A escola do parecer

1
Gregs · Belo Horizonte, MG
14/3/2008 · 36 · 4
 

Será que realmente a indústria da beleza ou a indústria da moda realmente são as indústrias mais valorizadas em uma sociedade de consumo? Provavelmente. Mas apenas se essa sociedade permita que o “ter” seja acessível a todos. E se isso não acontecer?

Bem, é exatamente aí que cresce a escola, e possível futura indústria, do parecer. Não sei se pela falta de condições para o ter ou simplesmente a necessidade de uma imagem. A escola do parecer é quando até o ter se torna superficial. É o lado mais raso e mesquinho que a humanidade poderia chegar. Nem sequer adianta o “ter”. Além de ter, temos que mostrar que temos. E os que não tem, têm que parecer ter e mostrar que tem. E também não é necessário “ser”, apenas parecer ser. Compra-se o parecer; funciona como a bijuteria do “ter”. E que leva, de brinde a camisa, a ser vestida, do “ser”. Basta parecer ser rico, parecer ser hippie, parecer ser metaleiro, parecer ser clubber, parecer amar, parecer ser amado, parecer ter amigos, parecer ser triste ou alegre. Basta parecer ser alguém ou algo. E assim, nos poupamos do árduo trabalho de, de fato, nos tornarmos algo. Podemos ser tudo, como um simples ato de trocar de roupa, hoje, troca-se de faces, de ideologias, de identidades e até mesmo de aparência. “Skins” e “temas” para a vida real.

A sociedade da imagem se torna cega. A indústria do parecer, passa de posição relevante para uma dominante. Uma nova era, com novos conceitos (ou a completa ausência ou presença de todos os conceitos). Difícil retardar o processo; mais difícil aceitá-lo.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Rodrigo Gerolineto Fonseca
 

Está em Max Weber: A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.. Isso parece realmente rerrível.
Bom texto, tem meu voto.

Rodrigo Gerolineto Fonseca · Picos, PI 15/3/2008 13:46
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Gregs
 

Obrigado, Rodrigo. Fico contente que tenha gostado.
Weber era um grande intelectual. Aliás... toda a família era.

Gregs · Belo Horizonte, MG 15/3/2008 15:09
sua opinião: subir
clara arruda
 

Exelente texto,parabéns.Tem meu voto.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 15/3/2008 22:24
sua opinião: subir
Gregs
 

Obrigado, Clara! :)

Gregs · Belo Horizonte, MG 15/3/2008 22:26
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados