Brasil.gov.br Petrobras Ministério da Cultura
 
 

Afetação (O Comportamento do Artista)

1
S.U.P.R.A. Vida Secular! · Niterói, RJ
26/8/2008 · 249 · 39
 

Sou um cara avesso à adoração exacerbada de artistas super-afetados, e incluo nesse balaio tanto os medíocres desprezíveis quanto os gênios que eu admiro. Tem gente que diz que pessoas que têm talentos para as artes são seres diferentes, evoluídos e dotados de grande sensibilidade – e que por causa disso se justifica suas manias e esquisitices. Tudo conversa fiada! Eu chamo isso de frescura e babaquice. Ilusão que a própria mídia coloca na cabeça dessas pessoas e as fazem pensar que são melhores que os demais só porque pintam quadros, porque atuam na TV ou porque compõem canções.

O artista se torna inacessível ou se cerca de um falso glamour porque um cidadão que o assessora falou no seu ouvido que ele não deve ser tocado e que quanto mais difícil ele for maior será o interesse em torno dele. É dessa maneira que muitos deles se transformam em escravos do sucesso, ficam doentes quando não estão em evidência, fabricam uma imagem que não condiz com aquela refletida no espelho da sua intimidade. Sorridentes e solícitos diante das câmeras, mas tristes e arrogantes fora de cena.

Eu me lembro de o violonista Guinga ter falado, numa visita à uma escola de música em que eu estudei há uns anos atrás (a Villa-Lobos do Rio de Janeiro), que mais importante do que qualquer vaidade ou ego inflado que a arte possa gerar é a graça da criação, a beleza da concepção humana, a vida. Devemos valorizar tais coisas para que aquilo que nós fazemos com amor seja verdadeiro. O artista de certa forma é um operário da cultura e o mesmo não deve virar as costas para o povo, pois é o povo o responsável por grande parte do seu êxito junto às massas, o agente disseminador da sua obra, aquele que a imortaliza.

O palco não é o topo do mundo, é apenas a plataforma de comunicação com a platéia que poderá consagrar ou não o tal artista. Sem gente presente não há show e sem prestígio não há festa, não há o ápice. Como artista brasileiro, tendo o Onipresente como Maestro Soberano, anseio por um ambiente artístico mais autêntico, sem esquemas, sem glamour excessivo, sem intelectualóides e sem pseudo-heróis. Já me basta a glamourização da violência e da promiscuidade, quero ser bem representado.

Por: Gusnob Mac Lou.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Doroni Hilgenberg
 

SUPRA

Bem postado seu texto.
É isso ai, a afetação só infla o Ego e distorce o Ser.
Destaco:
" O palco não é o topo do mundo, é apenas a plataforma de comunicação que pode consagrar ou não o tal artista"
Parabéns pelo texto
bjssss sucesso

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 24/8/2008 15:22
sua opinião: subir
ysabella
 

Como já sua fã venho trazendo o abraço pelo texto perfeito.
Um abraço e sucesso
Também estou em edição com ENTERREM A TRISTEZA. Quando puder leia e comente pra mim.
abraço

ysabella · Rio de Janeiro, RJ 24/8/2008 16:15
sua opinião: subir
Saramar
 

Gostei muito desta abordagem.
Na realidade, creio que o artista, justamente por esta sensibilidade que parece torná-lo maior, deveria cultivar a humildade espalhando-se pelo mundo em constante interação.
Beijos

Saramar · Goiânia, GO 24/8/2008 21:38
sua opinião: subir
azuirfilho
 

Afetação (O Comportamento do Artista)
S.U.P.R.A. Vida Secular! · Niterói (RJ) .

Um Trabalho muito bem feito de Grande valor Humano.
O Artista tem de estar onde o povo esta e, tem de se identificar com orgulho porque do trabalho o todos operários criam as condiçóes para a existéncia de tudo que há.

....O artista de certa forma é um operário da cultura e o mesmo não deve virar as costas para o povo, pois é o povo o responsável por grande parte do seu êxito junto às massas, o agente disseminador da sua obra, aquele que a imortaliza.

Gostei muito do seu texto, verdadeira mostra de cidadania e consciéncia social.
Parabéns.
Abração Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 25/8/2008 14:51
sua opinião: subir
Juscelino Mendes
 

Bem apropriado esse texto. Está na moda ser (ou não-ser?) apenas de aparências; mais rótulo e menos conteúdo; mais arrogância e nada de humildade. É o nosso mundo pós-moderno e sem Deus.
Um abraço.

Juscelino Mendes · Campinas, SP 26/8/2008 15:46
sua opinião: subir
celina vasques
 

votado!

beijo no coração!

celina vasques · Manaus, AM 26/8/2008 16:20
sua opinião: subir
Vinícius Motta
 

Você apontou uma coisa que ocorre muito mesmo. A fama - que não é sinônimo de talento, como tantos pensam - acaba cegando as pessoas. Alguns bebem dela e se viciam. Isso é terrível, pois são poucos que conseguem romper o limiar entre fama e sucesso.
A arte é muitas vezes um braço da indùstria. Inocente quem pensa que é insubstituível, pois a cada estação há de ser fabricada uma nova revelação, novo fenômeno de público e crítica.
Seu texto mostra a postura de uma postura que não quer apenas as glórias efêmeras. Mostra alguém que se proecupa com os efeitos do que produz. concordo com isso. Não estamos no vazio, ou apenas nos círculos das aspirações. É preciso consciência para fugir das armadilhas da glamourização que espreita a todos a cada instante.
Parabéns pelas palavras.

Vinícius Motta · Rio de Janeiro, RJ 26/8/2008 16:28
sua opinião: subir
ysabella
 

Unânime a votação pro discordo. E não poderia ser de outra forma.
Veja:
o violonista Guinga ter falado, numa visita à uma escola de música em que eu estudei há uns anos atrás (a Villa-Lobos do Rio de Janeiro), que mais importante do que qualquer vaidade ou ego inflado que a arte possa gerar é a graça da criação, a beleza da concepção humana, a vida.
Depois disso comentar mais o que?
Votadissimo eseu belo texto, beijos Gus

Gus, para se convidar alguem a ler nosso texto, onde deve ser
encaminhado o link pro convite?
Outra coisa, para se colar uma imagem, como se faz?

ysabella · Rio de Janeiro, RJ 26/8/2008 16:32
sua opinião: subir
Chabudé
 

Lindo, lindo e lindo.....além de lindo o texto, de uma realidade profunda...fala d'alma e não das coisas materiais....
Pensando bem, o maior artista é o homem do povo que vive de uma salário mínimo.....ainda ri, canta e faz do mundo, sem púlpito, o seu palco...
abraços poéticos..

Chabudé · Tarumirim, MG 26/8/2008 16:44
sua opinião: subir
Lena Girard
 

Sem a humildade, qualquer pessoa, mesmo as que não são "artistas", sobem as ascadas, mas ao descer, nem sempre o fazem sem desastres.. Parabéns pelo texto, menino!
Votadíssimo. Beijos

Lena Girard · Belém, PA 26/8/2008 17:08
sua opinião: subir
clara arruda
 

Uma maravilha seu texto.
Frescuras de estrelismo.
Muito bom realmente ter nos presenteado com seu texto.
Votos e carinho.

clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 26/8/2008 17:18
sua opinião: subir
Ewerton Martins Ribeiro
 

Concordo plenamente com você.

Ewerton Martins Ribeiro · Belo Horizonte, MG 26/8/2008 19:06
sua opinião: subir
ayruman
 

OI SUPRA. Assino embaixo. Muito bem exposto seu pensamento. Pura realidade.
**************************************************************************************
"Só acredito numa Arte livre dos caprichos do ego,
Arte que emana diretamente da Fonte Divina
e aqui, neste planeta denso e tenso,
liberta e facilita a evolução humana.
Uma Arte como direito sagrado de todos.
Arte que alimenta e estrutura: corpo, mente e espírito".
(Jbconrado).
Um grande abraço.

ayruman · Cuiabá, MT 26/8/2008 19:12
sua opinião: subir
Marcos Pontes
 

Só se vende o que tem comprador. A glamurização só existem porque multidões se deixam enganar por ela. Convenhamos, não é culpa só do artista, mas de seu público também. É como reclamar dos maus políticos e continuar votando mal. Os maus políticos estão no comando porque foram lá postos poe seus eleitores. Os artistas e pasudo-artistas estão no Olimpo porque um público sem poder de análise os alçou àquele patamar. Eles estão vendendo uma imagem que tem milhões de pessoas para comprar. Infelizmente, é fato. Desejar que isso mude, mesmo a longo prazo, pode ser um desejo notável, mas, sinto desapontá-lo, amigo, é apenas mais umas das utopias que teimamos em alimentar.

Marcos Pontes · Eunápolis, BA 26/8/2008 19:17
sua opinião: subir
walnizia santos
 

SUPRA, perfeito e muito oportuno o seu texto.
Concordo plenamente com o seu ponto de vista.
Nada de afetação, de vaidades tolas.
Somos todos iguais. Todos somos artistas, especiais, únicos, cada qual no seu trapézio,
nos palcos ou nas coxias da vida.
Parabéns.
Meu abraço e aplausos.

walnizia santos · Brasília, DF 26/8/2008 19:17
sua opinião: subir
Poetisaluz
 

PARABÉNS...AMIGO..PAZ E LUZ

Poetisaluz · Petrópolis, RJ 26/8/2008 19:23
sua opinião: subir
Sander
 

Tenho plena certeza que todos overmanos que lerem seu texto irão concordar contigo, uma pena que os tais artistas continuarão vivendo em seus mundos de ilusões.
Deveriam sim, descer do pedestal e encontrar pessoas e artistas de verdade.
Um Abraço
Sander

Sander · Cassilândia, MS 26/8/2008 19:44
sua opinião: subir
Thiers
 

Eu amplio, a qstão do 'poder' n se limita ao artista, td pessoa q se sente poderosa d+ é intragável, pq se pensasam os donos do mundo. E o mundo pertence aos animais seja irracionais ao racionais. meu cachorro é o maió barato e é de uma simplicidade, de um carinho, me recebe como ninguém. merece espaço tbém, meu. Tods merecemos espaço. Ninguém é poderoso. Claro q no meio artístico a 'coisa aparece' mais; mas não se limita ao artista. Um pouco de humanismo é fundamental ao inter relacionamento

Thiers · Rio de Janeiro, RJ 26/8/2008 20:36
sua opinião: subir
Hideraldo Montenegro
 

A reflexão vale mesmo ser colocada (e não precisa ser aprofunda, posto tão óbvia).

P.S.: Só não entendi a agressividade na mensagem para mim.
Mas, aí é com você.

Hideraldo Montenegro · Recife, PE 26/8/2008 21:07
sua opinião: subir
Hideraldo Montenegro
 

P.S. 2:
Desculpe-me. Achei que a mensagem endereçada em minha caixa postal fosse pessoal. Burrice, né? Confundi parte do texto postado como uma mensagem.

O fato é que um indício de sabedoria e talento realmente é a humildade. A besteira que alguns compram da mídia pensando apenas na auto-glorificação já é uma prova de fraqueza e pouca inteligência.

Hideraldo Montenegro · Recife, PE 26/8/2008 21:33
sua opinião: subir
LAILTON ARAÚJO
 


Resumindo...

A arte é sacerdócio! Criação e desprendimento...

O resto é frescura e falta de talento!

Abraços.

Lailton Araújo

LAILTON ARAÚJO · São Paulo, SP 26/8/2008 22:41
sua opinião: subir
Alice Poltronieri
 

Otimo texto.
Ótima reflexão.
Concordo plenamente com você.
Um abraço.

Alice Poltronieri · Porto Velho, RO 26/8/2008 22:52
sua opinião: subir
Denis Sen@
 

É isso aí.

É por isso que me donomino como operário cultural,pois quem vive de arte é uma grande guerreiro em nosso país.


Felicidades,sempre!

Denis Sen@ · Salvador, BA 26/8/2008 23:10
sua opinião: subir
daimao
 

Parabéns!

daimao · Rio de Janeiro, RJ 27/8/2008 07:36
sua opinião: subir
Carlos Mota
 

Carlos Mota · Goiânia, GO 27/8/2008 09:08
sua opinião: subir
Orisvaldo Tanniy
 

Orisvaldo tanniy Teresina(PI). 27/08/08
Realmente é um belíssimo texto bem escrito. Concordo que o artista as é arrogante, mas a humildade tem que superar tudo.Pois maior é Deus do céu.
Um abração.

Orisvaldo Tanniy · Teresina, PI 27/8/2008 09:47
sua opinião: subir
Rubenio Marcelo
 

Texto realmente digno do nosso aplauso. Sensato, real e inteligente.
Sinceros parabéns!

Rubenio Marcelo · Campo Grande, MS 27/8/2008 10:34
sua opinião: subir
Samuel Luciano Assunção
 

ei meu caro...você está certo.
abraços e meu voto.

Samuel Luciano Assunção · Angra dos Reis, RJ 27/8/2008 11:23
sua opinião: subir
Spírito Santo
 

Gusbob,

Então? É isto mesmo. A propósito, é ver a 'babação' excessiva e generalizada que a mídia faz hoje mesmo sobre os 50 anos da Bossa Nova, no caso exagerando e mistificando este artista mediano chamado João Gilberto. Ora, estive ontem anotando os adjetivos elogiosos que aplicados ao João lhes davam o cetro de Deus da nossa música: nenhum dos adjetivos era, exatamente, musical (alguns deveriam até ser depreciativos de sua qualidade artística hoje, como os 'graves inaudíveis' da voz). 'Oh! João sorriu!', 'Oh! João só atrasou uma hora!', 'Oh! João atravessa o ritmo!', 'Oh, João deixou a platéia cantar com ele!',Oh! João arregaçou a manga do paletó!'. Lembra muito aqueles saraus da corte imperial. Um convescote de pretensos iluminados, lançando as bases de um mito que, para mim e cá entre nós, não deve durar mais cinquenta anos, nem um século, como durará um Caymmi, um Cartola...
Fala sério.

Spírito Santo · Rio de Janeiro, RJ 27/8/2008 11:49
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

veja isso :
conta uma passagem onde Igor Stravinsky, quando esteve nos EUA para a apresentação com regência própria de sua obra "A sagração da primavera", após a apresentação, que naturalmente causou polêmica, tanto com os "adoradores" quanto aos "avessos", foi abordado enfaticamente por um reporter de jornal famoso que, aos atropelos e brados, com um certo sorriso "irônico" na face, perguntou ao compositor :
"Maestro Stravinsky !...em que o senhor se inspirou para criar tão extraordinária obra, a Sagração da primavera ?"
no que após uns segundos de "cabeça baixa à reflexão", vira-se calmamente ao seu entrevistador e responde :
"Meu jovem...Eu não me inspirei em coisa alguma...Eu apenas TRANSPIREI !"...

Por muitas vezes, caro Gusbob, o "operário das artes", não tem "culpa", digamos assim, sob a "responsabilidade" que lhe é auferida, por conta do "sucesso" que por ventura tenha alcançado sua obra...Passam a "idolatrar" o criador, pela obra criada...
É claro que, à sua continuação, depende muito dele mesmo (do artista) a fomentar ou não essa posição que ora lhe foi imputada pelo seus "asseclas", que tb acho por demasiado, ridícula e pra lá de "Kitsch" ou "brega", como queira...
Concordo tb, em genero e graus, com o comentário do Spírito...
é por ai mesmo...são "deuses" muitos duvidosos...e efêmeros...( não que eu não admire o J.G., muito pelo contrário...) mas..entre gostar e/ou admirar um artista, e o "endeusar" às cegas, sem sequer observar-lhes seus limites e/ou defeitos, existe uma diferênça abissal.

Seu artigo é muito interessante e vem MUITO A CALHAR, onde as vaidades campeiam em todas as áreas, da política aos palcos, passando por todas as áreas das atividades humana...
meus parabens !
votadíssimo
Joe

joe_brazuca · São Paulo, SP 27/8/2008 15:23
sua opinião: subir
joe_brazuca
 

ah !.. em tempo : concordo tb plenamente com o Lailton...
arte é trabalho e comprometimento...
o resto é prefumaria barata !

joe_brazuca · São Paulo, SP 27/8/2008 15:25
sua opinião: subir
Angélica T. Almstadter
 

Eu concordo e discordo do seu desabafo até em tom de braveza; não se pode generalizar, entretanto em parte vc tem razão basta alguém escrever duas linhas, aparecer uma vez na mídia e o ego vai lá em cima e ela se acha. E tem muita gente cheio de pose e nem é tudo isso que ela quer demonstrar, por outro lado há sim uma coisa especial nos artistas, especialmente se forem gênios. Há e como há, eles tem mesmo uma aura diferenciada, visão diferenciada e até uma certa piração.
Mas eu falo dos que tem mesmo essa coisa de ser diferente, não dos que simulam.
O seu texto soa como um desabafo de quem se incomoda muito com isso, não ligue, se vc é artista e não tem essas esquisitices, melhor pra vc, afinal as pessoas são mesmo muito diferentes no olho no olho, não é mesmo? Até os mais próximos de nós.
beijo

Angélica T. Almstadter · Campinas, SP 27/8/2008 22:22
sua opinião: subir
camuccelli
 

...E quando você está no meio deles,você conhece o verdadeiro ser humanos que são.E estão no lado certo da coisa.Mas,é o povo quem os torna alterego.
Em Isaías 41 diz,o que é dar comida para os ídolos.

camuccelli · Rio de Janeiro, RJ 28/8/2008 13:29
sua opinião: subir
Doroni Hilgenberg
 

voltando
bjss

Doroni Hilgenberg · Manaus, AM 29/8/2008 13:44
sua opinião: subir
Falcão S.R
 

Muito corajosa e autentica, sua veemência ao defender suas opiniões.

Abraços

Falcão S.R · Rio de Janeiro, RJ 29/8/2008 19:13
sua opinião: subir
Naiara Mendes
 

Todos nós somos afetados! Mas se alguns exageram só Deus sabe o que cada pessoa pecorreu pra está onde chegou e em quantas pedras tropeçou.

Naiara Mendes · Teresina, PI 23/9/2008 18:42
sua opinião: subir
Naiara Mendes
 

Votado. Pois isso também é verdade.

Naiara Mendes · Teresina, PI 23/9/2008 18:45
sua opinião: subir
azuirfilho
 

S.U.P.R.A. Vida Secular! · Niterói (RJ)
Afetação (O Comportamento do Artista)
Amigo Poeta.
Seus Trabalhos sáo sempre bons.

Este seu Trabalho é admirável.
A Mídia tem um poder muito grande.
Ela transforma mediocres em astros com tantas novelas de tantas banalidades, futilidades, deseducacáo e banalizacáo do sexo, alienacáo e consumismo.
A Mídia tem os seus 500 Artistas necesários para abastecer o Brasil e abafa os novos talentos que náo lhe interessam
Tinha de ter uma Televisáo em cada cidade de 200 mil Habitantes mas, a midia através dos seus deputados aprovaram leis que náo permitem nem aos governo abrir um canal de televisáo.
Verdadeira Barbaridade.
O Jornal nacional é mais poderoso do que qualquer Programa partidário, uma verdadeira aberracáo mas, \e a rea;idade das leis.
Paeabéns pelo seu Trabalho.
Achei admirável a sua consciéncia das coisas da vida e do mundo.
Abracáo Amigo

azuirfilho · Campinas, SP 10/10/2008 17:23
sua opinião: subir
andrea dutra
 

Quando vc é artista, está em atividade, tem uma carreira bacana, o mundo trata vc como um rei. Vc não precisa ser babaca pra ser tratado assim. O mundo tb é babaca, quer essa distância, que ter a quem idolatrar. Mesmo que vc peça pra não dar autógrafo, pra não ter tratamento especial, o mundo quer te tratar como se vc fosse melhor do que os outros. Uns conseguem resistir, mas eu não culparia exclusivamente aos que não conseguem. O sistema, amigo, não é exclusividade dos artistas...

andrea dutra · Rio de Janeiro, RJ 13/3/2009 22:10
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

observatório

feed
Revista Overmundo nº 6: esquentando as turbinas!

A Revista Overmundo está chegando ao fim de sua primeira temporada e você não pode perder a oportunidade de colaborar! A edição nº 6 da revista,... +leia

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados