A Planetapéia

Jaime Batista da Silva
1
Fernando dos Santos · , SC
4/10/2012 · 7 · 0
 

Os desfiles oficiais da Oktoberfest de Blumenau são uma das maiores atrações da festa, eles acontecem sempre na rua XV de Novembro, no centro da cidade. Tanto os turistas como os próprios blumenauenses ficam encantados com a riqueza cultural, as roupas alemãs, as músicas, as apresentações, os carros alegóricos e a Planetapéia.

São justamente os veículos da Planetapéia que chamam mais a atenção de todos os que assistem o desfile, é muito difícil encontrar um blumenauense que nunca tenha se encantado com os brinquedos.

A história da Planetapéia começou em 1987, quando Nerino José Furlan criou uma bicicleta muito diferente do normal e convidou outros três amigos para participar da brincadeira. Os amigos subiram na bicicleta de quatro lugares e desfilaram pela rua XV de Novembro, empolgando todos que estavam presentes. Nos anos seguintes diversos outros veículos ainda seriam inventados por Nerino.

Em 1989 o inventor blumenauense criou o veículo mais famoso da Oktoberfest, a Centopéia, com os quatro integrantes da Centopéia do Chopp mais dois novos convidados. A cada Oktoberfest um novo lugar passou a ser acrescentado e assim outro convidado tinha a chance de participar, fazendo a Centopéia crescer a cada ano. Ela ficou famosa e em 1998 desfilou na Oktoberfest de Munique, na Alemanha.

Em 1999 nasceu a Locopéia, um veículo que lembra a Maria-Fumaça da antiga estrada de ferro. Construída sobre um rebocador de avião, ela é feita de diversos materiais, como ferro forjado, latão, cobre, couro e madeira nobre. Com capacidade para transportar até 8 pessoas, a Locopéia possui uma choperia em forma de vaca e conta com um gerador próprio para manter o som mecânico, muito potente, e os efeitos visuais, como raios lazer e a fumaça da chaminé. Além disso essa é a única locomotiva do mundo que gira em 360 graus.

Utilizando uma plataforma de ônibus, Nerino construiu a Bondepéia para os desfiles da 17º edição da Oktoberfest. Revestida com madeira nobre, metais, entalhes, pinturas e gravuras, ela possui uma riqueza de detalhes fantástica que faz dela um verdadeira obra de arte. Podendo levar até 22 pessoas, a Bondepéia relembra o romantismo dos casais dos anos 70.

O Fuscopteropéia foi criada em 2001 através da divertida mistura de um helicóptero com um fusca, fazendo desse brinquedo o único bar do mundo que gira em uma hélice com três passageiros e capacidade total para até seis fuscopteropeístas.

Em 2001 as esposas e amigas dos integrantes da Planetapéia também queriam participar dos desfiles e pediram uma versão feminina de algum dos veículos. Nerino atendeu aos pedidos e criou a Garotapéia, com capacidade para treze pessoas e usando a mesma ideia da Centopéia.

O Trenopéia surgiu em 2002, quando o Planetapéia começou a fazer o transporte oficial do Papai Noel em Blumenau. Usando o conjunto mecânico de uma Kombi e com decorações relacionadas ao Natal, o Trenopéia transporta o Papai Noel e mais 5 pessoas vestidas de soldadinhos de chumbo, espalhando um fascínio mágico por onde passa.

O criador do Planetapéia começou sua vida profissional viajando pelas estradas do país com seu caminhão, um Alfa Romeu ano 1978. Depois de 24 anos o caminhão foi aposentado e então Nerino reformou o modelo e em 2002 criou na carroceria de 20 m² o menor principado do mundo, o “Principado Independente de Balneário Verde”. Mantendo as diversas características originais do caminhão, a Alfapéia é um bar móvel e sonorizado, decorado com gravuras feitas à mão e com capacidade de levar até 24 pessoas.

Para a Oktoberfest de 2004 Nerino pesquisou sobre os Vikings, um povo que viveu no norte da Europa, e então usou sua criatividade para inventar um dos veículos mais exóticos do mundo, o Vikingpéia, uma estranha mistura de barco com carro criada a partir do chassi de um Landau. O Vikingpéia carrega até cinco tripulantes e mais um comandante que navegam ao som de ótimas músicas alemãs.

Em 2005 o Planetapéia saiu do Brasil para se apresentar na Europa e para essa ocasião Nerino criou uma nova centopeia com 15 módulos, capacidade para 30 pessoas e 33 metros de comprimento, sendo na época a maior bicicleta do mundo. Em sua viagem pela Europa a Européia, como foi batizado o novo brinquedo, passou pela Espanha, Portugal, França,
Itália, Mônaco e Vaticano.

A Babypéia, criada em 2007, foi construída com uma motocicleta adaptada a um carro e uma espécie de roda onde as crianças giram ao som de músicas animadas. Em um passado distante, veículos semelhantes serviram como meio de transporte para pedreiros, leiteiros e até mesmo padres.

A fama do Planetapéia continuou crescendo e chegou ao oriente com a Dubaipéia, que desfilou no maior shopping do mundo, nos Emirados Árabes Unidos, levando alegria as pessoas de Dubai, capital do país. Ainda no oriente a Chinapéia esteve presente com seus 17 chinapeístasna maior Olimpíada do planeta, além de ter sido a única bicicleta a desfilar na Grande Muralha da China.

Para o ano de 2009 Nerino trouxe do Ceará nove bonecos gigantes com quatro metros de altura para brincar, tirar fotos e dançar com os turistas na rua XV de Novembro e também nos pavilhões da Oktoberfest. Quatro dos bonecos receberam nomes especiais, Centopéia, Capivara, Frida e Negro, os outros cinco são representam alemães com traje típico alemão. Em 2010 um outro boneco, batizado de Burropéia, passou a fazer parte do grupo.

Em agosto de 2012 o Restaurante Moinho do Vale cedeu os diretitos de uso do famoso Trenzinho do Moinho para o Planetapéia. O brinquedo foi rebatizado de Tchuk-Tchuk Peia e deverá desfilar ainda esse ano na Rua XV de Novembro, em comemoração aos 25 anos do Planetapéia.

O Planetapéia atrai multidões por onde passa, já tendo desfilado em várias cidades do Brasil e até mesmo em outros países, como Alemanha, Espanha, Portugal, Mônaco, Itália, França, China e Emirados Árabes, ajudando a divulgar a cidade de Blumenau e a Oktoberfest mundo afora e tornando cada festa ainda mais divertida que a anterior.

Para obter mais informações sobre a Planetapéia acesse a página oficial e para saber mais sobre a festa você pode acessar a página do Guia Fácil para a Oktoberfest ou o site oficial.

compartilhe

comentários feed

+ comentar

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

veja também

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados