A Rádio Rebelde de Roberto Marinho

Arquivo pessoal
Carlos Couto na mesa da Superquente Continental de Porto Alegre
1
luciohaeser · Brasília, DF
25/11/2007 · 141 · 9
 

Uma idéia que nasceu em novembro de 2001 agora se concretiza. O livro Continental – A Rádio Rebelde de Roberto Marinho será lançado no dia 29 de novembro em Porto Alegre.

A idéia era escrever um livro sobre a Rádio Continental da Porto Alegre dos Anos 70 e encartar um CD com as gravações dos músicos gaúchos que a rádio produzia e rodava. Àquela altura, sequer sabia se as fitas existiam. Poucas rádios preservam a sua história. Ainda mais uma emissora que havia mudado de administração e de programação em 1980 e trocado de dono em 1986.

Mas a história da 1120 é especial. O ex-chefe de operações da Continental, Francisco Anele Filho, o monsieur Anele, guardou as gravações dos músicos porto-alegrenses que rodavam nos anos 70 na Rádio Continental - A Superquente. Graças também a Júlio Fürst, o Mr. Lee, - que foi o primeiro guardião das fitas - um importante capítulo da história da música de Porto Alegre está preservado. E volta a emocionar os ouvintes da Continental e ser conhecido pelas novas gerações. Com as gravações preservadas por Anele, um CD será encartado no livro.

Além da história ligada à música de Porto Alegre, a Continental vinha, desde 1971, num embate com a ditadura militar. Dirigida por Fernando Westphalen, o Judeu, a rádio coleciona punições, ameaças da direita, e várias "visitas" são feitas por diretores e redatores à sede da Censura para explicações sobre os textos.

Uma história puxa a outra, e as entrevistas e buscas de documentos são feitas ao longo de seis anos. Foram ouvidas 90 pessoas, algumas várias vezes. Em Brasília, o Arquivo Nacional fornece boa documentação: partes do arquivo do SNI sobre a rádio. Em Porto Alegre, o Museu Hipólito da Costa oferece coleções de vários jornais de Porto Alegre, muitos fora de circulação. Ex-funcionários e ouvintes têm algum material guardado.

Ao iniciar o trabalho, queria saber que fim tinham levado as gravações originais da 1120. Não me conformava com o fato de que nunca mais iria ouvir aquelas fitas. Enfim, assim como eu tenho as minhas lembranças da Continental, sei que milhares de outras pessoas têm as suas. Então é hora de conhecer um pouco mais destas histórias. De um tempo em que os jovens tinham 'a sua rádio' com muito orgulho.

Espero que gostem. Tanto quem conheceu como quem nunca ouviu falar da Rádio Continental. Foi o que sempre desejei durante a realização do trabalho.

Parte dos textos e áudios estão em www.continental1120.com.br. No site também está disponível a Rádio Sem Fronteiras, com algumas gravações da Continental.

O lançamento do livro será às 19h do dia 29 de novembro de 2007 na Livraria Cultura de Porto Alegre.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
FILIPE MAMEDE
 

Muito boa essa contribuição Lucio. Aqui no overmundo tem uma colaboração semelhante a tua. Só não lembro bem que é o autor. A foto ficou muito bacana também.
Um abraço.

FILIPE MAMEDE · Natal, RN 22/11/2007 12:17
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
luciohaeser
 

Oi Felipe. Acho que você se lembra uma colaboração minha, feita em junho. É que, refletindo sobre uma ponderação do Adroaldo Bauer, resolvi mudar a palavra "subversiva" no título do livro.

luciohaeser · Brasília, DF 22/11/2007 13:03
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Adroaldo Bauer
 

Parabéns Lúcio pelo postado aqui, sim.
E principlamente pela altíssima qualidade do blogue de apresentação do livro lá no teu linque.
Viajei um montão por lá e me dei conta que repeti sempre ser Alison Paulinelli o então ministro da agricultura no episódio das latinhas. E não é que era um outro que eu nunca soube o nome antes de ler lá agora há pouco.

Muito bom para as letras nossas, a história de nossas batalhas e, por que não, com uma pontinha de orgulho talvez até merecido, por um pouquinho das nossas histórias pessoais estarem na letra preta de um bom trabalho impresso.
Tentarei chegar por perto no lançamento.

Abraço forte, tchê.

Adroaldo Bauer · Porto Alegre, RS 23/11/2007 00:28
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
luciohaeser
 

Valeu Adroaldo. Não escrevo mais por estar na maior correria. Obrigado pelo incentivo. Muito ainda precisa ser escrito sobre a Continental.

luciohaeser · Brasília, DF 23/11/2007 13:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Emilio Pacheco
 

Com tanto elogio sendo distribuído de forma indiscriminada pela Internet ("que lindo!", etc.), fica difícil convencer as pessoas de que DESTA VEZ estamos mesmo diante de algo fantástico que merece ser elogiado. Mas acho que, quando o livro estiver nas livrarias, ele atrairá elogios ao natural. É uma obra extraordinária, um dos mais importantes livros já lançados no Brasil sobre rádio. Não apenas pela relevância do tema, mas pela forma como foi abordado. Só pelos trechos que já foram divulgados, dá pra notar que o autor seguiu o caminho certo, tocou "no nervo" do assunto e criou um texto cativante. Mal posso esperar para ler o livro completo em sua forma final. Aqui em Porto Alegre, com certeza vai "bombar". Com CD junto, então, é covardia!

Emilio Pacheco · Porto Alegre, RS 24/11/2007 12:20
4 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Liliana Sulzbach
 

Querido Lúcio,
ótima contribuição. Fiquei muito curiosa pra ler as histórias e ouvir as músicas. Abraço, Liliana

Liliana Sulzbach · Porto Alegre, RS 24/11/2007 19:58
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
LAILTON ARAÚJO
 


VOTEI...


AMIGOS E AMIGAS...

Para o bem do OVERMUNDO.

E da liberdade do autor – leiam:

http://www.overmundo.com.br/overblog/tirem-do-ar-moleques

Desculpem! Foi necessário!

Grande abraço!

Lailton Araújo

LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP 25/11/2007 18:11
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
luciohaeser
 

Liliana. Que bom te ver por aqui. Se estiveres em Porto Alegre, vá ao lançamento. Inté

luciohaeser · Brasília, DF 25/11/2007 22:28
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Psychojoanes
 

que história boa!

gaúchos, botem isso pra fora, nosso Brasil precisa saber histórias como esta!

Psychojoanes · São Domingos do Prata, MG 26/11/2007 02:15
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

áudio

Misto de simulação do 1120 é Notícia com depoimento de Fernando Westphalen

Instale o Flash Player para ver o player.

Trecho da música Testamento, com os Almôndegas

Instale o Flash Player para ver o player.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados