A Importância dos Pés Descalços no Chão

1
Rui · Campinas, SP
5/3/2007 · 86 · 4
 



Pessoas com mais de 90 anos e com boa saúde, geralmente possuem hábitos de vida saudáveis (caso contrário já teriam ido descansar no cemitério). Uma dessas pessoas é a freira franciscana brasileira Eva Michalak, de 94 anos, residente na cidade catarinense de Rodeio, no Vale do Itajaí. No vídeo disponível no link abaixo [TV Cultura, Repórter Eco] pode-se notar 3 particularidades: a vivacidade de movimentos da freira, seu cultivo de árvores frutíferas para uso no seu convento e sua prática particular de sempre ter os pés descalços em contato com o solo. Este último hábito, na minha opinião, é o responsável pela excelente saúde desta senhora.

http://www.espacoecologiconoar.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1685&Itemid=46

Para quem não acha que minha opinião acima tem fundamento, relaciono abaixo mais alguns fatos vinculados a este tema:

1. A pessoa que mais viveu no Brasil, desde Pedro Álvares Cabral, foi a mineira Maria do Carmo Jerônimo, que nunca usou calçados, e viveu 129 anos com ótima saúde.

2. O país do planeta Terra onde as pessoas vivem mais tempo, em média, é o Japão, onde todos andam descalços dentro de casa.

3. Eu tenho uma tia [mora em Araraquara-SP] que sofre de um mal crônico nas pernas, chamado de erisipela [inchaço, inflamação e dores nas pernas]. Quando ele vai à praia, esses sintomas somem após 3 dias de ela andar descalça nas areias úmidas da praia.

Tudo isso são coincidências? Pode ter certeza que não é ! É muito comum as pessoas colocarem os pés descalços no chão apenas alguns minutos por dia, na hora do banho de chuveiro. À noite, os pés descalços ficam sem contato com o solo. Uma vez eu li que as pessoas deveriam funcionar como pára-raios (ou árvores) ambulantes, para aterrar as energias do céu (presentes no ar ambiental) na terra. Para fazer esse aterramento de forma eficiente, devemos evitar colocar um isolante (calçado) entre a sola de nossos pés e o solo (portanto, ficar descalços). Que ocorreria a uma árvore se isolássemos suas raízes do solo (da Mãe Terra)? A mesma coisa ocorre conosco, só que demora mais tempo...

Afinal, qual é a sua desculpa para não colocar os pés no chão na sua casa?

Abraço, Rui.

Mais informações: http://saudeperfeitarfs.blogspot.com

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Helena Aragão
 

Oi Rui. Queria te dar uma sugestão editorial: o link do vídeo é enooorme, viu como ficou estranho? Tem uma maneira de corrigir isso. Se você clicar no lapisinho, pode editar o texto. Aí marca com o cursor a frase (por exemplo) "No vídeo disponível no link abaixo" e clica na caixinha "link". Vai abrir um espaço para você botar o endereço enorme, então facilita muito as coisas.
Tem outra coisa que eu queria dizer: achei curioso esse teu relato, mas o Overmundo é voltado para a cultura do Brasil... Sei que é difícil essa discussão sobre o alcance da palavra cultura, mas acho que esse teu texto estaria mais bem localizado num site sobre saúde, bem estar, longevidade... Não sei, acho um pouco fora do propósito editorial do Overmundo... Valeu dar uma lida aqui. Abraço

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 2/3/2007 11:34
sua opinião: subir
Helena Aragão
 

Eita, que péssimo exemplo, botei o link errado. :) O certo é este aqui.

Helena Aragão · Rio de Janeiro, RJ 2/3/2007 11:37
sua opinião: subir
Giordano Bruno
 

Gostei! Rui eu assisti o vídeo, e só resta dizer que é lamentável ver o artificial, ser dominado pelos lucros fáceis, trazendo a maioria das vezes, conseqüências desagradáveis. Enquanto eles são lentos na descoberta dos recursos da natureza, que permaneceram sendo defendidas, pelos nossos antepassados, porque conheceram os seus resultados eles perseveraram no seu sacrifício, e se tornaram incansáveis no cultivo e na defesa destas nossas grandes riquezas naturais.

Giordano Bruno · Londrina, PR 4/3/2007 12:36
sua opinião: subir
Soaroir Maria de Campos
 

COncordo. Andar descalço é a arte de unir o Céu à Terra. Abrs

Soaroir Maria de Campos · São Paulo, SP 25/8/2008 08:28
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados