Ademir Pascale entrevista Leandro Reis(Grinmelken)

desenho: Licínio Souza
Livro: Filhos de Galagah (Editora Idea)
1
Leandro_Radrak · São José dos Campos, SP
25/3/2009 · 160 · 28
 

ENTREVISTA:

Ademir Pascale: Primeiramente, agradeço por ceder a entrevista. Gostaria de saber como foi o início de Leandro Reis “Radrak” na literatura.

Leandro Reis: Foi uma montanha russa. Sempre fui da área de exatas e me formei como Analista de Sistemas. Não me imaginava escrevendo livros. Até 2005, eu lia e escrevia muito pouco, sem pretensão alguma, brincando com as palavras aqui e ali para criar lugares, personagens e culturas.
Mas o gosto pela “arte” veio rápido. Em dois anos tudo mudou e me vi, em 2007, com produção máxima de contos, materiais para meu mundo, o primeiro livro em avaliação pelas editoras e o segundo saindo do forno.
Algo que era um hobby e casual tornou-se sério e agora faz parte da minha vida.

Ademir Pascale: Por que o apelido “Radrak”?

Leandro Reis: Radrak foi o primeiro personagem que criei em Grinmelken, o marco zero. Era um mortal, filho de um dragão que acabou sendo venerado como deus, por um sacrifício. É um personagem que e gosto muito, por representar sabedoria e ser um defensor da vida. Passei a usá-lo como apelido nas conversas da internet e agora muitos me conhecem como tal.

Ademir Pascale: Você foi ou é influenciado por algum escritor? Se sim, qual?

Leandro Reis: Quem não é? O mestre Tolkien me inspira. A roupagem que ele deixou de herança para a Alta Fantasia pode estar batida para alguns leitores, mas ainda me fascina de um modo que não sei explicar.

Ademir Pascale: Como surgiu a idéia inicial do Mundo de Grinmelken e posteriormente a sua obra Filhos de Galagah?

Leandro Reis: Sua concepção foi desenvolvida aos poucos. Não é segredo que joguei bastante RPG de mesa na minha adolescência e, de todos os gêneros, o de capa e espada sempre me atraiu mais. Como não gostava dos cenários prontos, iniciei a criação de reinos, paisagens e personagens. Isso aconteceu entre 98 e 2004, em um processo moroso, em que muita coisa não se aproveita.
Quando comecei a escrever, bem mais maduro do que na época em que o criei, peguei os conceitos que julgava válidos e me esforcei para transformar tudo aquilo em algo fantástico.
Filhos de Galagah e suas duas seqüências vieram naturalmente deste cenário, inspirado em uma história antiga e colocado no papel com uma visão mais madura da coisa toda. Esta saga é fruto do objetivo de contar esta aventura da minha cabeça e entreter os fãs do gênero.

Ademir Pascale: Como os interessados deverão proceder para adquirir a obra Filhos de Galagah?

Leandro Reis: O livro está à venda em várias livrarias, sendo as principais a Saraiva, Siciliano e Cultura (Lojas físicas e virtuais). Mas caso tenham qualquer dificuldade em adiquirir, é só entrar em contato comigo (contato@grinmelken.com.br) que providencio um exemplar.

Ademir Pascale: Parabéns pelo criativo layout do site Grinmelken ( www.grinmelken.com.br). Quando o mesmo foi ao ar?

Leandro Reis: Obrigado, o layout foi desenvolvido pela Inote, empresa do meu amigo Silvio Borges. Alias, um trabalho que me agradou muito. Ele foi ao ar no meio de 2007, mas comecei a divulgar e atualizar seriamente, com contos principalmente, em Março de 2008.
O site tem o objetivo de complementar as obras com curiosidades sobre alguns personagens e contos que são citados ao longo da história. Muitos são os elogios e cada vez mais me inspiro a publicar material nele.
Aproveito para mencionar o trailer do livro, encontrado facilmente no Youtube se procurar por “Filhos de Galagah”. Este foi outro trabalho que me impressionou, executado com habilidade por meu irmão, Leonardo Reis.

Ademir Pascale: Você enfrentou barreiras para publicar a sua obra? Caso sim, conte pra gente como foi.

Leandro Reis: Sim. Acredito que todos aqueles que buscam por publicação enfrentam suas barreiras.
Uma coisa que me ajudou foi o fato de realizar uma pesquisa de mercado, procurando entender como o sistema literário funcionava. Conversei com vários escritores e fiz uma boa pesquisa. Por fim, com base nas informações adquiridas, tracei alguns objetivos que julgava serem essenciais para destacar a obra.
A primeira tarefa foi revisar meu material com um profissional. De longe o melhor investimento que fiz na obra, que corrigiu alguns vícios e me ensinou muito.
Em paralelo, trabalhei no site para que as editoras pudessem acompanhar e se informar sobre Grinmelken. Aquele site seria minha vitrine para a editora e o público.
Por fim, preparei um protótipo já no formato de livro, com capa colorida e boa apresentação e o enviei para as editoras.
Admito que, mesmo assim, foram várias recusas. Ao todo foram quase dois anos de procura e espera até a Editora Idea aparecer e ler meu protótipo. Quando dei conta, o editor Rodrigo Courbe já estava me apressando para lançarmos a obra antes do Natal de 2008.
Acredito que o material do site, o protótipo e todos os frutos gerados ao longo desta jornada possibilitaram a publicação. Enfim, tive a prova de que é preciso se esforçar para poder dar o primeiro passo neste concorrido mercado.

Ademir Pascale: Quais são as suas dicas para os autores iniciantes que desejam publicar suas obras?

Leandro Reis: Quando eu comecei me deram várias dicas, quatro das quais sempre repasso aos iniciantes que me procuram:
1 – Escreva contos! Trabalhe vários tipos e tamanhos. Eles são a melhor ferramenta para se aprimorar e tirar os vícios iniciais. Além de haver diversas comunidades e listas que promovem desafios e incentivam a escrita dos mesmos, avaliando resultados e dando dicas.
2 – Peça para desconhecidos lerem e opinarem sobre seus textos. Estas serão as opiniões realmente sinceras e proveitosas. Várias comunidades têm pessoas dispostas a ajudarem com nossos textos.
3 – Estude o mercado antes de pular nele. Saiba o que as editoras esperam das obras e o que esperar das editoras. Isso lhe dará paciência, argumentos e visão para tornar-se um bom escritor.

Ademir Pascale: No seu ponto de vista, como está o mercado literário para a inclusão de novas obras da literatura fantástica?

Leandro Reis: A literatura fantástica está em alta. Isto é visível nos catálogos das livrarias. Mas as obras nacionais ainda enfrentam dificuldades. Pouquíssimos são os escritores que conseguem a publicação sem pagar por ela e, aqueles que conseguem, tem que se movimentar dez vezes mais para tentar aparecer em meio ao forte marketing que as grandes obras, já consagradas, trazem consigo. Todavia, acredito que já foi pior. Nossa atual literatura fantástica saiu da estaca zero e tem sido bem representada por algumas pessoas que lutam, dia após dia, por ela. Por causa disto, tenho esperança que surjam mais “Andrés Viancos” nos próximos anos.

Perguntas Rápidas:

Um livro: A História sem Fim (Michael Ende)
Um(a) autor(a): Tolkien
Um ator ou atriz: Heath Ledger
Um filme: Império do Sol
Um dia especial: Meu casamento.
Um desejo: Ver um Brasil orgulhoso de seus novos autores e a literatura nacional ser mais aceita que a estrangeira, fantástica ou não.

Ademir Pascale: Desejo-lhe muito sucesso em suas empreitadas literárias. Um forte abraço.

Leandro Reis: Eu agradeço a oportunidade. Desde que conheci o Cranik, acompanho as entrevistas e as suas empreitadas. Você é um dos soldados que lutam pelo nosso espaço e um exemplo a ser seguido. Um grande abraço e que os deuses nos tragam um futuro promissor.


>>Trailer do livro


>>O Livro No Skoob



© Cranik

créditos: Editor e Administrador do http://www.cranik.com : Ademir Pascale - ademir@cranik.com
Entrevistado: Leandro Reis "Radrak".

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Hermano Vianna
 

Leandro: valeu pela entrevista! vou procurar o livro - adoro o acompanhamento da produção de literatura fantástica e ficção científica brasileiras que encontramos aqui no Overmundo (por exemplo: o que o Romeu Martins faz por aqui é uma maravilha! um curso completo!) - abraços!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 23/3/2009 11:12
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Felipe Andrade
 

Realmente é dificil um escritor brasileiro aparecer no meio dos escritores famosos. O trailer do livro ficou muito bom, parabens. Com certeza um bom livro. Pra quem gosta de fantasia eu recomendo.

Felipe Andrade · São José dos Campos, SP 24/3/2009 23:22
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Christian Constantino
 

Verdade Felipe e como o nivel cultural do nosso povo esta cada dia menor, se pessoas como o nosso ilustrissimo escritor Leandro Reis não tiverem todo o apaio possivel e impossivel cada dia teremos menos leitores interessados. Por isso posso dizer com propriedade que o livro é OTIMO a nivel INTERNACIONAL merecendo destaque por ser uma TRILOGIA imagino. EU recomento para todos.

Christian Constantino · São José dos Campos, SP 24/3/2009 23:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Leandro_Radrak
 

Esses meus amigos... Obrigado, Felipe e Cristian! Obrigado mesmo.
Exagerado. ehehehehe

Leandro_Radrak · São José dos Campos, SP 24/3/2009 23:38
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Luz da Lua
 

Se eu fosse explicar aqui a admiração que eu tenho pelo Leandro e o quanto eu respeito e admiro seu trabalho, com certeza meu comentário não caberia aqui, sou uma das pessoa que trabalham seriamente na divulgação do livro e o Leandro ainda terá um futuro ainda mais in´cível.
Espero ansiosamente pelos próximos livros e tenho certeza que NÃO irão decepcionar!!
Parabéns Mestre...mais uma vez!!

Luz da Lua · São José dos Campos, SP 24/3/2009 23:47
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Chicomota
 

É isso ai!

Um das melhores obras de fantasia que li ultimamente.

E vida longa a Iallanara Nindra!

Chicomota · São José dos Campos, SP 25/3/2009 00:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Colin
 

Excelente entrevista, pena o pouco espaço para falar de uma das melhores obras da literatura nacional. Parabéns Leandro pela perseverança, persistência, força de vontade e acima de tudo a competência. Isso ai meu amigo é só o primeiro de muitos passos e com a sua enorme capacidade e potencial você vai longe! Abraço! Silvio Borges

Colin · Curitiba, PR 25/3/2009 00:30
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Ademir Pascale
 

Conheço o trabalho do Leandro já faz um bom tempo, sei da sua força de vontade e garra para ir atrás dos seus sonhos, algo que não pode faltar para quem deseja alcançar o sucesso.
Abração,

Ademir Pascale · São Paulo, SP 25/3/2009 09:36
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
DRibeiro
 

Filhos de Galagah me surpreendeu desde quando recebi o primeiro capítulo para revisar. A qualidade da história aliada ao profissionalismo com o qual o Leandro tocou o projeto da publicação só podiam mesmo resultar em um livro tão empolgante. Tirando os críticos que fazem seu papel ao analisar a obra através de um Raio-X onde aspectos literários e ortográficos são avaliados, ainda não vi leitores dizerem que não gostaram. Claro, alguns personagens agradam mais que outros, algumas cenas são lentas para uns ou pouco detalhadas para outros, mas ainda não vi um retorno efetivamente negativo. E isso é o maior indicador da qualidade da obra, sob meu ponto de vista.
Recomendo a todos.

[]´s

DRibeiro · São José dos Campos, SP 25/3/2009 09:43
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Vivian Varandas
 

Parabéns Leandro, por conquistar mais este espaço para divulgar seu trabalho!
Desde o primeiro parágrafo que li do seu livro, virei sua fã!
Sucesso sempre!

Abraços!

Vivian Varandas · Santos, SP 25/3/2009 10:48
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Júnia Izabel
 

Olá Ademir e Leandro,
Amei ler essa entrevista.
Sou fã do trabalho do Leandro desde que li seu conto "Batismo de Fogo", na coletânea "Anno Domini - Manuscritos Medievais".
Depois dos Filhos de Galagah já estamos perano a nova publicação. Seus livros são do tipo ca gente vai leno e só larga mão qdo caba de vez. É um vício dos bons!
Parabéns procês dois.
Mto sucesso!
Beijins procês e ficunDeus

Júnia Izabel · Viçosa, MG 25/3/2009 10:57
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
PIEDADE REIS
 

Leandro.
Gostei muuuuito da entrevista. Tenho certeza que você é um ótimo exemplo a ser seguido pelos jovens de hoje. Um incentivo a leitura e ao maravilhoso e saudável mundo da fantasia. Sou sua eterna e incondicionável fã.
Parabéns!
Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito sucesso!
Beijos.

PIEDADE REIS · São José dos Campos, SP 25/3/2009 11:54
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Bia Santana
 

Leandro Parabéns!!!
Adorei a entrevista!!!
Espero que você consiga mostrar ao maior número de pessoas possíveis o mundo maravilhoso que criou!!
Te dou a maior força!!

Bjus

Bia Santana · São José dos Campos, SP 25/3/2009 12:04
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Rober Pinheiro
 

Parabéns, Leandro. Pela entrevista e pelo "filho".

Sucesso!!!

Abraços

Rober Pinheiro · São Paulo, SP 25/3/2009 12:50
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Anne Joakinson
 

Le, to aqui, torcendo por vc mais uma vez!
Adorei a entrevista, e, vc já sabe, adooooro seu livro!
Não vejo a hora de ler as sequências!
Te desejo toda sorte do mundo!
Bjs! Anne

Anne Joakinson · Curitiba, PR 25/3/2009 12:52
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Camila.Abreu
 

mto bom o livro, o trailer....bom mesmo!
ótimo para quem gosta de sair do mundo real e viajar num mundo fantástico!

Todo o sucesso pra vc Leandro! sua obra merece.

Camila.Abreu · Jacareí, SP 25/3/2009 14:49
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Taciano
 

Como Professor, gostaria de parabenizar o Ademir Pascale pela brilhante ideia de entrevistar um escritor gabarito do Leandro, que, com uma habilidade incrível, trouxe o RPG para as páginas do livro, demonstranto que o estímulo a escrita e a leitura pode partir de inúmeros lugares.
Parabéns
Taciano Gonçalves
Professor e Biólogo

Taciano · São José dos Campos, SP 25/3/2009 17:05
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
lii
 

maravilhoso trabalho eheh

nao tenho duvvidas de q as continuações serao superiores!!

http://artlicinio.blogspot.com/ href="http://artlicinio.blogspot.com/">




lii · Nova Iguaçu, RJ 25/3/2009 17:34
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Kadriatus
 

Realmente é um livro muito bom de um jovem escritor talentoso que tem tudo para engrenar.
Espero, ansioso, pelas continuações.

Kadriatus · São Paulo, SP 25/3/2009 18:09
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Fernando Cunha
 

Leandro nem preciso falar nada, voce já sabe!!!!!!! Com certeza voce já é um sucesso. Estou esperando o segundo livro não esqueça de mim.
Fernando

Fernando Cunha · São José dos Campos, SP 25/3/2009 20:33
sua opinião: subir
Leandro_Radrak
 

Galera, eu só posso agradecer pelo apoio dado! Tanto aqui, quanto no Site, ou no Blog.
Obrigado mesmo. Vocês somente me inspiram a continuar!

Grande abraço!

Leandro_Radrak · São José dos Campos, SP 25/3/2009 22:16
sua opinião: subir
Marcos Moreno
 

Leandro!
Parabéns pelo seu trabalho. Muito sucesso. Você tem muito talento.

Marcos Moreno · São José dos Campos, SP 25/3/2009 22:32
1 pessoa achou útil · sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

bacana encontrar por aqui tanta gente que gosta do trabalho do Leandro e que se cadastrou no Overmundo para elogiar e dar o apoio - vejo muita gente de São José dos Campos - tomara que vpcês gostem do Overmundo e explorem suas várias seções - temos por exemplo um Guia bacana das atividades culturais das cidades brasileiras, com muitas dicas de quem é local e conhece bem o lugar onde mora (dicas que não aparecem em outros guias) - fui conferir agora e vi que o Guia de São José dos Campos não tem dica publicada - o que vocês recomendam aí na sua cidade? abraços e já agradecimentos antecipados!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 25/3/2009 23:04
sua opinião: subir
daniell
 

Oi Leandro gostei muito da sua entrevista, nao tive a oportunida de ler seu livro mais eu sei que vou ler...Beijos

daniell · São José dos Campos, SP 26/3/2009 00:03
sua opinião: subir
Leandro_Radrak
 

Pode deixar Hermano! Estou me acostumando com o estilo do Over e pretendo ficar por aqui. Tanto que já postei um conto na parte de cultura para ver como é.

Depois vou dar uma olhada no Guia e indicar umas vistas e restaurantes. :)

Leandro_Radrak · São José dos Campos, SP 26/3/2009 00:03
sua opinião: subir
Hermano Vianna
 

valeu Leandro!

Hermano Vianna · Rio de Janeiro, RJ 26/3/2009 00:47
sua opinião: subir
leojardim
 

Parabéns, Radrak!

Tô num momento conturbado, mas ainda vou ler seu livro. Ainda tô bastante curioso pq tenho certeza que é muito bom.

leojardim · Niterói, RJ 26/3/2009 10:32
sua opinião: subir
Giovanna Baisi
 

Parabens amigo, que seu caminho continue sempre a brilhar.

Giovanna Baisi · São José dos Campos, SP 27/3/2009 09:34
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados