levantam os braços abertos e sobem a voz pra cantar “Mas chegou o carnaval e ela não desfilou. Eu chorei, na avenida eu chorei, não pensei que mentia a cabrocha que eu tanto amei.” Quem diria, Benito de Paula, que depois de tantos anos, do seu sumiço da mídia, em pleno mundo de atropeladas e sucessivas novidades e daquele monte de críticas, seu bom e velho samba-jóia Retalhos de Cetim, aquele mesmo que abalava o Programa do Chacrinha, faria a noite bela e jovem do Rio cantar, dançar e se emocionar em 2008? Longa vida ao Casuarina, pois sua causa é das mais nobres! A bênça, Benito di Paula! Está escrito: do samba vieste, ao samba retornarás.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
heraldo hb /.
 

tudibom.
:D

heraldo hb /. · Duque de Caxias, RJ 3/3/2008 15:26
sua opinião: subir
andrea dutra
 

é, mesmo, é a coisa mais boa da vida! com o perdao do erro de portugues!

andrea dutra · Rio de Janeiro, RJ 4/3/2008 01:35
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Muito legal, com a tua marca: sensibilidade, bem escrita. E acima de tudo a capacidade de síntese. Resumo sem faltar nada.
um abraço, andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 4/3/2008 20:18
sua opinião: subir
andrea dutra
 

andré, que fidelidade!!! beijos pra vc

andrea dutra · Rio de Janeiro, RJ 5/3/2008 15:39
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados