Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

A IMIGRAÇÃO JAPONESA E O NEGRO BRASILEIRO

Foto, Indira Pessego
Vilson Almeida, comerciante em Bertioga, dos raros negros que conseguem.
1
Andre Pessego · São Paulo, SP
27/2/2008 · 352 · 89
 

Lei 601 de 18/09/1850 - Lei da Terra.
Art. 18 - O Governo fica autorizado a mandar vir anualmente à custa do Thesouro certo numero de colonnos livres para serem empregados, pelo tempo que for marcado, em estabelecimentos agrícolas ou nos trabalhos dirigidos pela Administração pública....." (sic)
Art. 19. Producto dos direitos de Chancellaria e da venda das terras, de que tratam os art. 11 e 14 será exclusivamente aplicado: 1o. à ulterior medição das terras devolutas e 2o. a importação dos colonnos livres, conforme o artigo precedente.
(sic)

A imigração japonesa, nas suas três fases, foi um ato de guerra.
Em cada uma delas o negro do mundo foi o alvo e a vítima: A África saqueada; o negro do Brasil - "substituído".
FASE I, 1908. A PARTILHA DA ÁFRICA, Conferência de Berlim, 1884 a 1885, em consequência GUERRA RUSSO/JAPONESA, 1904-1905.
Descoberto o Congo, as potências européias à época (Inglaterra, França, Alemanha, Aústria-Hungria, Prússia e Rússia), pela primeira vez na História, concordam em dividir o território africano. (*1) A Conferência de Berlim, conduzida por Bismark e impulsionada por Leopoldo II, Rei da Bélgica, o maior assassino da História (pessoa/fração de tempo), até o aparecimento de Hiroito, 1945, demarca também as chamadas "Zonas de Influência". (*1.a)
Na Partilha, o Império Russo, sempre presente, fica de fora; o Japão pretendente, não entra; o nascente poderio americano fica com o "livre comércio". Os russos fincam pés na Ásia; os japoneses querem alcançar o Atlântico. Explode a Guerra Rússia/Japão de 1904-1905. O expansionismo japones sai vencedor. Porém a Rússia continua na Ásia. (*1)
Os participantes da Conferência de Berlim acordam ser o Atlántico Brasileiro a porta de entrada para o Japão. Já em 1886 Brasil e Japão começam as tratativas de Imigração.

(A imigração européia para o Brasil começa em 1812, com a Colônia Espírito Santo; 1817, a de D. Leopoldina....)

O Tratado de Imigração Brasil/Japão, de 1886, é uma peça estranha e se desenvolve em ambiente estranho:
a) No Brasil nada se conhecia sobre o Japão; No Japão só era sabi- do que no Brasil, de bom - tinha muita terra, que todos os japoneses iam receber suas glebas; de ruim - tinha muita cobra; de péssimo, tinha muitos negros. E dos negros era ensinado em Kobe.... "uns revoltosos, precisavam ser substituídos".
b) No Brasil - o jornal de humor O MALHO e a REVISTA DA SEMANA, foram quase que alugados para preparar o espírito dos brasileiros para receber os chegantes: Propaganda enorme. E, assim, suas publicações iam da ignorância total sobre a Ásia ao enriquecimento ilícito. Verbas de origem desconhecida; corrupção sorvida nos dois lados. (*2)
(www.canaldaimprensa.com.br/nalant/nostalgia/unit9/nostalgia.
c) No Séc. XIX o negro da Bahia promoveu uma revolta para cada lustro, até por volta de 1875. Isto "repercutia negativamente", no Japão. (*3)
d) 1893, para dar mostras da desarticulação do negro, o Governo Brasileiro promove a ação MILITAR/'SANITARISTA', contra o CORTIÇO CABEÇA DE PORCO, cujas vitímas ainda não foram contadas. O Exército Brasileiro, derruba as primeiras paredes com todos dentro. Nenhuma reação - o negro desarticulado. Nenhuma ação da sociedade brasileira. (a barata venceu o porco, alusão ao médico Barata Ribeiro, 1o. Prefeito do Rio.) (*4)
(www.italiaamiga.com.br/noticias/artigos/cabeça-de-porco)

A VIAGEM, A CHEGADA.
- Em 1904 zarpa o "célebre" Kasatu Maru - para a Guerra Rússia/ Japão. O Kasatu Maru, foi o Kazan, navio hospital russo, com capacidade para 2000 pessoas. Tomado pelos japones, reformado, traz menos de 800 "pobres" japoneses. Menos de 50% da lotação. Muito ao contrário dos NAVIOS NEGREIROS, conhecidos.

A LAVOURA É SUBSTITUÍDA PELA AGRICULTURA: a guerra sublimada.
Enquanto a venda das terras financiava a vinda, a distribuição da mesma terra os atraia. E a distribuição ao imigrante aniquilava o negro brasileiro. Nenhum agricultor veio do Japão. (Nenhum país manda seus nacionais, treinados e produtivos para lugar algum). Todos se "fizeram" agricultores nas costas do escasso quadro de técnicos brasileiros e com muito dinheiro do Banco do Brasil.
Estava estabelecida o agrupamento racial/militarista japonês, no meio da já preconceituosa sociedade brasileira, configurando a ponta social mais preconceituosa das américas.

FASE II, 1917 - 1930
O Advento do Comunismo, (outra vez a Rússia). A China, aliada das nações do Leste Europeu, uma forte candidata a implantar o regime comunista. O milenar atrito sino-japonês se avoluma. Por fim pode-se dizer que este ciclo se dá nos embates do medo ideológico, mas também no preparo da II Grande Guerra. Foi o único momento em que setores da sociedade brasileira esboçaram alguma preocupação com o racismo/militarista do Império Japonês.

FASE III - 1945, II Guerra Mundial.
Hiroito vende a vida de seus súditos à bomba atômica. O negro do Brasil paga a conta.
Em 1987 o filme, sob quatro mãos, com direção de Spielberg (O IMPÉRIO DO SOL), vem dar magem a muitas revelações e discussões sobre a atuação de Hiroito. A estes outros se seguiram, dos mais recentes o sol de Skurov - (www.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u65560.shtml)
- DIA DA VITORIA, 8/05/1945. Os tratados do fim da guerra.
- 30/04/45, suicídio de Hitler; 28/04/1945, prisão e assassinato de Mussoline.
- Onde estava Hiroito, o terceiro mentor da Guerra?
- Hiroito estava entre os vencedores.
Hiroito se torna o PRIMEIRO VENCEDOR QUE PERDEU A GUERRA, o primeiro Comandante que perde a guerra e não perdeu o Poder.
Das guerras as perdas serão apuradas ao longo da História. E os ganhos? - Os ganhos da II Grande Guerra era a bomba atômica.
Era preciso testar o fogaréu da bomba. Mas, testar onde, em quem?
a) Na África? - A Europa, dona da África, não aceita.
b) Na Ámerica? - Lá está um dos donos da bomba. Também não.
c) No Brasil? - Também não: o Brasil já dera sua coolaboração à mortandade em dois momentos:
c.1 - no experimento do canhão, testado em povoações, na destruição de Palmares; (*5)
c.2 - Testando a GEMEDEIRA, canhão de repetição, alimentado com pente, na dizimação de Canudos, 1897.
d) Hiroito oferece o Japão, em troca da permanência no poder.
Por que duas cidades? - Eram dois os combustíveis da bomba, e um combustível o de Hiroito.
A Nagasaki coube o plutônio;
a Hiroshima, o urânio.

A Hiroito - coube o Poder Imperial Japonês.

A "AGRICULTURA" É SUBSTITUÍDA PELO "AGRONEGÓCIO".
Sob o pretexto de catalogar as terras na confluência da Usina de Paulo Afonso, a serem beneficiadas com o "empreendimento" - matança enorme. As terras ocupadas por índios e remanescentes de quilombolas são tomadas a bala. Milhares de pessoas mortas e jogadas no Velho Chico. (Para não morrer tantos correram mundo afora, muitos foram encher o garimpo do meu Gilbués). Terras para completar as áreas ofertadas a terceira leva de imigrantes japones.
Outra vez, nenhum agricultor. Em dificuldades o Japão não mandaria a fonte do recurso imediato: a mão de obra agrícola. Outra vez, o Banco do Brasil, 50 anos de assitência financeira.
Ainda assim , o Japão considera poucas as terras, 1950 - A Amazônia passa a ser ocupada pelos japoneses - quer por imigrantes; quer por empresas situadas no proprio Japão.
E o negro do Brasil? - continua sem terra e sem direito de ter Terra. (1950 não era diferente a situação do índio).
- E o negro? - Foi criada a figura dos Quilombos Perdidos. E os Quilombos são patrimônio nacional, portanto o negro não terá
"paper" para botar no bolso, (a escritura). Não terá direito a financiamento, nunca. Continuarão, na "Roça de Tereza", do Spírito Santo
www.overmundo.com.br/overblog/a-roca-de-tereza"

1988/90 - O PROGRAMA DOS DEKASSEGUIS -
1987, o filme "O IMPÉRIO DO SOL", quebra nas suas discussões, conteúdo do que seria "segredo de estado", 79 anos da primeira imigração. 1988, (há 20 anos) Japão/Brasil desenvolvem o programa dos dekasseguis.
O preconceito racial japonês atrvessa o Séc. XX chega ao Séc. XXI.
Em que se assentou a Escravidão Africana?
- Em sinais exteriores: A cor da pele; os lábios, o cabelo - sinais visíveis e identificáveis de longe - a olho nu.
Quais as exigências para o brasileiro ir trabalhar no Japão?
- Sinais exteriores: a cor da pele, o cabelo, o nariz, os lábios...
Só? - Não. É preciso que encravado naqueles sinais esteja a identidade precedente; a origem japonesa.
- Querem justificar dizendo que tudo é legal. Conforme as leis e exigências do Japão.
A Escravidão Africana também foi legal. Nada na Escravidão Africana escapou à legalidade. De tão legal, foi pregada e ainda tida e havida como "um ato para nunca ser contestado". Assim permanece a Escravidão Africana, amparada no seio do
"incontestável". - ( Perdigão Malheiros, A Escravidão no Brasil)
Neste ponto são rigorosamente iguais - racistas, discriminatórios, preconceituosos, desumanos - O Projeto da Escravidão Africana e o Programa Nipo-Brasileiro dos Dekasseguis.

"Que navio é este que chegou agora?
- É o navio negreiro com escravo de Angola"....

Cantiga de Roda de Capoeira.

Ninguém canta o Kasatu Maru;
Ninguém conseguiu calar as pessoas do Brasil de cantar o Navio
Negreiro.

Estes versos com sua melodia característica são cantados em quase todas as Nações, inclusive no Japão; inclusive por japoneses e dekasseguis.

Andre Pessego.
Colaborador da pagina - www.portalcapoeira.com




BIBLIOGRAFIA E REFERÊNCIAS.
- iniciada por Perdigão Malheiros, no final.
(*1) - A Partilha da África, Henri Brunschwig - Ed. Pespectiva, Cap. III
pág. 37 a 46
(*1.a) - Ídem, Cap. II

(*2) - Além da referência do Canal de Imprensa. Os Escritores Fernando Moraes e o Prof. Rogério Dezem tem cada um livro interessante sobre a matéria: Corações Sujos e Inventário DEOPs.
(*3) Rebeliões da Senzala, Clovis Moura, pag. Cap VI e VII.

(*4) Além da referência em www.italiamiga. citada. Os livros de Fernando Moraes e Rogério Dezem fazem referencia.
(*5) Palmares a Guerra dos Escravos, de Décio Freitas, pag. 173 a 176.
Na internet, páginas interessantes:
www.casadehistória.com.br/africa_docs/con_berlim.pdf
contem o texto completo da conferência de Berlim.
www.memoriaviva.com.br/omalho
traz um resumo sobre as duas publicações, cherges, etc.




compartilhe

comentários feed

+ comentar
azuirfilho
 

HACKED by @KoubackTr

azuirfilho · Campinas, SP 25/2/2008 14:21
sua opinião: subir
Lígia Saavedra
 

HACKED by @KoubackTr

Lígia Saavedra · Ananindeua, PA 25/2/2008 20:25
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

HACKED by @KoubackTr

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 26/2/2008 08:18
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 26/2/2008 08:25
sua opinião: subir
anamineira
 

HACKED by @KoubackTr

anamineira · Alvinópolis, MG 26/2/2008 18:43
sua opinião: subir
Marcos Paulo Carlito
 

HACKED by @KoubackTr

Marcos Paulo Carlito · , MS 26/2/2008 19:35
sua opinião: subir
xYURIx
 

HACKED by @KoubackTr

xYURIx · Aracaju, SE 26/2/2008 20:07
sua opinião: subir
Saramar
 

HACKED by @KoubackTr

Saramar · Goiânia, GO 26/2/2008 21:15
sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 26/2/2008 21:20
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 26/2/2008 21:41
sua opinião: subir
Renata Silva
 

HACKED by @KoubackTr

Renata Silva · Aracaju, SE 26/2/2008 23:43
sua opinião: subir
fernando ciscozappa
 

HACKED by @KoubackTr

fernando ciscozappa · Belo Horizonte, MG 27/2/2008 07:18
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 27/2/2008 12:03
sua opinião: subir
Cintia Thome
 

HACKED by @KoubackTr

Cintia Thome · São Paulo, SP 27/2/2008 14:05
sua opinião: subir
Juliaura
 

HACKED by @KoubackTr

Juliaura · Porto Alegre, RS 27/2/2008 17:24
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

HACKED by @KoubackTr

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 27/2/2008 19:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 27/2/2008 20:44
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
azuirfilho
 

HACKED by @KoubackTr

azuirfilho · Campinas, SP 27/2/2008 21:33
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Evandro Bonfim
 

HACKED by @KoubackTr

Evandro Bonfim · Rio de Janeiro, RJ 27/2/2008 22:17
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 27/2/2008 22:26
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Juliaura
 

HACKED by @KoubackTr

Juliaura · Porto Alegre, RS 27/2/2008 22:43
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
analuizadapenha
 

HACKED by @KoubackTr

analuizadapenha · Natal, RN 27/2/2008 22:57
sua opinião: subir
Frazao my brother
 

HACKED by @KoubackTr

Frazao my brother · Anastácio, MS 28/2/2008 05:35
sua opinião: subir
Robson Araujo
 

HACKED by @KoubackTr

Robson Araujo · Campina Grande, PB 28/2/2008 09:25
sua opinião: subir
daimao
 

HACKED by @KoubackTr

daimao · Rio de Janeiro, RJ 28/2/2008 12:04
sua opinião: subir
victorvapf
 

HACKED by @KoubackTr

victorvapf · Belo Horizonte, MG 28/2/2008 12:23
sua opinião: subir
Roberto Maxwell
 

HACKED by @KoubackTr

Roberto Maxwell · Japão , WW 28/2/2008 12:55
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
NEUZA MARIA SPÍNOLA
 

HACKED by @KoubackTr

NEUZA MARIA SPÍNOLA · Belo Horizonte, MG 28/2/2008 12:57
sua opinião: subir
Evandro Bonfim
 

HACKED by @KoubackTr

Evandro Bonfim · Rio de Janeiro, RJ 28/2/2008 13:59
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 28/2/2008 14:46
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 28/2/2008 15:17
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Higor Assis
 

HACKED by @KoubackTr

Higor Assis · São Paulo, SP 28/2/2008 17:12
sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 28/2/2008 17:30
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 28/2/2008 17:36
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 28/2/2008 17:58
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 28/2/2008 18:47
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 28/2/2008 21:18
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberto Maxwell
 

HACKED by @KoubackTr

Roberto Maxwell · Japão , WW 28/2/2008 22:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Priscila Silva
 

HACKED by @KoubackTr

Priscila Silva · Serra, ES 28/2/2008 22:55
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 28/2/2008 23:25
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 28/2/2008 23:46
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Roberto Maxwell
 

HACKED by @KoubackTr

Roberto Maxwell · Japão , WW 29/2/2008 03:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Roberto Maxwell
 

HACKED by @KoubackTr

Roberto Maxwell · Japão , WW 29/2/2008 03:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Joca Oeiras, o anjo andarilho
 

HACKED by @KoubackTr

Joca Oeiras, o anjo andarilho · Oeiras, PI 29/2/2008 04:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 29/2/2008 06:23
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
FILIPE MAMEDE
 

HACKED by @KoubackTr

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 29/2/2008 08:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 29/2/2008 09:23
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Roberto Maxwell
 

HACKED by @KoubackTr

Roberto Maxwell · Japão , WW 29/2/2008 10:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Higor Assis
 

HACKED by @KoubackTr

Higor Assis · São Paulo, SP 29/2/2008 10:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 29/2/2008 12:11
sua opinião: subir
LAILTON ARAÚJO
 

HACKED by @KoubackTr

LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP 29/2/2008 12:58
sua opinião: subir
 

HACKED by @KoubackTr

"NATO" AZEVEDO · Ananindeua, PA 29/2/2008 21:58
sua opinião: subir
Branca Pires
 

HACKED by @KoubackTr

Branca Pires · Aracaju, SE 1/3/2008 08:24
sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 1/3/2008 15:28
sua opinião: subir
Lili_Beth*
 

HACKED by @KoubackTr

Lili_Beth* · Rio de Janeiro, RJ 1/3/2008 21:08
sua opinião: subir
Roberta Tum
 

HACKED by @KoubackTr

Roberta Tum · Palmas, TO 2/3/2008 09:58
sua opinião: subir
Mell Glitter
 

HACKED by @KoubackTr

Mell Glitter · São Paulo, SP 2/3/2008 23:00
sua opinião: subir
SILVIA BATISTA
 

HACKED by @KoubackTr

SILVIA BATISTA · João Pessoa, PB 3/3/2008 11:29
sua opinião: subir
Yamano
 

HACKED by @KoubackTr

Yamano · São Paulo, SP 12/3/2008 12:21
sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 12/3/2008 12:34
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

HACKED by @KoubackTr

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 12/3/2008 12:49
sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 12/3/2008 15:00
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 12/3/2008 18:45
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 12/3/2008 19:00
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 12/3/2008 19:14
sua opinião: subir
Yamano
 

HACKED by @KoubackTr

Yamano · São Paulo, SP 12/3/2008 21:41
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 13/3/2008 06:23
sua opinião: subir
Yamano
 

HACKED by @KoubackTr

Yamano · São Paulo, SP 13/3/2008 12:37
sua opinião: subir
Yamano
 

HACKED by @KoubackTr

Yamano · São Paulo, SP 13/3/2008 14:51
sua opinião: subir
Yamano
 

HACKED by @KoubackTr

Yamano · São Paulo, SP 13/3/2008 14:55
sua opinião: subir
Juliaura
 

HACKED by @KoubackTr

Juliaura · Porto Alegre, RS 13/3/2008 15:12
sua opinião: subir
Yamano
 

HACKED by @KoubackTr

Yamano · São Paulo, SP 13/3/2008 20:13
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 13/3/2008 21:20
sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 14/3/2008 09:26
sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 14/3/2008 11:50
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 14/3/2008 13:22
sua opinião: subir
 

HACKED by @KoubackTr

"NATO" AZEVEDO · Ananindeua, PA 14/3/2008 14:45
sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 14/3/2008 16:50
sua opinião: subir
Yamano
 

HACKED by @KoubackTr

Yamano · São Paulo, SP 14/3/2008 21:44
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

HACKED by @KoubackTr

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 15/3/2008 15:56
sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 17/3/2008 11:59
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

HACKED by @KoubackTr

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 17/3/2008 13:47
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 17/3/2008 15:29
sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 17/3/2008 17:53
sua opinião: subir
AZnº 666
 

HACKED by @KoubackTr

AZnº 666 · Rio de Janeiro, RJ 17/3/2008 18:28
sua opinião: subir
camuccelli
 

HACKED by @KoubackTr

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 16/5/2008 15:39
sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 17/5/2008 22:17
sua opinião: subir
Aldy Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Aldy Carvalho · São Paulo, SP 23/5/2008 15:44
sua opinião: subir
Andre Pessego
 

HACKED by @KoubackTr

Andre Pessego · São Paulo, SP 19/11/2008 17:57
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

crianças multiraciais brasileiras nas praias do Atlântico. zoom
crianças multiraciais brasileiras nas praias do Atlântico.
Fachada do Restaurante do Vilson em Bertioga. zoom
Fachada do Restaurante do Vilson em Bertioga.

veja também

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter