Camila (Leandra Leal), protagonista do novo filme de Murilo Salles, é blogueira. Inspirado em Máquina de Pinball e Vida de gato, dois livros de Clarah Averbuck (blogueira: http://adioslounge.blogspot.com/) , "nome próprio" tem tudo para agitar a blogosfera. É intenso, indefinÃvel e despudorado como todo blog que se preze.
Leandra Leal, atriz que já nos surpreendeu muito bem em outros papéis (a menina de "A ostra e o vento" é inesquecÃvel), dá carne, sangue quente e sentimento à sua personagem de modo quase assustador.
Feita justiça à sua interpretação, me reservo o direito de partir para os elogios ao diretor. Fazer um filme de palavras, quero dizer, transformar palavras em imagens de mesmo peso já não é tarefa fácil para os diretores que se aventuram nas adaptações literárias cujos textos são a grande força da obra, não a história. Murilo enfrentou o desafio de filmar palavras, porque Camila (tanto quanto a grande maioria dos blogueiros) é o que escreve. Não é possÃvel dissociar texto de pessoa. Aliás, não seria esse o motivo de tanta gente falar de si nesses diários pessoais e serem lidas e questionadas, comentadas?
Então, vemos palavras na tela. Muitas. E ouvimos o tec tec tec do teclado, seguimos a setinha do mouse... e Camila vai se desnudando até nos causar dó, ou ódio, ou um nó na boca do estômago. Ela é só sentimento, mundanidade e... palavras. Penso agora que um dos maiores méritos do filme é não adocicar essa personagem tão controversa, desagradável aos olhos de alguns, irresistÃvel aos meus.
Sem meias-palavras, é preciso dizer: Camila é terrÃvel! Mas a sua disponibilidade para o mundo, a sua entrega descabelada aos apelos do amor e do corpo me fazem vê-la com os olhos da paixão.
E é esta paixaõ que sustenta a opção feita por Murilo Salles.
Honesto, entregue, revirado nas emoções. Ele captou tudo e nos deu um presente.
Espero que as pessoas o recebam.
Por último, a grande sacada da divulgação. O filme "nome próprio" tem blog. Por meio dele, o internauta pode fazer seu próprio trailer, organizar pré-estréias, postar comentários, ouvir músicas, etc.
nome próprio: estréia nacional no dia 18 de julho.
Nossa, fiquei curiosa! A Leandra Leal é uma grande atriz e sempre me emociona na telona. Mas um filme sobre palavras... Deve ser bem legal. Valeu pela dica. Milu.
Ilhandarilha · Vitória, ES 29/6/2008 19:29
olha, eu me apaixonei pelo filme. sou grande admiradora do murilo e gostei de muitas soluções que ele encontrou para fazer desse filme um filme de palavras-imagens também. o roteiro é bacana, a fotografia perfeita.
torço para que ele atinja um número bom de espectadores. fico arrasada qd vejo que um diretor se entrega de corpo e alma a um projeto e o público não comparece às salas de cinema.
Fiquei com vontade de ver o filme, vou ver se está em cartaz em algum cinema de BH.
mariana pimenta · Lagoa Santa, MG 30/6/2008 20:04
Cara, tah passando aqui bem na esquina de casa. Vi o cartaz, enorme! Mas naum tem nada que diz que eh de um a blogueira e o titulo do filme naum chama ninguém... Este é o defeito, sem um nome que chame ninguem vai. Eu vou, vc vai, e mais meia duzia, pq somos devoradores, vamos em tudo e depois deletamos o q naum queremos. Mas o grande público naum vai mesmo. Quer um exemplo? Um filme maravilhoso. Bom mesmo: Saneamento Básico. Vc viu? Pois é da pra contar no dedo quem foi. Mas com este nome chama alguém? E no entanto eh fantástico!
abcs
Valew mesmo. Vou ver amanha e depois volto p comentar
obrigado
Não sei se o filme é tão bom, mas tu escreves de um jeito, que dá vontade de ver.
Ah, mas confio no teu gosto, né?
bj, f
mariana, nic e flá, que bom começar a conversar sobre o filme! depois me digam o que acharam.
nic nilson, eu vi saneamento básico e gostei um bocado. sou fã de carteirinha do jorge furtado. concordo contigo, os tÃtulos à s vezes não ajudam...
flá, não confia muito no meu gosto, porque eu sou meio esquisita!
mas acho que vale ver o filme, mesmo que seja pra discordar.
bjs a vcs
Bueno, só pra acrescentar outros links a respeito do projeto.
1. myspace do filme, com foco nos trailers, teasers e pré-estréias...
2. o livro da Clarah, que serviu de argumento pro filme, Maquina de Pinball, foi posto para download pela própria editora (Conrad). Pode ser baixado aqui.
abs
dissociar filme de obra literária é sempre complicado, mas uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Mas nesse caso é um filme que tem obra escrita como referência, e essa obra escrita fala justamente do universo da escrita blogueira, sim aà sim, temos uma linguagem tratando de outras (o filme - o livro - a blogosfera)! Leandra realmente é ótima!
Paulo Gois Bastos · Vitória, ES 1/7/2008 18:55
O filme estréia dia 18 de julho, sexta-feira, nas seguintes salas de todo Brasil:
São Paulo: Espaço Unibanco
Rio De Janeiro: Unibanco Arteplex
Santos: Espaço Unibanco Miramar
Porto Alegre: Unibanco Arteplex
Curitiba: Unibanco Arteplex
Fortaleza: Espaço Unibanco Dragão do Mar
Belo Horizonte: Usiminas Belas Artes
BrasÃlia: Embracine Casapark
Salvador: Sala De Arte - UFBa
Recife: Cinema da Fundação
Belém: Moviecom Castanheira
Campinas: Cine Jaraguá
Natal: Moviecom Praia Shopping
Milu, valeu a dica. E sua resenha é muito sedutora. quero ver. Depois falamos. Um grande abraço e meu carinho.
mille baci
Bea
Adorei a dica. Primeiro por que sou blogueiro, segundo por que a Leandra é uma grande atriz.
Legal!
Com um tema tão coevo, com certeza será sucesso de bilheteria. Os blogs estão revolucionando a história da comunicação e suas nuances tecnológicas.
O moço da bodega · Aracati, CE 2/7/2008 12:31
legal, stefano. então vamos fazer o boca-a-boca, ou melhor, o blog-a-blog. e dá uma espiada nos links que acrescentaram aqui nos comentários. valem a viagem.
Milu,
boa iniciativa, boa postagem. E estou marcando os dias de apresentação.
Blogueira, logo, logo este nome já não soará mais "esquisito"
abraços
andre
Bem legal Milu! Bela dica. Sou grande fã do bom cinema nacional e estarei conferindo o blog...lance bem inusitado por sinal, vale conferir me lembro quando do lançamento de "O invasor" também extraido das letras, existia uma espectativa quanto a versão para tela.
Abraço
Muto bom seu texto, Milu. Murilo Sales do ótimo "como nascem os anjos" estava devendo outro bom filme. Leandra Leal e Clarah Averbuck são dois bons motivos para se filmar uma ótima estória.
Gyothobat · BrasÃlia, DF 2/7/2008 22:54
Cara Milu,
veja que coincidência: ainda hoje li sobre o filme no jornal, mas seu texto ficou muuuuito melhor e, sim, vou ver assim que passar por aqui. E, claro vou dar uma olhada nos links já já. Espero encontrá-la em breve por aqui ou na esquina pra falar do filme ou de outras coincidências. Beijo.
oi, josalba! obrigada pelo elogio. e reforço a dica: veja o filme. eu gostei muito.
bjim
hehehe. a sala mais próxima de Roraima fica a um estado e o rio amazonas de distância...
Edgar Borges · Boa Vista, RR 5/6/2009 11:18Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!