Petrobras Brasil.gov.br Lei Rouanet
 
 

A EDUCAÇÃO É O CAMINHO DA TRANSFORMAÇÃO?

Colagens coletivas
1
LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP
9/7/2007 · 104 · 19
 


Quando qualquer governo fala do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de seu povo e continua míope quanto à ética - ele quer “tapar o sol com a peneira”. Entender o significado da palavra "moral", não é só uma questão de educação! São princípios elementares de boa convivência em grupo (princípios - aprendidos e exercitados), onde cada cidadão tem o dever de preservar os "direitos e deveres" comuns da sociedade proposta. O aprendizado é gradual - a educação é o fio da tecelagem... É como “parir filhos" - só as mães sentem o processo biológico e a dor real do parto!

Educar custa caro! Alguém já fez a somatória das despesas com as mensalidades, livros, apostilas e outras taxas de qualquer curso nas universidades particulares brasileiras? O tão sonhado diploma será o cartão para a inclusão social? A busca do conhecimento será o início da transformação do cidadão e do meio onde ele vive? Algumas manchetes da mídia nos últimos dias desfazem o mito - que a educação - é o segredo da transformação! O que é educação? Será que a sociedade brasileira sabe o verdadeiro sentido de educar? Os exemplos de crimes cometidos por pessoas diplomadas e supostamente educadas (políticos, jovens de classe média, empresários e outros) mostram que a "sociedade brasileira" está doente e carente de outros valores humanos. Que valores poderão constar nos novos currículos escolares? A escola educa?

Os tecnocratas jamais questionaram a diminuição anual da qualidade das vagas oferecidas, nas escolas de ensino básico e nas universidades públicas e particulares. A população do Brasil cresce e os problemas aumentam e aumentarão ainda mais. As periferias das cidades brasileiras viraram "barris de pólvora". Os verdadeiros educadores fazem mágica para cumprir o mínimo dos conteúdos curriculares. Mesmo com tiros de fuzis, fumaça e soldados da força nacional rondando o "pedaço", a escola da vida ensina o segredo da sobrevivência em um mundo desigual. Salve-se quem puder! O morro não quer e não deve morrer!

E os valores morais? Estão sendo repassados para as crianças brasileiras? Será que vários políticos brasileiros possuem o perfil para governar ou legislar em nome da população brasileira? Alguns dos políticos envolvidos em escândalos publicados pela mídia possuem diplomas... As escolas que diplomaram esses indivíduos são culpadas? O que é educação?

Quais vereadores, deputados ou senadores foram avaliados pelo ENEM OU ENADE? Será que receberiam o tal diploma? Será que teriam a capacidade de legislar ou gerenciar - ou mesmo dar palpites idiotas nas soluções para o complexo e heterogêneo país chamado Brasil? Que tal a criação do ENAQIP (Exame Nacional da Qualidade Individual do Político)! Na posse e fim do mandato de qualquer político brasileiro haveria um exame, com questões de português, matemática, geografia, história, política social e "ética pessoal". A nota de "ética pessoal" seria o diferencial na avaliação do ENAQIP. Sem qualquer dor de consciência: não haveria quase nenhum dirigente seguindo a tão "sonhada carreira política". Um detalhe: a Constituição do Brasil garante a igualdade entre os cidadãos. Todos os anos, os estudantes e escolas do país são questionados (via ENADE E ENEM) quanto ao conhecimento adquirido e a qualidade de ensino. Para que haja justiça, toda a classe política desta "Terra de Ninguém" deverá ser avaliada - quanto à capacidade pessoal e ética!

A sociedade brasileira tem culpa pelo descaso com a educação de seus cidadãos. O "jeitinho brasileiro de dar nó em pingo d'água" e outras artimanhas de esperteza criam universos paralelos e anti-sociais. A educação não termina na colação de grau, com direito a diploma de “doutor” e anel no dedo em dia de formatura. Canudos ou títulos não foram feitos para enfeitar as paredes e dar "status". A educação é contínua e o educador tem o dever de repassar o conhecimento para os menos favorecidos. Conhecimentos guardados, sem princípios éticos ou apenas com interesses pessoais - deseduca toda a educação e os educandos, que buscam a tão necessária educação.


SITES:

http://lailtonaraujo.blog.terra.com.br/
http://recantodasletras.uol.com.br/autores/lailtonaraujo
http://lailtonaraujo.blig.ig.com.br/

comentários feed

+ comentar
FILIPE MAMEDE

Bom texto Lailton. A ilustração também é muito bacana. Sua reflexão é válida e muito atual. Será que só nos resta 'tocar um tango argentino'?

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 6/7/2007 10:56
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Imunidade

Até que a filosofia que torna uma raça superior e outra inferior, seja finalmente permanentemente desacreditada e abandonada havera guerra, eu digo guerra. Até que existam cidadãos de 1º e 2º classe em qualquer nação. Até que a cor da pele de um homem não tenha maior significado que a cor dos seus olhos havera guerra. Até que todos os direitos basicos sejam igualmente garantido para todos, a não ser que tenha consideração com raça, ate esse dia o senhor da paz final, da almejada cidadania e o papel da moralidade, internacional, não sera mais que mera ilusão a ser percebida e nunca atingida agora havera guerra, rumores de guerra. Até que o governo que humilha nossos irmãos da Angola, em Mozambique, Africa do sul escravisada, não mais exista e seja destruido havera guerra, eu disse guerra.Guerra no leste, guerra no oeste, guerra no norte, guerra no sul,guerra rumores de guerra. Até esse dia, o continente africano não conhecera a paz. Nós africanos lutaremos, nós acharemos e conheceremos a vitoria. O bem sobre o mal, bem sobre o mal...

BOB MARLEY - WAR

Imunidade · Vaticano , WW 6/7/2007 19:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Thiago Paulino

Lailton .. você tem razão Edulação é algo bem mais amplo do apenas o conhecimento das escolas e universidades. Muito bons os questionamentos.

O bom e velho Betinho já falava que a questão principal no Brasil é a ÉTICA. É comum ver pessoas se gabando porque subornaram um guarda rodoviário e logo em seguida criticam a corrupção de polítcos... o germe da corrupção é o mesmo só mudam os valores.

Partir para atitudes que levantem a bandeira da honestidade e busquem soluções, partir para cobrança de quem nós votamos são possíveis saídas para nosso país.

Gostei da reflexão e achei legal a sugestão do ENAQIP (heheheh imagino como o "bicho ia pegar" nesse exame). Você poderia desenvolver mais idéias como estas nesse texto.

Abraço.

Thiago Paulino · Aracaju, SE 6/7/2007 19:38
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Andre Pessego

- Tudo é verdade, até mesmo a verdade de que o poder de estado é a sociedade. Nós. Todos nós.
- Não é possível dar um salto na História. Apagar um periódo dela.
Falta identidade. E a identidade passa pela escravidão. Passa pela espoliação do índio. Enquanto não se reparar (indenizar) a escravidão africana e repor ao índio. O Brasil não vai começar.
Lailton, por muito que desagrade, esta tecla terá de ser batida,ou bate-se assim, ou bate a bala nas paredes até que algumas se percam e achem alguém, um abraço, andre

Andre Pessego · São Paulo, SP 6/7/2007 23:21
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Yuri Almeida

Lembrando do grande Edgar Morin quando este afirma que antes de tudo é necessário uma mudança em nossos pensamentos, torna-los mais complexos. Para tal, esse papo de bandeira única como solução de nossos problemas é caminho equivocado. Não resta dúvida de que a educação é pilar essencial na construção de uma sociedade melhor, porém não deve ser estrela solitária em nosso céu de esperança.

Yuri Almeida · Salvador, BA 7/7/2007 18:48
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
acreucho

Caro Lailton, não há como negar ou tentar negar tudo que você mencionou em seu artigo.
Apenas instrução, não faz o cidadão.
É preciso que este candidato a cidadão, tenha também uma boa base de princípios, coisa que só se aprende com a família, não é o cidadão que está doente, é a família que está sem rumo, no Brasil.
Não podemos falar de educação e cidadania, incluindo neste assunto os políticos, eles nem tem educação e nem sabem o que significa cidadania, se o soubessem, não estariam envolvidos e cobertos por este mar de lama que se tornou o Congresso Nacional, o que deveria ser o orgulho do povo brasileiro, tornou-se a nossa vergonha.
A gente nem consegue raciocinar sobre um escândalo e já vem outro.
Mas falando de educação, ela precisa começar desde a tenra idade, precisamos ensinar nossos jovens o que é cidadania e consciência social, para que amadureçam sabendo que todos, sem excessão, temos direitos e deveres, e, que precisamos primordialmente cumprir primeiro com nossos deveres, para depois, exigirmos nossos direitos. Só um cidadão que cumpre seus deveres, tem o privilégio de exigir seus direitos.
Jorge

acreucho · Rio Branco, AC 8/7/2007 01:18
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
DaniCast

Muito bom!

DaniCast · São Paulo, SP 8/7/2007 14:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
thaís moraes.

Muito pertinente o texto e seus questionamentos. As escolas brasileiras, mesmo as particulares e de qualidade, ensinam biologias, matemáticas, etecéteras. São, sem dúvida, matérias importantes, mas há uma lacuna no ensino brasileiro que foi agravada pela ditadura e só agora está se recuperando: a ausência de disciplinas como sociologia, filosofia nas escolas básicas. Para que as crianças sejam estimuladas desde pequenas ao questionamento, à reflexão, ao senso de responsabilidade e à consciência de seu papel na sociedade. Sem incentivos desse tipo na grade escolar acho que há, de fato, um distanciamento muito grande entre educação e ética.

thaís moraes. · Recife, PE 8/7/2007 23:53
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC

educação... palavra, a ação... quem sabe faz a hr... não espera acontecer...
m.jc

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 9/7/2007 11:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberto Maxwell

Aqui no Japao, ve-se a reproducao desse descaso da sociedade com a educacao. Nao faltam escolas publicas aqui e, mesmo assim, os filhos dos brasileiros estao fora da escola! Que tal, hein?

Roberto Maxwell · Japão , WW 9/7/2007 23:37
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC

Entao o problema eh com a nossa raca? Ja que o sistema ta providenciando pro fim que almeja a educacao?

Eh, faz a gente pensar que no meio de tanta cultura, e diversidade humana que temos no BR o ser humano nao vai conseguir dar um passo adiante, sem antes, levar uma 'dura'.

A cezar, o de cezar...

Axe'

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 10/7/2007 12:16
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga

Lailton
Estou estudando Docência para o Ensino Superior e só para complementar o que os colegas já disseram, Educar não é um ato de amor, como pensam muitos românticos! Educar é um ato POLÍTICO! (palavras de Paulo Freire).
Precisamos então passar para esses governantes incompetentes que a Educação carece de investimento, precisamos incluir no currículo fundamental e médio disciplinas como Filosofia e Psicologia para formarmos CIDADÃOS!
De nada adianta enchermos as Faculdades de alunos mal preparados. Porque eles não vão conseguir concluir os Cursos e muito menos arrumar um emprego digno!

"O principal papel do Ensino consiste em dotar o homem de conhecimento e instrumentos para a apropriação e uso de seu ambientee, em seguida, para a trasformação e evolução deste!" Ghiraldelli

Belo texto, parabéns!
Cris
Salários dignos para os professores!
Educação continuada e acessível para todos!

crispinga · Nova Friburgo, RJ 10/7/2007 18:37
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberto Maxwell

Mestre Jeronimo, o problema nao eh com a raca brasileira, pq esse conceito nao existe. O problema eh com a CULTURA brasileira. Nao aquela cultura bonita e vicosa que a gente ve no dia do carnaval. Eh com aquela do dia-a-dia, aquela que nos ensina que nao somos responsaveis por nada. Que os responsaveis sao ELES. Eh aquela que bota uma crianca fora da escola, porque eu nao tive oportunidades, pq o meu filho tera. Minha mae era muito pobre, moravamos num barraco. Mas, ela nunca nos deixou sair da escola para trabalhar. Que, nos fins-de-semanas, eu vendesse balas no trem. Mas, se EU quisesse. Ela se desdobrava em cinco, fazia faxina nas casas de madame, PEDIA para as madames (eh humilhante, nao eh? mas eh o que uma mae faz pelos filhos), mas nao nos deixou fora da escola por sequer um mes letivo. Minha mae eh melhor do que as outras mulheres brasileiras? NAO. Eh uma senhorinha nordestina e evangelica, ate bem reacionaria, bem conservadora. Mas, ela nos deu dignidade. E eu me orgulho dela por isso. Mas, lamentavelmente, a cultura hoje disseminada eh pegar os 90 reais do bolsa-familia e nao trabalhar mais. Honestamente, nao acho que o trabalho dignifique o homem, nem acho q educacao a salvacao de tudo, ainda mais na qualidade que ela anda ai. Porem, quem poe filhos no mundo tem uma responsabilidade individual e coletiva. Nao eh o estado que tem que simplesmente resolver esse problema. A sociedade escolhe o Estado, nao o contrario.

Roberto Maxwell · Japão , WW 11/7/2007 00:25
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberto Maxwell

Corrigindo
Eh aquela que bota uma crianca fora da escola: "eu nao tive oportunidades, pq o meu filho tera?"

Roberto Maxwell · Japão , WW 11/7/2007 00:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga

Lindo depoimento , Roberto!
Cris

crispinga · Nova Friburgo, RJ 11/7/2007 09:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC

Axe'

Roberto... palmas pra ele ue o menino eh bao!

Ta tudo falado, e eu tenho parte nesse teu pensamento, na acao. Pois, como vc, meu pai nao deixava que a gente trabalhasse fora pra ninguem, mas, tinha que ir pra escola, que ele, semi-analfa, ou, um arigo, pois somos descendentes de nordestinos nascidos na amazonia, meu avo, um tipo escravo da 'era' da borracha... entao, eu me senti bem perto de vc, lendo o texto que redigiu, pra gingar minha chamada.

Muito bom, poder compartilhar com quem a gente pode ter coidsas em comum, inclusive, com a mana Cri... indeed: salario pros profesores, eu voto junto, e voto contra os aumentos que dao pros parlamentares, gente ignorante, no geral que temos dirigindo a 'massa', infelizmente pra quem quer ver o BR evoluir, o ser humano progredir.

Eu admiro quem tem dignidade, e sabe valorizar o que tem, e o que faz pra ter.

E, parafraseando a Cris, vou dar mais 'gas pr que ela bem coloca: Educar é (*fazer arte, e portanto) um ato POLÍTICO!

Eh por aih... e juntos, caminhando e cantando versos que VISAm nossa alforia dessa ignorancai corrente, vamos compor pra fazer a diferenca que a Educacao precisa, pra servirmos a nois mesmos, e bem viver neste 'palco' que temos, uma 'roda', o planeta terra.

Saude pra vc/s

Mes. JC
www.jeronimo-capoeira-angola-au.info

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 11/7/2007 09:47
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
acreucho

Lailton, se a educação se baseasse apenas em ensinar as letras pra meninada, seria uma coisa muito fácil, concordo plenamente, tem que ter outras coisas por dentro da educação.
Educar não é só esinar letras e números, é auxiliar na formação do caráter de nossos jovens, é ensinar-lhes ética e moral, além de bons princípios. Jorge

acreucho · Rio Branco, AC 20/7/2007 00:37
sua opinião: subir
LAILTON ARAÚJO


................................................

VOANDO COM AS ASAS DO TEMPO

( Lailton Araújo )

Já constavam nos antigos pergaminhos
Todos os escritos sobre a palavra amor
Amar o ser humano é amar toda a vida
Mesmo que os olhos céticos observem
Que o tempo viaja nos dias, meses, anos
E as páginas dos séculos virem milênios

Nós aprendemos os passos das estações
E vemos os pássaros esperando as flores
Se na primavera, as belas cores chegam
No inverno, o aconchego é bem maior...
É o outono que renovará o fruto doente
Com o calor do verão aquecendo a vida!

E brindemos com vinho um novo dia!
As novas safras das parreiras nos dirão
Se as nossas vidas foram renovadas...
Se as nossas metas foram alcançadas...
Os bons vinhos: são os mais velhos
A experiência vem dos erros e acertos

Abrace com calor quem tentou acertar
Mesmo errando, vale a pena a tentativa
Só alcançará os caminhos da harmonia
Quem passar pelas estradas da provação
Sabendo que a luz maior está no universo
Não se pode ter medo do vôo mais alto!

Grande abraço!

Lailton Araújo

................................................

LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP 6/9/2007 19:14
sua opinião: subir
LAILTON ARAÚJO


RUMOS CULTURAIS... FALTAM BÚSSOLAS

( Lailton Araújo )


Os navegantes do “Oceano Atlântico” tentam descobrir o segredo das tempestades, calmarias, ondas, marés e águas navegáveis, neste lado continental. Talvez não conheçam a geografia destes mares. A nação da análise é Brasil ou Brazil?


Estando em qualquer porto seguro, as naus dos descendentes lusitanos, franceses, ingleses e holandeses, caminham na escrita em 2007. São textos, poemas, letras e rascunhos. As criações literárias são livres! Não podem ser vinculadas aos interesses comerciais dos anunciantes nacionais ou internacionais. Muito menos: multinacionais. Sem quaisquer dúvidas: esse pedaço de chão (cagado e cuspido) pode precisar de uma revolução meio “dente por dente (x) nota por nota (x) letra por letra”. Por aqui existem poetas, compositores, letristas, músicos, fotógrafos e outros aprendizes sérios. É a maioria! A outra parte - pode ou não - está usando o lema: "tenho que me arrumá, senão, perco meu barquinho!” Desculpem a sinceridade! O mar já não é de marinheiro de primeira viagem! Quem não lembra do refrão: “Marinheiro, marinheiro (Marinheiro só)... Quem te ensinou a nadar... Ou foi o tombo do navio... Ou foi o balanço do mar...” (Bi Ribeiro/João Barone).


Muitas obras culturais - da antiga “Terra de Santa Cruz” - são originais. Aquelas tão comuns, massificadas, com a assinatura da mediocridade - ajudam ou não - no nascimento natural de uma concepção artística duvidosa, não crítica, que não recebeu crítica, e que jamais receberá crítica. Quem navega em tal mar poderá se afogar na monotonia; sonolento; em mar calmo. A viagem literária - às vezes - é previsível ou imprevisível. Depende da condução do capitão e marujos da embarcação. Como escrever sem colocar palavras ovais e frases triangulares? Aqui é América do Sul. O Caribe fica lá em cima! Se existem léguas ou milhas marítimas é uma questão de história? Qual é a praia ou litoral? Eles são de fora... “Eu não sou daqui (Marinheiro só)... Eu não tenho amor (Marinheiro só)... Eu sou da Bahia (Marinheiro só)... De São Salvador (Marinheiro só)...” (Adaptação de Caetano Veloso).


Entende-se que o objetivo é a meta necessária. O subjetivo lembra a arte. Chocar um ovo pode ser arte? Depende da ave! Ave César! Ave de rapina! Ave-da-avenida! Ave Maria! Quebram-se as formas! Rompem-se os conceitos e preconceitos! Talvez, aconteçam mudanças! As formações culturais das elites brasileiras soam como afronta ao simples, verdadeiro e genuíno. Será que os povos do Brasil sabem o que é cultura? Monteiro Lobato e Amacio Mazzaropi fazem falta!


Onde estão os artistas independentes? Será que não se afogaram nos patrocínios estatais do país? As MTV's diárias concorrem com as linguagens das TV’s digitais abertas! E haja amor, chavões, carrões e algumas bundas com silicone! É cultura “cult”, curtida, malhada, de melodias fáceis, harmonias baratas e letras esculachadas. Os brasileiros e brasileiras sentem tesão por bumba! É normal! São formas de mídia, comunicação, música, literatura e sacanagem - sobrevivendo - no mercado do MP4! As gravadoras tornaram-se gravadores caseiros e que computam prejuízos. Os novos direitos autorais dos que criam, já não são garantidos. A internet mutilou a criação do autor? “É a vida, é bonita e é bonita...” (Gonzaguinha).

Abraços.

Lailton Araújo


LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP 30/11/2007 23:01
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Reparou na novidade?

O Overmundo nasceu com um objetivo bem claro, o de dar visibilidade às práticas e manifestações culturais brasileiras, abrindo, para isso, um c... +leia

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados