A Praia do Canelau

Bruno Macedo
Praia da Leste-Oeste: uma das mais belas vistas de Fortaleza é desconhecida
1
Felipe Gurgel · Fortaleza, CE
2/1/2007 · 143 · 6
 

Como toda grande cidade brasileira, Fortaleza tem bem definido o que é lugar de pobre e de rico. Um apartheid social absurdo. Pelas praias – por onde a capital cearense é reconhecida e disputada como destino turístico em todo o mundo – não é diferente. Aqui, a famosa Praia do Futuro vende seu peixe e seu nome por levar uma estrutura robusta de barracas, incomum em várias cidades praianas. Serve bem à turista.

No entanto, o outro lado da faixa litorânea da cidade tem um perfil mais invocado. Além da Praia de Iracema, o visitante que passa por Fortaleza tem a chance de descer pelo rumo do Mercado Central até a Leste-Oeste, onde nessa avenida se encontra talvez a mais “canelau” das praias daqui. E uma das mais belas vistas da capital. Canelau, pra quem não sabe, é uma gíria que circula fácil por aqui a cada vez que alguém se a refere à gente lisa, pobre mesmo, lascada. Enfim.

Lá, só há divulgação popular. A Praia da Leste-Oeste não é reconhecida (nem recomendada) das classes média e alta. Portanto, a elite sabe que ali é uma bagunça e até certo ponto perigoso – pela ocorrência comum de assaltos – mas desconhece a boa gente do lugar: autêntica e uma das pioneiras no negócio de barracas de praia. Servem às redondezas: Pirambu, Centro, Jacarecanga. Muita gente. Som alto, criança correndo, pulando. Uma galera movida à cerveja e caranguejo barato.

À beira-mar, a vista pega o Marina Park Hotel – o maior de Fortaleza, a Praia de Iracema e toda a orla da Beira-Mar (Meireles) seguida de prédios aloprados de custo e tamanho. Um privilégio.

Por lá, a Barraca da Zizi é uma das pioneiras daquele pedaço. Aos domingos, divide a freqüência popular entre os vizinhos barraqueiros. Com a zoada no mundo, ela tenta contar história: "há 15 anos, a gente trazia as coisas num carrim de mão, os vasilhame. Aqui era só uns pau véi", lembra, do tempo em que os freqüentadores, para garantir uma vaga onde sentar, enterravam as cadeiras na areia a cada fim de semana.

Desde menino, Daniel Linhares, 41, surfa na Praia da Leste-Oeste. E tem moral pra definir: "aqui ainda é uma praia de elite, por ser uma das mais centrais de Fortaleza. Sendo que a presença é do povão". Ele acha que o turismo ali não vinga por falta de segurança. "É perigosa", diz ele, antes de eu ser avisado que era melhor o fotógrafo que me acompanhava tomar cuidado com a câmera fotográfica.

"O mar não é próprio para banho, o lodo coça muito", avisa Daniel, sem dispensar a dica, apesar da coceira. “Na Praia do Futuro a onda é muito mexida (sem perfeição) pra surfar. Aqui é no ponto”.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Alê Barreto
 

Que bom que cada vez mais as pessoas mostram que há um "lado B" tão culturalmente rico quanto o lado A.

Alê Barreto · Rio de Janeiro, RJ 31/12/2006 13:52
sua opinião: subir
Helcio
 

Legal Felipe!

Eu sou um dos tantos que apenas "passa" por ali e fecha o vidro por causa do mau cheiro (culpa da estação de tratamento de água instalada ali). Mas lá de cima sempre acho a praia linda, como também é logo depois a Barra do Ceará.

A Leste-Oeste é uma das principais responsáveis (junto com o Titanzinho) por, ao contrário da maioria dos litorais, fazer com o que o surf local seja dominado por gente de baixa renda e não pelo beautiful people.

Quantas outras idiossincrasias não saem desse litoral...

Helcio · Fortaleza, CE 1/1/2007 14:17
sua opinião: subir
Pedro Rocha
 

Ae Felipe, você já tinha me falado da pauta. É muito boa realmente. Agora, deve ter faltado tempo pra você apurar. Tem pouco informação e personagens. Usando um clichê: "fica aquele gostinho de quero mais".

Pedro Rocha · Fortaleza, CE 3/1/2007 02:03
sua opinião: subir
Felipe Gurgel
 

Verdade Pedro, não tive muito tempo por lá. E o Bruno ainda ficou com medo de ganharem o equipamento dele, ó... hehe Esse material é uma sobra da apuração do Guia. Foi corrido, fizemos 6 barracas numa manhã só. Teve outras cinco da Praia do Futuro.

Felipe Gurgel · Fortaleza, CE 3/1/2007 17:19
sua opinião: subir
Reginaldo Pereira
 

Muito bacana!Da Leste à Barra-doCeará/Goiabeiras praia divertida e barata...

Reginaldo Pereira · Fortaleza, CE 12/1/2007 15:04
sua opinião: subir
Cristiano Melo
 

Leste-Oeste. Parabéns overmano, escreves muito bem. abraços.

Cristiano Melo · Brasília, DF 2/6/2008 22:28
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados