A Confraria dos Atores
Em busca de um teatro autêntico, seis artistas se uniram e fundaram no ano de 2004 a Confraria dos Atores. O grupo vem aprimorando o contato entre o ator e a platéia, transformando essa caracterÃstica numa das mais marcantes da companhia. Em cada trabalho a presença do ator enquanto criador do processo cênico é marcante, sempre tentando aproximar o público do trabalho e transformá-lo em agente instigador da pesquisa.
A Confraria dos Atores, que em sua filosofia prega o teatro como instrumento de descobertas, pretende estabelecer com seu público uma relação de troca. Ao passo que levamos materiais para que eles possam se questionar enquanto seres, a própria companhia se transforma ao receber deles o estÃmulo necessário para estabelecer esse “ritual†cênico.
Nos últimos anos nosso estado experimenta um fervilhar de produções focadas na arte enquanto transformadora da realidade. A Confraria dos Atores, inserida nesse contexto, apresenta espetáculos pautados na contemporaneidade, obras essas que extrapolam o nÃvel do espetáculo, partindo para a visceralidade das sensações.
Outros Quintanas
A partir do convite do SESC Mato Grosso em 2006, através do projeto “Leitura de Movimentosâ€, que tem a finalidade de fomentar a pesquisa, a reflexão e a produção da dança contempôranea, surgiu o espetáculo Outros Quintanas, um desafio para a Confraria dos Atores. Sem qualquer formação na área de dança, os atores da companhia buscaram traduzir as sensações e os sentimentos, a livre expressão do corpo num conjunto cênico-literário.
A resposta do público foi tão positiva que a companhia se propôs a dar continuidade ao projeto, reformulando-o. Hoje, o espetáculo é formatado para espaços abertos, tais como: praças, parques, jardins, etc. Como é caracterÃstico do trabalho da Confraria dos Atores, o público é convidado a participar tomando café ou adentrando no espaço cênico com a mesma liberdade de um ator.
Da leitura, interpretação dos poemas e da pesquisa da vida do autor encontramos um ambiente caracterÃstico do universo de criação de Mario Quintana: sozinho num quarto, fumando cigarros, bebendo café, escrevendo à lápis, a poesia surge.
A trilha sonora original de Emanuel Vitor - executada ao vivo - foi composta a partir da relação dos poemas com as tonalidades das interpretações e o ambiente de encenação. Utilizando violão e pandeiro surgiram os timbres e texturas das músicas que ora sublinham, ora pontuam, ora permeiam, ora dialogam, ora contrapõem o trabalho de Quintana e dos atores.
Em meio a esse ambiente que "outros quintanas" se apropriam da poesia para criar movimentos, impressões, sensações e paladares. Ofertando poemas e musicando sentimentos a Confraria dos Atores apresenta sua leitura particular de Mario Quintana.
Ficha Técnica
Direção: Benone Lopes - Elenco: Benone Lopes, Karina Figueredo, Jan Moura, Talita Figueiredo - Música: Emanuel Vitor - Produção: Luciano Paullo - Realização: Confraria dos Atores
Não deixe de acompanhar nosso diário: fotos, textos e outros pensamentos da Confraria dos Atores no Blog:
www.confrariadosatores.zip.net
Confraria está de parabéns pela qualidade, ousadia e entrega nos espetáculos apresentados...Sou admirador confesso desse grupo...Parabéns, sempre!
Herton Gustavo · Cuiabá, MT 1/6/2007 01:05
Parabés, Confraria!
Gostei desse desenho interativo da cena.
Um abraço
Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!
+conheça agora
No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!