Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A COMUNICAÇÃO na CAPOEIRA! Texto de LEITEIRO

1
AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ
11/5/2007 · 100 · 14
 

A COMUNICAÇÂO NA CAPOEIRA se divide em: MUSICA(letras e toques), INSTRUMENTO, MOVIMENTOS FISICOS, SIMBOLO e FUNDAMENTOS!
A MUSICA é a parte mais rica do tema e começa com o Mestre da malicia Pastinha declamando para o aluno ao pé do berimbau: Menino preste atenção no que eu vou dizer, oque eu faço brincando voçe não faz nem zangado, não seja vaidoso nem precipitado, na Roda da Capoeira AH,AH, Pastinha ja esta calcificado! seguido pelo canto que fala de todo sofrimento e discriminação por que passam os de sua raça: Ai meu Deus oque é que eu faço, para viver neste mundo, sendo sujo sou malandro, sendo limpo vagabundo!
Pode continuar com uma musica de incentivo: Jogue com o menino que ele é bom até demais, ou de alerta: Jogue comigo com muito cuidado -e- Cuidado moço que esta fruta tem caroço! seguido de um aviso aos prepotentes:
Por favor não maltrate este negro!
Mas não tem só mensagens para os jogadores, tem tambem para os capoeiristasque irão jogar: Voçe quer ver esta roda ficar boa cante o coro e bata palma, que é pra não ficar a toa! e para os espectadores:
Quem nunca viu venha ver licuri partir dênde!
Uma curiosidade interessante ocorre na musica: Eu VI FALAR no Besouro Manganga ( e não Cordão de Ouro) eu não conheci MAS VI FALAR no Besouro Manganga! Ao pé-da-letra QUEM VÊ FALAR é o SURDO, NÓS OUVIMOS mas para preservar a METRICA VOCAL (que facilita na transmissão do AXÉ) IMPORTANTISSIMA NA ANGOLA é que OUVIR virou VI, senão cantaria-mos assim: Eu ouvi falar no Besouro Manganga, Eu não conheci mas ouvi falar no Besouro Manganga!
Se antes o repertorio era grande, hoje se tornou interminavel sendo lançado um CD acada 15 dias, por isso findo a parte das letras de musicas com a mais conhecida mensagem para jogadores e espectadores: Adeus,Adeus, Boa Viagem, eu vou me embora, Boa Viagem, eu vou com Deus, Boa Viagem e com Nossa Senhora, Boa Viagem!
TOQUES: Quando eu entro neste assunto me lembro que QUANTO MAIS ESTUDO MENOS SEI, pois ha controversias para que serve alguns toques. Um Mestre afirma que IÚNA é para de formados e outro que é TOQUE FUNEBRE. Para mim TOQUE FUNEBRE É ANGOLA, que chama o silêncio e prepara o espirito para o sobrenatural de Almeida! Neste assunto não boto minha caneta no fogo e só AFIRMO oque é unaminidade:
ANGOLA - Jogo mais embaixo, malandreado e alegre.
SÃO BENTO DE REGIONAL - Jogo mais em cima estimulando a luta.
SANTA MARIA - Para o jogo de pegar DINHEIRO com a boca.
CAVALARIA - Toque estranhamente em desuso que antigamente servia para avisar que a POLICIA ja vinha, apesar de existir na Policia da Época varios "CAPOEIRAS"! Hoje a Capoeira esta "INFESTADA" de Policias (um deles até ja me assaltou) não seria a hora de levantar este toque quando da presença desses elementos na Roda?
MÈ,MÈ,MÈ O TOMÉ, CAVALARIA DE PÉ Ô TOMÉ!
INSTRUMENTOS: Dos varios instrumentos utilizados na Capoeira, o BERIMBAU é o unico que se comunica com os capoeiristas e atraves do toque, determina o tipo de jogo. Quando ALGUEM INCLINA O BERIMBAU PARA O CENTRO DA RODA esta chamando uma dupla para o pé do berimbau. SE BATER INSISTENTEMENTE NO FIO DO BERIMBAU SEM ENCOSTAR A MOEDA, está alertando aos outros que mudara o ritmo. O MESTRE DEPUTADO em seu livro ensina um toque para a formação da Roda.
MOVIMENTOS FISICOS: Os movimentos fisicos de comunicação são poucos
ja os MOVIMENTOS DE DISTRAÇÂO eram muitos, mas com a democratização da Capoeira oque foi lazer de malandros e desordeiros passou a ser esporte para homem, menino e mulher. O aprisionamento dela em academias"RETIROU"o perigo proporcionado por estranhos mal intencionados
mas empobreceu-a nos movimentos de distração muito utilizados na ANGOLA
É da Angola tambem o movimento Parada de Angola - Passo-a-Dois ou Chamada, quando a postura de um jogador determina determina o tipo de movimento a ser tomado por outro. Se alguem agachado ao pé do berimbau estiver de punhos fechados e o dedo indicador apontado para o céu(teto) esta pedindo para cantar! Finalizando: Em apresentações havendo roda livre se entrar alguem estranho imediatamente os melhores jogadores ou lutadores do grupo olham para quem comanda esperando dele um sinal de cabeça ou com os olhos para COMPRAR (cortar) o jogo.
FUNDAMENTOS: de 1975 a 1982 visitei varias academias (eram poucas na época) e varias rodas conhecendo praticamente todos os nomes GRANDES cito: Touro, Dentinho, Gogó de Ouro,Poeira, Pantera,Neco,Beiçola,
estes da Zona Norte do Rio, ja da Zona Sul praticamente todos hoje nomes Nacionais ou INTER: Peixinho, Camisa, Toni, Garrinha, Nestor Capoeira, Itamar, Lua Rasta, Leopoldina,Neco, Claudio Moreno,etc. Esta entrada é só para tocar no Calcanhar de Aquiles da Capoeira: FUNDAMENTOS!
Oque é Fundamentos? É saber muitas CHAMADAS, é saber compor a Bateria(banda) na Angola ou Regional, é saber receber um Mestre e posiciona-lo na Bateria, ésaber dentre os Mestres na Bateria e na saida qual CANTA A LADAINHA? É SÓ ISSO, não é nada disso, ou é isso e muito mais?
Pressupondo que FUNDAMENTOS seja isso tudo, da Zona Norte só vi o Poeira fazer uma Parada de Angola e é um dos caras mais completos neste e outros itens! Da Zona Sul apenas o Toni fez uma vez e foi comigo, nem Peixinho, Camisa e os outros acima citados. Eles NÃO CONHECIAM as Chamadas, CONHECIAM mas NÃO ACHAVAM IMPORTANTES? Entendiam que TEM HORA CERTA PARA USA-LA!
CRIATIVIDADE: item terrivelmente nefasto para NOSSA ARTE chegando as raias da loucura, irresponsaveis PATINAM em Rodas, vão desuniformizados em Batizados, Batismo de Berimbau, Graduação de 2 CORDAS de Mestre para a mesma pessoa ( Este texto foi escrito em 01-1997 agora seria-será normal ja que tem Grupos de Angola usando CORDA) 2 DUPLAS numa mesma Roda, ou 3 jogando entre eles na mesma Roda. Por outro lado o item quadruplicou os movimentos ja existentes na Capoeira, impossibilitando na minha opinião os velhos professores, (incluindo-me) a graduarem seus alunos acima da 3ª CORDA, por não termos condições fisicas de fazer estes saltos acrobaticos ou morais de reconhecer que estamos parados no tempo a nivel de conhecimento e sem coragem alguns é claro, de dançar forró numa Parada de Angola com a desculpa de ser movimento livre permitido pela Capoeira.Em novembro mais um aniversario da morte de PASTINHA e muitos outros da sua admiração, ME ADMIRO HOJE CAPOEIRISTA SE PRESTAR PRA CERTAS COISAS! Capoeiristas se prestam hoje pra muito mais coisas do que ele imaginava chegando muito perto de ser a Capoeira como ele dizia:
UMA COISA VAGABUNDA, UMA COISA QUALQUER!
AMIZADE - UNIÃO: Sou conhecido como o cara que vai numa Academia pra depois sair falando, mas enquanto estou lá sou chamado de Mestre, contra-mestre e outros titulos por "meninos" chamados de Mestres. Se sou mesmo Mestre deveria falar após a Roda, mas uma TRADIÇÃO NEFASTA da CAPOEIRA, a soma de ADMIRAÇÃO+RESPEITO+AMIZADE ou de 2 destes itens, tem deixado NOSSA ARTE em MÁ situação, se falar na casa de um amigo acaba a AMIZADE e ADMIRAÇÂO, se falar na de um desconhecido a amizade nem começa. Em alguns lugares a UNIÃO serve para que incompetentes não sejam incomodados e nem que seu negocio acabe (exploração da Capoeira) valendo até pauladas naqueles que têem a AUDACIA de entrarem no seu covil, digo academia como foi o meu caso. Esses elementos NÃO são guindados pela Capacidade, Amor a Arte, Dedicação, entendendo-se por Dedicação busca de conhecimentocomo forma de Evolução não para garantir Titulo ou EGO, ELES são guindados por Amizade e Admiração de uma parcela da comunidade aonde atuam. Cultuados eles podem até ERRAR, que seus ERROS serão perdoados desde que eles façam o mesmo!
Para eles oque vale é esse pensamento que li no Informativo Muzenza de 03-1996:É MELHOR ARRISCAR COISAS GRANDES E BELAS
ATINGIR TRIUNFO E GLÓRIA
QUE FORMAR FILA COM OS POBRES DE ESPÍRITO
QUE NÃO CONHECEM NEM VITÓRIA NEM DERROTA!
Coitada da CAPOEIRA: Isso não é para quem quer mas para QUEM TEM MATERIAL HUMANO PARA FAZÊ-LO!
SIMBOLO:Na decada de 80 um Mestre do RIO se fez de doido e ensinou "animais" violentos que sairam disseminando pancadaria nas rodas, Batizados e apresentações, e até entre eles mesmos, marginalizando a Capoeira e dificultando sua ascensão e aceitação pela sociedade. As "patadas" das cavalgaduras deram imensa má fama ao mestre( a ponto de ele dizer: TEM GENTE QUE È SÒ MUSCULOS E IGNÔRANCIA)prejudicando o CONCEITUADO Grupo ao qual integrava e fazendo com que num ato de "MEA CULPA" se retirasse e formasse sua própria ENTIDADE!
Por causa de 6 duzia de ABESTALHADOS até poucos anos atrás o SIMBOLO representava a VIOLÊNCIA causando verdadeiro TERROR quando visto a beira de rodas, a ponto de o Mestre declarar:
COM AS PEDRAS QUE ME ATIRAM CONSTRUIREI O MEU CASTELO!
De 1975 a 1982 andei muito no Rio e só me lembro de uma camisa com um simbolo -uma pantera de um grupo- e numa calça um berimbau com um pé desenhado no meio de outro grupo.
Naquela época para se saber quem era aluno de quem precisava-se andar em Academias. Hoje, basta olhar o simbolo na camisa para se saber que é "ALUNO" do Fulano. Antigamente a melhor roupa de domingo do Capoeirista era um TERNO DE LINHO BRANCO, Agora a melhor roupa de domingo do Capoeirista é: SEU UNIFORME DE GRUPO!
Que tristeza, TOMARA QUE ELES NÃO VIREM MUAY THAY!
TEXTO de RENATO PALMAS AZEVEDO o LEITEIRO






Para a MINHA VERDADE só existe uma réplica A MENTIRA! (Leiteiro)

NENHUM ALUNO pode falar IH MAIOR É DEUS de PASTINHA NA RODA
somente aos GRANDES É PERMITIDO!

NA CAPOEIRA NÃO EXISTE ISSO NÃO PODE, só ISSO NÃO DEVE!
__________________________________________________

compartilhe

comentários feed

+ comentar
maramarina
 

HACKED by @KoubackTr

maramarina · Aracaju, SE 9/5/2007 14:41
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 9/5/2007 17:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
maramarina
 

HACKED by @KoubackTr

maramarina · Aracaju, SE 9/5/2007 18:14
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bia Marques
 

HACKED by @KoubackTr

Bia Marques · Campo Grande, MS 9/5/2007 20:56
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 10/5/2007 11:33
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 10/5/2007 11:39
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bia Marques
 

HACKED by @KoubackTr

Bia Marques · Campo Grande, MS 10/5/2007 16:19
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
maramarina
 

HACKED by @KoubackTr

maramarina · Aracaju, SE 10/5/2007 16:33
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 10/5/2007 16:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 10/5/2007 16:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bia Marques
 

HACKED by @KoubackTr

Bia Marques · Campo Grande, MS 11/5/2007 07:24
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 11/5/2007 11:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 12/5/2007 08:35
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 12/5/2007 16:17
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados