Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A CULTURA DO RACISMO

NOSSO AMOR SEM PRECONCEITO
1
Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ
6/12/2008 · 137 · 16
 

Somos uma geração criada dentro de muitos preconceitos.
Nossos ancestrais ou eram negros ou contra a sociabilidade dos mesmos.
““ Os avós repetiam constantemente: ” Negro quando não faz na entrada faz na saída ”
Havia preconceito contra os Judeus, Batistas, Umbanda, Espiritismo, Candomblé, Macumba, Nortistas, Nordestinos, Japonês (estimulado pela cultura americana após 2ª Guerra Mundial), o índio, o negro dentre muitos outros.
O racismo está plantado e incentivado durante anos. E é esta geração hoje adulta entre 45 e 70 anos que mais tem esta bactéria vírus, ou seja, lá o que, entranhado na sua formação de personalidade. Por isso que as atitudes por vezes de pessoas nesta faixa etária são impulsionadas por estes resíduos culturais.
A mais gritante é o racismo dos brancos contra os negros e estes descriminando os brancos. E isso é feito não de forma velada, mas, de forma acintosa.
Posso falar por experiência própria. Meus avós, meus pais, não ficaram longe deste modelo citado. Muito dos meus irmãos tem atitudes iguais a eles, mas, na maioria das vezes de forma velada.
Nunca me deixei envolver por qualquer tipo de preconceito. Devido ao tipo de criação e às vezes tenho que está me policiando.
Sou viúva de um descendente de negros que não admitia. Depois meu companheiro era Judeu onde vivenciei este outro tipo de preconceito. Viúva pela 2ª vez tive por 15 anos um companheiro negro quando enfrentei todo tipo de preconceito. Separei-me e por acaso conheci um homem simples, mas, de grande qualidade interior e estamos vivendo namorando há cinco anos. É amor de verdade. Hoje ele que só havia tido relações com negras, disse para mim que não vê mais diferença quando olha para mim vê uma pessoa igual a ele. Eu respondo que vemos no outro que amamos como em um espelho, somos duas pessoas com um pensamento, um ideal unificados pelo amor.
Por este tipo de postura que tenho já sofri muito preconceito principalmente dos negros e já fui inclusive proibida de ir ao trabalho de meu companheiro por um chefe dele negro. Quando as esposas, namoradas e companheira dos outros colegas por ser a maioria negra nunca foram impedidas de nada.
Pensei dar queixa dele na delegacia especializada. Tinha já duas ou três testemunhas do fato.
Não quis prejudicar o trabalho do meu companheiro nem prejudicar um pobre coitado... Racista sim, mas ficaria numa situação difícil para sobreviver.
Por tudo isso que vivo diariamente convivendo com o preconceito, mas, a cada dia querendo mudar esta postura de um povo nascido de uma MISCIGENAÇÂO.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
nina araújo
 

Texto de muita força, Mirtes! Que emoldura muito este crime do racismo. Estamos a cada dia lutando para estabelecer esse respeito entre os seres humanos que somos todos indistintamente. Mas o mal existe, não temos que duvidar disso, e existe mesmo gente se que acha superior por ser de outra cor, classe social ou lugar. Falando de Brasil é sempre bom frisar que racismo é crime e dá cadeia, pelo menos isso!
Beijos e parabéns pelo texto!
Nina.

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 3/12/2008 15:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Querida Nina Araujo, Mais uma vez e esta mais que nunca,Obrigada pelo comentário, pela força e apoio de uma luta que vivo há muitos anos, principalmente por saber que qualquer preconceito só destroi o ser humano que pensa maior, que pensa em igualdade e liberdade. Obrigada minha querida pelo carinho do comentário. Bjs Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 3/12/2008 15:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
nina araújo
 

Voltei para o voto!
Beijos!

nina araújo · Rio de Janeiro, RJ 4/12/2008 20:50
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

Legal Mirtes, contra a tua experiência não é conveniente que seja dito nada.
Do âmbito da coisa geral o preconceito contra negros é de ordem tal que podemos destacar dois aspectos.
a) a Terra, o negro ainda não pode ter terra no Brasil e sem a posse da terra dificilmente haverá integração, a não ser.....
b) o negro ainda é barrado nas faculdades de engenharia. O prof. Fernando Henrique levou consigo o projeto das cotas, com o objetivo de possibilitar a entrada de negros nas Engenharias......... sem o que .........
E assim, por fim temos as Forças Armadas, a segunda maior desgraça do negro brasileiro......
Portanto o racismo no Brasil é uma coisa de Estado, é institucional, diferente da Nação Americana, onde o racismo é de âmbito pessoal, do povo, mas o Estado não........
abraço
andre.

Andre Pessego · São Paulo, SP 4/12/2008 22:34
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

André, agradeço muito; primeiro por ter lido e dado sua opinião. Segundo por ter enriquecido o texto com seus esclarecimentos. Sou uma pessoa que começa a pensar quer logo falar, não amadurece o texto antes de postar. Como você bem falou, existe e tenho até documentos que provam quanto as forças armadas tem culpa em muitas coisas. Fiquei pensando quanto tinha, sabia e poderia ter falado, sem colocar um cunho pessoal. A intenção é me colocar diante de vocês como eu sou. Se pretendo ficar um tempo com vocês acho que "vamos tirar o capote e se mostrar como é" . Agradeço muito o brilho e o enriquecimento que você deu com seu comentário. Espero que estejas sempre por perto de mim dando esta força e nos enriquecendo culturalmente. Apesar de tudo acho que é sempre bom levantarmos vez por outra a beiradinha do tapete para ter uma leve noção do lixo que tem embaixo... Obrigada meu querido amigo. Agradeço mais uma vez e espero contar sempre contigo. Beijinhos de Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 4/12/2008 23:33
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

André Pessego querido amigo. Voce tem toda razão. Nesta área militar tenho isso documentado desde mil novecentos e pouquinho ou 1800 e tantos... não estou com os documentos em mãos agora.
Sabe dentre os muitos defeitos que tenho é ser temperamental, compulsiva... etc Quando eu me empolgo vou falando tudo que penso... Estive olhando este texto e vi que devia ter amadurecido mais pois tinha muito mais coisas e mais importante para postar sem ter colocado casos pessoais.. Mas que vou fazer se sou assim.
Me desculpe pelas falhas mas acho que sempre é válido levantar o tapete nem que seja uma pontinha para podermos ver a sujeira que varreram para lá. Meu querido Andre te agradeço muito de enriquecer e valorizar o texto com seu comentário. Valeu muito amigo. Espero que estejas sempre por perto onde eu estiver pois assim possibilitará meu crescimento e conhecimento. Beijos da amiga Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 4/12/2008 23:48
sua opinião: subir
Higor Assis
 

Olá, Mirtes!

Entendo seu texto como um relato pessoal que trata do cotidiano. E, para isso, não precisa citar e explicar exemplarmente com citações sociológicas, antropológicas que seja. Você trouxe um olhar diferenciado que trata do racismo em várias vertentes do dia-a-dia e isso significa demais.

Parabéns por teu postado.

Higor Assis · São Paulo, SP 5/12/2008 09:03
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Amigo Higor, Obrigada pela forma benevolente que voce avaliou meu texto. Este assunto é grande e muito denso. podemos observar por várias óticas mas o que fiz foi dar meu grito e através de minha história mostrar que somos todos iguais e irmãos. Te agradeço muito o comentário, esperando contar sempre com voce para poder crescer um pouquinho aqui com os qeridos "overmanos" . Um beijo amigo e um bom fim de semana, Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 5/12/2008 09:58
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Higor, Obrigada amigo pelo seu comentário e uma otica tão benevolente com esta sua colega e à partir dagora admiradora e se permite, amiga. Mas é isso aí. Este tema é muito grande e denso. Cada pessoa vê de uma forma mas o que grito é que amo a todos e independente de qualquer coisa somos iguais e irmãos. Beijos para voce o muito obrigada. Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 5/12/2008 09:59
sua opinião: subir
ayruman
 

Muito bom e adequado à nossa realidade de Povo oriundos de tantas etnias. O Racismo é mais uma de nossas mazelas ainda a ser expurgada do nosso psiquismo.
Um dia chearemos lá...
Saúde. Luz de sempre. jbconrado

ayruman · Cuiabá, MT 5/12/2008 10:13
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Conrado amigo que bom receber sua visita e opinião sobre o meu texto. Vivo há muitos anos este problema ... mais de 25 anos. Não procuro mas como não tenho preconceito nenhum, quando vejo uma pessoa não quero saber de cor, condição social, etc. O que vejo é a simpatia e o caráter. Até culturalmente se as vezes existem coisas mais difíceis de se lidar e entender, há outras coisas pois todas as pessoas tem mil qualidades é só saber lidar, explorar e valorizar. Fácil não?. O principal é muito amor no coração amigo.
Quero te agradecer, dizer que adorei a visita que fiz ao seu jardim e pedir para estar sempre por perto desta sua amiga.Beijinhos e bom fim de semana. Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 5/12/2008 12:15
sua opinião: subir
JACK CORREIA
 

Mirtes, não vou adentrar muito na minha particularidade, mas posso te garantir que "me senti sendo você". Tenho pele branca e sinto, de forma meio velada, preconceito dentro da própria família (meu pai é negro). Mas as pessoas são assim, parece que não suportam diferenças: na cor da pele, no tamanho, na situação econômica, etc. O problema é saber lidar com isso, e, infelizmente, preconceito não se resume, unicamente, à cor da pele! Gostei do seu relato. Abraços.

JACK CORREIA · Crato, CE 5/12/2008 19:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
O NOVO POETA.(W.Marques).
 

maravilha de texto muito bem elaborado, parabéns.votado.

O NOVO POETA.(W.Marques). · Franca, SP 5/12/2008 20:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Jack meu amigo, você tem razão nós convivemos com isso sempre. Não quis me alongar muito para não ficar desagradável mas tem muita história... Dá só uma palinha pra você.: Meu sogro do 1ª casamento, o avô dele era um Padre, Negro que teve filho com uma moça branca de uma família abastada do Maranhão. Meu sogro era bem moreno. Advogado, Jornalista Delegado de Polícia não admitia ser negro e alisava o pouco cabelo com toneladas de GUMEX. Tenho uma filha morena que como o avô, não admite. Eu acho tão lindo... faço tudo para ter esta cor maravilhosa mas logo vai embora e fico claríssima novamente pra meu desgosto. Acho o negro bonito, charmoso, é só se cuidar e deixar aflorar o coração, a pessoa, o amor. Mas é mais uma palinha. Foi muito bom te conhecer um pouquinho. espero que estejas sempre por perto e vez por outra venhas me visitar, Beijos e um bom fim de semana. Mirtes Carvalho

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 5/12/2008 20:48
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
azuirfilho
 

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro (RJ)
A CULTURA DO RACISMO
Contra Todaforma deracismo e discriminacão.
É uma ideologia diabólica implantadapelos dominadores.
Parabéns Com fazereste Brilhante Trabalho.
Abracão Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 20/3/2009 11:37
sua opinião: subir
Mirtes Carvalho
 

Amigo querido Azuir amigo querido e Ídolo. Sua forma de pensar, de postar-se diante de várias situações da vida, me identifica e faz com que o admire cada vez mais. Obrigada amigo
Bjs, Mirtes

Mirtes Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 20/3/2009 12:38
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados