A carne, a Amazônia, a grilagem e mais maracutaias

1
Preto Velho · Belo Horizonte, MG
30/10/2006 · 116 · 3
 

Estou lendo O Livro de Ouro da Amazônia do ambientalista João Meirelles Filho. O livro denuncia de forma didática e explanatória como tem sido feita a pilhagem amazônica. Esse é um dos assuntos mais estranhos que vi nos últimos anos, que a produção de carne é feita às custas da destruição do meio ambiente eu já sabia, mas que, por exemplo na Amazônia tem mais bois do que gente, isso foi novidade para mim quando vi o depoimento do João Meirelles no filme A Carne é Fraca.

Dando um giro no google achei alguns textos interessantes, o primeiro do Instituto Akatu, uma ONG de consumo consciente que relaciona o desmatamento e o aquecimento global com a produção de carne, outro texto que encontrei foi publicado no jornal The Guardian e parece alertar o consumo de carne brasileira na europa, alerta que foi levantado pelo greenpeace ano passado sobre a soja e pecuária. O alerta também mostra o problema da grilagem de terras e trabalho escravo, as grandes transnacionais envovidas no esquema são a Cargill, Bunge, ADM e Maggi, não é de se estranhar que são as mesmas produtoras de transgênicos. Para fechar deixo a provocadora questão: Você já comeu a Amazônia hoje?

Do blog Gato Negro

compartilhe

comentários feed

+ comentar
DiogoFC
 

Bem relevante a 'denúncia'

DiogoFC · Criciúma, SC 7/12/2006 18:17
sua opinião: subir
CStur
 

Se a área já devastada, na região amazônica, fosse utilizada para a pecuária. Seria possível dobrar o rebanho brasileiro! Ou seja. passaria de 180 milhões de cabeças, existentes hoje, para 380 milhóes de cabeça. Você deve está perguntando: pra que derubar mais florestas, então? È preciso por abaixo a floresta, para financiar a ganância, o egoismo e muito mais coisas estúpidas!

CStur · Rio de Janeiro, RJ 31/3/2007 03:29
sua opinião: subir
ayruman
 

Muito bom texto. Que venha outros com conteúdos consistentes como este... Acorda Brasil. Antes que "A-corda" estrangule nosso pescoço!
Saudações Ayrumânicas. jbconrado.

ayruman · Cuiabá, MT 2/6/2008 15:59
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados