Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

a mulher, a bola e o silêncio...

1
Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ
11/7/2007 · 129 · 130
 

(este texto foi publicado no dia 25 de maio no blog matéria. aproveito o ensaio de ana paula para a playboy, para publicá-lo aqui no overmundo...)

na verdade, o título deste post pode despistar o leitor. trata-se de um post sobre “a mulher”. embora eu reconheça que falar sobre gênero de forma tão categórica possa nos conduzir rapidamente ao equívoco, convoco o leitor(a) a uma reflexão: afora as óbvias diferenças anatômicas, homens e mulheres possuem certos traços contínuos em seu comportamento. se estes traços são produtos da cultura ou da genética, não sei… mas que existem comportamentos “gerais” e correntes que delimitam inclusive a famigerada “condição da mulher”, na minha opinião isso é patente. objetar-me-ão que isso não ocorre mais, que essa visão é coisa do passado, e que a mulher hoje não se comporta mais como uma submissa. mas isso não é verdade, pois o que se vê é a evolução do comportamento feminino numa escala muito pequena, essencialmente urbana e desenvolvida. nas áreas rurais, nos países mais religiosos, a mulher continua sendo “the nigger of the world”, como diria john lennon. na sua esmagadora maioria as mulheres que habitam o mundo hoje são reprimidas num nível muito específico e cruel. ao dizer que as coisas não são mais assim, e que essa opinião é retrógrada, o(a) ativista de plantão se esquece que sua condição não delimita a condição do outro. esquece também que tão prejudicial quanto o machismo e a homofobia, é a crença gratuita na supressão dos conflitos por obra de uma “evolução” que não ocorreu… o falseamento da realidade é o elemento mais eficaz na manutenção dos preconceitos, pois suprime o problema somente através de idéias, e não de práticas…

vamos ao caso e à pessoa: a bandeirinha ana paula oliveira, suspensa por três rodadas do campeonato brasileiro após errar bisonhamente na semifinal da copa do brasil. ana paula já havia sido perseguida por equívocos semelhantes em outros jogos. eu observo, de saída que, diante dos erros escandalosos de ana paula, estranho mais o padrão das reações. vejamos o que disse o presidente (sorry, vice…) do botafogo, carlos augusto montenegro, após os erros da bandeirinha:

"a ana paula oliveira é totalmente despreparada. foram dois erros seguidos. não existe mulher em copa do mundo, muito menos trabalhando em final de liga dos campeões da europa. mas colocaram nossa partida. ela nos roubou em dois milhões e meio de reais (…) o correto seria tirá-la do futebol. mas isso não vai acontecer. agora, a ana paula oliveira vai para casa dormir tranqüilamente. ela não atua mais em jogos do botafogo."

já em relação à final do campeonato estadual, em que o mesmo botafogo teria sofrido com mais um equívoco do árbitro djalma beltrami, montenegro foi mais suave:

“as pessoas estão aí para acertar e errar. mas o que não pode é o beltrami e o moutinho terminarem todos os jogos do botafogo em que trabalham chateados porque sempre prejudicam o botafogo.”

observa-se uma discrepância da reação de montenegro, do técnico cuca e mesmo da torcida em relação aos dois episódios. mas, pior que essa diferença, obviamente estimulada pelo fato da bandeirinha ser mulher, é a própria resignação com que ana paula tem lidado com o episódio. ora, erro de arbitragem no brasil é tão folclórico, que muitos boleiros e futebolistas por aí insistem em afirmar que “faz parte do espetáculo”, criticando inclusive a utilização da tecnologia para reduzir, ou até mesmo eliminar os equívocos. mas, quando ana paula erra – e ela erra bastante! – é como se não tivesse autorização para errar, é como se ela precisasse o tempo inteiro justificar a escolha de sua profissão. ora, até mesmo o árbitro aposentado e atual comentarista josé roberto wright, já “errou” feio, e na transmissão do jogo flamengo e defensor, afirmou, com a maior cara de pau que já vi na vida, que “nunca interferiu no resultado de um jogo”. ora, faça-me rir. porque cargas d’água ana paula não poderia errar também, senão por obra de um preconceito descarado, que exige dela que faça muito mais, simplesmente por ser mulher! até mesmo a imprensa, paladino da opinião pública, já trata o caso de forma diferenciada: a pergunta “copa da áfrica do sul ou jaboticabal?” , estampada no globo online de ontem, se refere, debochada e maldosamente, às aspirações da bandeirinha em participar da copa do mundo de 2010. sem contar os jornaletes que já divulgam o absurdo comentário do mesmo montenegro, sugerindo que a bandeirinha estivesse “naqueles dias”… e também os gritos de “piranha”, no maracanã, possivelmente entoados também por outras mulheres…

o que se observa, entretanto, é que, não somente ana paula, como também muitas mulheres, resignam-se diante do preconceito decantado tanto por jogadores, técnicos e dirigentes, como também por maridos, namorados, patrões e homens de toda sorte… aceitará ana paula, por simples amor à profissão, este cortejo de absurdos?

escolho o futebol como palco dessa questão por motivos óbvios: é um palco essencialmente masculino. mas extendo essa crítica – uma crítica à resignação da mulher e à crença inócua no fim dessa resignação – à mulher no cotidiano, no emprego, na educação e, sobretudo, nos relacionamentos. quem não reconhece o padrão de comportamento feminino nos relacionamentos? objetar-me-ão que não existem regras, que as pessoas são diferentes, que nem sempre a mulher submete-se à relação, que certos homens também resignam-se diante de mulheres poderosas. concordo plenamente, mas acrescento que este exemplo é delimitado geográfica e socialmente. categoricamente e, portanto, numericamente, as mulheres são muito mais resignadas no relacionamento, no trabalho, etc, que os homens. para que este comentário não passe por simplório, preconceituoso, ou infundado, vamos aos desmentidos do cotidiano, aos comportamentos recorrentes, aos movimentos imprevistos do dia-a-dia…

comecemos na educação: desde cedo a mulher é acostumada a restrições de toda natureza: “não olha pra fulano!”; “não deixa pegar na mão!” e, especialmente, este bordão tenebroso, que toda mulher que me estiver lendo nesse momento se lembrará: “senta de perna fechada!” ora, depois de passar a infância toda sem poder abrir as pernas, deve ser complicado lidar com o próprio corpo. então, já na educação, pode-se perceber um padrão que mais estimula o decréscimo da auto-estima, do que a incentiva. e então, vem a questão do “relacionamento”. pode-se perceber que o comportamento do homem é muito mais problemático para o relacionamento, pois ele, desde a mais tenra idade, foi encorajado a buscar a instabilidade da rua. a mulher, por sua vez, massacrada pelos ditames do “bom comportamento”, vive a eterna e paradoxal “insegurança segura” do lar. e a situação deve ser ainda pior para aquelas que, hoje, beirando os sessenta anos, vivem outro terrível paradoxo: a criação cristã (o amor romântico, o casamento, a procriação) convivendo, na mesma cabeça, com a “revolução sexual”, que não ocorreu propriamente… esse tipo, urbano por definição, pode também ser encontrado por aí quase como uma regra encarnada…

esta insegurança, muitas vezes, produz um comportamento estratégico, nem sempre consciente, nem sempre objeto de auto-crítica. ora, quem não conhece esse arquétipo, comprovado à larga, em que a mulher, incorporando hábitos e gostos do marido/namorado, por vezes incorporando até mesmo seu modo de falar e de andar, acaba por se tornar uma espécie de “sucursal” do companheiro? ou aquelas moças que odeiam quaisquer elementos que não façam parte do lar, como amigos beberrões, jogos de futebol, peladas de domingo, etc, e passam a agir como policiais da moral e dos bons costumes, sempre com uma “cara feia” estampada para quem quiser ver?! são casos que estão aí, embora eu reconheça que deva ser muito difícil assumir que eles ocorrem por conta de uma dependência cultivada desde cedo.

o que lamento, sobretudo, é que esta situação seja tão difundida quanto obscura, pois não pega bem, em pleno século xxi, assumir que a situação global da mulher continua deplorável, e só mudou nos termos do mercado. ela agora, trabalha, e com o esforço e as condições necessárias, suplanta o homem em aspectos como eficiência e criatividade. mas esse comportamento é um produto localizado em nichos muito específicos, e que tem seu preço e procedência. e mesmo as beneficiárias deste processo, geralmente vinculadas ao mundo dos negócios e à academia, mantém um certo acriticismo diante de sua condição. é o que se percebe em programas de tevê como “saia justa”, em que, muitas vezes, se observa uma “defesa da mulher”, na intenção de relocar a posição romântica e conservadora, em detrimento da “nova situação”… ora, não seria justamente neste tipo de programa que deveríamos encontrar uma posição nem conservadora, nem mercadológica, que apontasse outros paradigmas? ao contrário: é uma “filósofa” (ora, ora…) que vive de vomitar jargões, como se eles, por si só, explicassem a realidade; é uma atriz-modelo (ou modelo-atriz) que adora emitir “opiniões pessoais”; e, no fim das contas, pasmem: é a jornalista quem conta alguma novidade…

seria cafajeste demais terminar esse post com um comentário à la vinícius de moraes: eu adoro mulheres. devo dizer entretanto, que prefiro seu estilo doce à baixaria com que a imprensa vem tratando do “caso ana paula”. entretanto, observo que, diante dos elogios de vinícius, as moças suspiravam porque, por mais que ele estivesse se referindo à mera utilização sexual da mulher, sua verve poética adicionava um certo floreio ao comentário, artifício ensinado a seu pupilo-maior, chico buarque (inclusive, o acriticismo que caracteriza a chicolatria, é cultivado notoriamente por mulheres...). mas cabe perguntar se este gosto pelo floreio – que é um gosto pelo fetiche – não estaria mais prejudicando que auxiliando a mulher. o fetiche, aquele elemento que traduz tanto o gosto pelas compras, quanto o gosto pelo inaudito e pelo sinuoso, produz uma série de comportamentos previsíveis, que deveriam ser enfocados e problematizados pelas próprias mulheres. ao invés disso, as feministas de plantão preferem culpar os homens, esquecendo-se talvez do número de mulheres que apanham e escondem seus algozes da polícia, “por amor”… e é uma pena que eu, homem, tenha que colocar essa questão de modo talvez doloroso, mas certamente, honesto. ao contrário do silêncio oportunista, estratégico e, por que não?, “masculinizado” de ana paula…

compartilhe

comentários feed

+ comentar
FILIPE MAMEDE
 

HACKED by @KoubackTr

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 9/7/2007 11:20
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Henrique Araújo - Grupo TR.E.M.A
 

HACKED by @KoubackTr

Henrique Araújo - Grupo TR.E.M.A · Fortaleza, CE 9/7/2007 19:51
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
DaniCast
 

HACKED by @KoubackTr

DaniCast · São Paulo, SP 9/7/2007 22:32
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 10/7/2007 10:13
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Henrique Araújo - Grupo TR.E.M.A
 

HACKED by @KoubackTr

Henrique Araújo - Grupo TR.E.M.A · Fortaleza, CE 10/7/2007 10:49
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 10/7/2007 13:03
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 10/7/2007 13:05
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
DaniCast
 

HACKED by @KoubackTr

DaniCast · São Paulo, SP 10/7/2007 14:43
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 10/7/2007 16:56
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ilhandarilha
 

HACKED by @KoubackTr

Ilhandarilha · Vitória, ES 10/7/2007 21:53
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 10/7/2007 22:27
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 11/7/2007 11:20
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 11/7/2007 13:20
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2007 13:38
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 11/7/2007 14:05
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 11/7/2007 14:07
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 11/7/2007 14:08
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 11/7/2007 14:19
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2007 14:25
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2007 14:33
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 11/7/2007 15:05
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ize
 

HACKED by @KoubackTr

Ize · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2007 20:21
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ize
 

HACKED by @KoubackTr

Ize · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2007 20:39
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Juliaura
 

HACKED by @KoubackTr

Juliaura · Porto Alegre, RS 11/7/2007 20:50
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ize
 

HACKED by @KoubackTr

Ize · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2007 22:28
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2007 22:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ize
 

HACKED by @KoubackTr

Ize · Rio de Janeiro, RJ 11/7/2007 23:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 09:20
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 09:29
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 09:36
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 09:52
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 09:58
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 12/7/2007 10:11
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
diginois.com.br
 

HACKED by @KoubackTr

diginois.com.br · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 10:11
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ize
 

HACKED by @KoubackTr

Ize · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 11:18
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Juliaura
 

HACKED by @KoubackTr

Juliaura · Porto Alegre, RS 12/7/2007 11:28
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Juliaura
 

HACKED by @KoubackTr

Juliaura · Porto Alegre, RS 12/7/2007 11:40
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 11:51
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 12:09
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Juliaura
 

HACKED by @KoubackTr

Juliaura · Porto Alegre, RS 12/7/2007 12:11
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 12:19
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 12/7/2007 14:08
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 14:40
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 14:55
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 14:59
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 15:14
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 15:22
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 15:41
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 16:12
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 12/7/2007 16:25
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 16:35
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 16:42
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 16:52
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 17:02
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Higor Assis
 

HACKED by @KoubackTr

Higor Assis · São Paulo, SP 12/7/2007 17:22
sua opinião: subir
crispinga
 

HACKED by @KoubackTr

crispinga · Nova Friburgo, RJ 12/7/2007 17:29
sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 12/7/2007 17:32
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 17:39
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 17:42
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Juliaura
 

HACKED by @KoubackTr

Juliaura · Porto Alegre, RS 12/7/2007 17:42
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 17:47
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 17:58
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 18:40
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 18:42
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 12/7/2007 21:11
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 21:24
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 12/7/2007 21:40
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Spírito Santo
 

HACKED by @KoubackTr

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 12/7/2007 21:45
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 12/7/2007 22:53
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 12/7/2007 23:05
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 12/7/2007 23:22
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 00:17
3 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 00:19
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 00:24
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ize
 

HACKED by @KoubackTr

Ize · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 01:14
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 13/7/2007 09:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 09:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 13/7/2007 09:37
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 09:38
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 09:41
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 13/7/2007 12:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 13/7/2007 12:13
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
diginois.com.br
 

HACKED by @KoubackTr

diginois.com.br · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 12:31
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 12:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 13/7/2007 12:54
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 13:43
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ize
 

HACKED by @KoubackTr

Ize · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 14:22
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Juliaura
 

HACKED by @KoubackTr

Juliaura · Porto Alegre, RS 13/7/2007 14:33
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ize
 

HACKED by @KoubackTr

Ize · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 14:48
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 15:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 15:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 15:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ize
 

HACKED by @KoubackTr

Ize · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 16:00
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 13/7/2007 17:01
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 19:06
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

HACKED by @KoubackTr

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 13/7/2007 20:53
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Mestre Jeronimo - JC
 

HACKED by @KoubackTr

Mestre Jeronimo - JC · Austrália , WW 13/7/2007 21:04
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 21:30
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 21:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 13/7/2007 21:59
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 13/7/2007 22:17
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 22:27
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 22:28
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 13/7/2007 22:37
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 13/7/2007 22:45
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 13/7/2007 23:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 13/7/2007 23:28
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 06:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 14/7/2007 09:48
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Ize
 

HACKED by @KoubackTr

Ize · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 11:51
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 13:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 14:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 14/7/2007 20:03
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 14/7/2007 20:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 20:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 14/7/2007 20:49
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 21:14
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 14/7/2007 21:25
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 21:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 14/7/2007 22:10
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 22:35
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 14/7/2007 22:51
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 14/7/2007 22:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 22:59
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 23:02
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 14/7/2007 23:08
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 14/7/2007 23:18
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
brigitte
 

HACKED by @KoubackTr

brigitte · Goiânia, GO 14/7/2007 23:29
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 15/7/2007 13:39
sua opinião: subir
Bernardo Carvalho
 

HACKED by @KoubackTr

Bernardo Carvalho · Rio de Janeiro, RJ 15/7/2007 14:22
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Nova jornada para o Overmundo

O poema de Murilo Mendes que inspirou o batismo do Overmundo ecoa o "grito eletrônico" de um “cavaleiro do mundo”, que “anda, voa, está em... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados