A MARAVILHOSA ESTÓRIA DO SAPO TARÔ-BEQUÊ

jjLeandro
Cena da peça
1
jjLeandro · Araguaína, TO
30/5/2007 · 349 · 23
 

Um espetáculo para percorrer o Brasil. Essa é a proposta da peça A Maravilhosa Estória do Sapo Tarô-Bequê, do escritor amazonense Márcio Souza, que o grupo Ciganu’s – Teatro e Dança, de Araguaína, estreou no sábado, 26, no auditório da Faculdade Católica Dom Orione, com a presença do autor.

Segundo Wilamas Ferreira, produtor e diretor, o êxito na estréia deixou o grupo de sete atores e dez técnicos muito feliz, pois enfrentaram um árduo trabalho de oito meses de preparação. “São atores que representam pela primeira vez e tiveram que conciliar durante todo o tempo de ensaio a vida privada e a artística, além da tensão da estréia. Isto os tornou vencedores”, revela Ferreira.

Mesmo antes de encerrar a temporada de três meses em Araguaína, a peça deverá ser levada a Colinas do Tocantins no dia 6 de junho. Posteriormente, será a vez do público de Palmas e também Campo Grande (MS), onde as negociações estão avançadas, prestigiar o evento. Na capital tocantinense serão dez apresentações.

Mas as pretensões do grupo Ciganu’s não param por aí. Está na mira, como já aconteceram em outras oportunidades, representar nos palcos de várias capitais brasileiras. “Essa é a proposta”, diz Ferreira sem conseguir disfarçar o entusiasmo.

A empatia entre o autor e o grupo surgiu tão logo Márcio Souza recebeu a gravação de laboratório das primeiras cenas, durante a negociação dos direitos autorais, e foi um estímulo para a empreitada. Aliás, informa o diretor, Souza foi muito simpático ao liberar completamente os direitos autorais para um contrato de um ano, com opção de renovação para mais outro. Logo que travou conhecimento com o trabalho do grupo, o escritor deixou claro sua vontade de participar da estréia. Ferreira confessa que não perdeu tempo, mobilizou os 21 patrocinadores e trouxe-o para ficar cinco dias na cidade, onde além da estréia também participou de oficina de artes com leitores.

A programação no sábado foi variada, com a participação de um grupo de índios da aldeia Xambioá-Karajá que apresentou vários rituais e danças étnicas antes da peça. Ao final, Márcio Souza autografou seus livros para o público.

Ainda no palco após a peça, ao lado dos atores num bate-papo com a platéia, Márcio Souza foi categórico em reconhecer a qualidade da montagem e evidenciar que o trabalho artístico do grupo não tem mais qualquer degrau a conquistar e está pronto para viajar pelo país.

CIGANU’S

A história do Ciganu’s é um relato da persistência que é a marca registrada de quem faz cultura no Brasil. “Desde o início tudo foi muito difícil, mas nunca desistimos”, diz convicto Wilamas Ferreira, presidente do grupo. Criado em 1987, a montagem da peça de Márcio Souza é também um presente aos 20 anos de existência do grupo. E o próprio nome, conforme revela Ferreira, tem tudo a ver com a vida do grupo. “Quando íamos representar em outras cidades, pela falta de dinheiro para a viagem, pedíamos carona na estrada. Parecíamos um bando de ciganos. Entre nós mesmos comentávamos isso com muito humor”, relembra sorrindo. “Daí para rotular o grupo não custou nada”.

Passados 20 anos, o nome ainda continua apropriado ao grupo, mas agora pelas constantes viagens encenando país afora. A peça Frei Mulambo, com o patrocínio do projeto BR em Movimento percorreu 30 municípios, sendo cinco deles capitais. Muitos outros trabalhos foram encenados, incluindo, além de peças teatrais, dança, teatro de bonecos e performances com poemas de autores regionais e nacionais.

O volume de trabalho aumentou tanto, diz Ferreira satisfeito, que o grupo viu-se obrigado a formar novos atores, abrindo as portas das artes cênicas para talentos que representam já em seu primeiro trabalho um autor consagrado como Márcio Souza. “É muita responsabilidade, mas estamos muito felizes”, conclui.


ELENCO

Jackson Brandão - Tarô-Bequê
Paulo Egito - Cainhamé
Gil Araújo - Urubu rei
Tuanny Tupi - Moça Juruti
Loids Morena - Dona Mucura
Katiele Ferreira - Cobra Surucucu
Rochinha - Indiazinha




compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

oi jjLeandro: muito obrigado pelas notícias sobre o teatro em Araguaína - valeu também pelas fotos: que beleza a arte plumária dos índios! São índios aí da região? gostaria de saber mais sobre a história do Ciganu's - fui procurar mais no Google e só achei uma menção brevíssima neste link aqui - com vinte anos de existência, o grupo deve ter muitas outras estórias boas para contar!

sobre os Xambioá-Karajás encontrei este outro link

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 27/5/2007 14:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
jjLeandro
 

Sim, Hermano, os índios são xambioá-karajá, de aldeia aqui perto, da região da cidade de Xambioá (a mesma da guerrilha do Araguaia), distante cerca de 120 km de Araguaína. Realmente a arte plumária deles é de causar inveja: um trabalho belíssimo, que está sendo incentivado pelos órgãos governamentais, inclusive estaduais. Aqui no To há um incentivo de reavivamento das línguas indígenas, inclusive com ensino bilíngüe.

Sobre o grupo: vou pedir mais informações para passar, pois as que constam da matéria foram colhidas por mim para a composição deste post. Eles desenvolvem, e o Tarô-Bequê está nesse projeto, teatro com escolas, democratizando a arte cênica, quer pela apresentação ou possibilidade de integração de alunos ao meio.

jjLeandro · Araguaína, TO 27/5/2007 16:01
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Na sala de edição da agenda há informações sobre a peça:
http://www.overmundo.com.br/agenda/sala_edicao.php?em_edicao=3811

jjLeandro · Araguaína, TO 27/5/2007 16:05
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

jj,

Maravilha o seu post. Necessário, em se tratando de arte indígena. Torço para ver o grupo aqui no Rio.
Quanto à edição, vi uma ou outra coisinha, tipo um ou duas virgulas possíveis, nem lembro onde. Quase perfeito. É só reler uma vez e pronto.

Grande abraço,

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 27/5/2007 16:40
sua opinião: subir
apple
 

Achei interessantíssimo esse relato, conforme já mencionei a você, Leandro! Disse também que trabalhar com a cultura indígena chega a ter algo de sagrado:

-quer seja pela cultura indígena em si;

-quer seja pela influência indígena na composição da atual sociedade brasileira;

-ou quer seja como um momento de silêncio ao percorremos, em nossa memória histórica, as barbaridades que já se fez contra os indígenas.

Bem...é isso, amigo! Achei maravilhosa a sua matéria, e daí que nunca poderia deixar de vir aqui efetuar esse registro em agradecimento e louvor ao seu trabalho.

Bjs

apple · Juiz de Fora, MG 29/5/2007 17:56
sua opinião: subir
Silene Farais
 

Que bom saber de um bom trabalho de teatro em Aragurina. sou fã de Márcio de Sousa. Já vi muitas peças dele montadas por grupos amazonenses.Fica em cartaz até quando? Parabéns! Silene Farias, do Grupo Marupiaraa Jabuti-Bumbá (do Acre). Estou passando por Araguaina na segunda semana de junho, gostaría de conhecer vocês.

Silene Farais · Rio Branco, AC 30/5/2007 22:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Francinne Amarante
 

coisa boa é mostrar nossas raízes! e até descobrir outras!
Será.. que ainda existem brasileiros que acham-se 100% alguma raça?
Salve a minha, a nossa, a brasileira mistura de todas as cores!

muito bom, leandro!
parabéns pela ótima matéria.

bj
Fran

Francinne Amarante · Brasília, DF 31/5/2007 03:36
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
s. fontes
 

Que bom ler um texto seu na primeira pág. do Overmundo, ainda mais sobre um grupo que desenvolve um trabalho tão consitente, mesmo não tendo o reconhecimento merecido em seu próprio Estado.
abs
Seleucia

s. fontes · Palmas, TO 31/5/2007 08:15
sua opinião: subir
FILIPE MAMEDE
 

Leandro, muito bom saber do teatro da sua terra; parabéns ao grupo, por desenvolver um trabalho tão bacana. Ah, há tempos não via um post seu por aqui. Seja 'bem-vindo'. Um abraço.

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 31/5/2007 09:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
jjLeandro
 

Salve, Spírito(carioca da velha guarda -bom malandro, se me permite a liberdade), Mamede (realmente estive ausente dois meses), Selêucia (vc me deve o endereço do blog de culinária -quero saborear suas iguarias), Fran(minha bela poeta de BSB - meu arrimo poético), Silene(quando retornar a Araguaína publicarei a entrevista que fiz com o Márcio - tb sou fã dele), Apple (minha amiga de todas as horas). Agradeço a gentileza dos amigos, infelizmente não posso delongar pq estou fora de Araguaína e só por minutinhos posso acessar o Over..., mas faço isso, mesmo a muita custa, por atenção aos amigos de todas as horas. Quando retornar, me redimo com todos na proporção que todos merecem...(meu débito é grande...rssss)

abraços

jjLeandro · Araguaína, TO 31/5/2007 10:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
daniel valentim
 

no link abaixo há peças de Márcio Souza na íntegra para baixar, inclusive sua versão de Hamlet, montada no ano passado aqui em Manaus.

http://www.tesctheatre.org.br./interna.php?nomeArquivo=biblioteca

daniel valentim · Juiz de Fora, MG 31/5/2007 10:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
jjLeandro
 

Falou, Daniel, obrigado por abrilhantar esse espaço. Obrigao, amigo.

jjLeandro · Araguaína, TO 31/5/2007 10:31
sua opinião: subir
luciano bezerra
 

oi eu sou o luciano " o jovem escritor de livros"a sua maneira de introduzir o leitor no texto e... perfeita!
A reportagem ficou dez!!
parabens por ganhar a primeira pg!
eu já me cadastrei no overmundo!!
só não sei mercher! rsrs....
mas vou aprender logo!

luciano bezerra · Arapoema, TO 31/5/2007 14:52
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
marcio rufino
 

jjLeandro,

curto muito teatro e fico muito feliz de um grupo estar completando 20 anos de ezxistência num país tão culturalmente complicado como o nosso.
Abçs!!!

marcio rufino · Belford Roxo, RJ 31/5/2007 18:07
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Thiago Paulino
 

JJLenadro... gostei muito do texto.. a peça deve ser bela e interessante. Ela vai passar por alguma capital do Nordeste? Vc sabe onde pos encontrar algum livro de Márcio Souza...? Qual você indicaria para começar..?

Abraço forte.

Thiago Paulino · Aracaju, SE 1/6/2007 01:07
sua opinião: subir
Marluce Freire Nascasbez
 

jjLendro,

Encantada!!
Parabéns pelo excelente trabalho, aplausos para todos!

(Belas fotos)

Um aBRAÇO, Marluce

Marluce Freire Nascasbez · Carnaíba, PE 1/6/2007 08:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
jjLeandro
 

Perfeitamente, Luciano. Aquela noite vc "engatou" uma conversa com o Márcio Souza que sei renderá a vc ótimos frutos, pois ela foi longa. Amigo, quando voltar a Araguaína entro em contato com vc para trocarms muitas idéias sobre literatura. Vc, tão jovem, 16 anos, é uma ótima promessa para a literatura de nosso estado. Vamos transformar isso em realidade. Está já num bom caminho. No meu tempo não havia esse apoio todo, mas eram outros tempos. Aqui no Overmundo vc crescerá mt , com certeza.
abcs

jjLeandro · Araguaína, TO 1/6/2007 10:36
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Um grane abraço, Márcio Rufino. Vc tem razão, aqui no BR as coisas são complicadas. Mas com a força de todos nós descomplicaremos. O grupo Ciganu"s é uma demonstração disso.
........
Thiago, amigo. É projeto do grupo passar sim por várias capitais. Operacionalmente, ao que vi, o transporte de todo esse pessoal e dos equipamentos da pela não parece ser muito complicado. Quando retornar volto a entrar e contato e o grupo vai dizer a intenção de passar em que locais. Quem desejar entrar em contato com o pessoal do Ciganu"s vou povidenciar isso. Vou inclusive propor que se cadastrem no Over...Para um contato direto, sem intermediários com o público.
Sobre o Márcio, uma pessoa fantástica, é mt conhecido mundialmente, inclusive e com certeza em livrarias de Aracaju vc enconra livros dele.
O de sua estréia oi Galvez: o Imperador do Acre - fala da história de formação daquele estado (mt explorado em Amazônia, da Rede Globo)
Mad Maria - sobre a estrada Madeira-Mamoré - tb no Acre. - Interessantíssimo.
Está compondo uma tetralogia sobre o Grão-Pará, já publicou três livros e deverá brevemente lançar um quarto.
Márcio é um escritor do qual gosto mt pois a literatura dele mistura ficção e realidade, de uma maneira que mt me agrada. Aliás, falando sobre a Cabanagem (O Grão-Pará aborda esse tema), ele disse que esse movimento tem material para milhares de romances. É somente que tiver interesse pesquisar e escrever.
Um abraço, amigo
......

Prima Marluce - Um grande abraço a toda a parentada aí em PE. Fico feliz que tenha gostado.

...

jjLeandro · Araguaína, TO 1/6/2007 10:45
sua opinião: subir
Robert Portoquá
 

Grande Trabalho JJ!
Muito legal saber que a cultura reginal está cada vez mais forte em nosso país. Graças a trabalhos como o deste Grupo Ciganu´s que você nos apresenta como do Diretor Wilamas Ferreira, e claro o seu papel na divulgação. Fico feliz e desejo muito sucesso para o espetáculo e um abraço para todos do elenco, da técnica, em fim a turma toda.
Espero que cheguem até aqui em sampa para que possamos apreciar também a A MARAVILHOSA ESTÓRIA DO SAPO TARÔ-BEQUÊ.
Grande abraço e bom retorno, já que andas meio sumido...

Robert Portoquá · Adamantina, SP 1/6/2007 20:32
sua opinião: subir
brigitte
 

Quando o grupo se apresentar em Gyn estarei na primeira fila.
Parabéns pela reportagem!

brigitte · Goiânia, GO 2/6/2007 22:34
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Grato, Brigitte, espero que seja em breve. abcs

jjLeandro · Araguaína, TO 3/6/2007 12:37
sua opinião: subir
Paulo Egito
 

JJ, Muito obrigado pelo seu apoio e pela ajuda que está nos dando. São pessoas de sua sencibilidade, que fazem a mola do desenvolvimento cultural na nossa cidade e no nosso país. Agradeço a todos que nos desejam felicitações com o espetáculo e deixo aqui meu e-mail de contato - pauloegito@globo.com . Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem vindas.
Obrigado pelo carinho de todos.
Grande Abraço de Paulo Egito. (Cainhamé - O Pai do Mato)

Paulo Egito · Araguaína, TO 8/6/2007 17:13
sua opinião: subir
jjLeandro
 

Paulo, o espetáculo é uma maravilha como o próprio nome diz. E meu desejo é que vcs possam percorrer muitos municípios e capitais, mostrando o talento de nossos intérpretes e a beleza do textos de Márcio Souza.
abcs

jjLeandro · Araguaína, TO 8/6/2007 18:12
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

imagens clique para ampliar

Cainhamé e Tarô-Bequê zoom
Cainhamé e Tarô-Bequê
Márcio Souza recebe homenagem zoom
Márcio Souza recebe homenagem
Índios recepcionam público zoom
Índios recepcionam público
Índios dançam antes da peça zoom
Índios dançam antes da peça
Atores ao final do espetáculo zoom
Atores ao final do espetáculo
Índios durante ritual zoom
Índios durante ritual

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados