AI QUE VIDA!- O MEIO NORTE NA REVOLUÇÃO POPULAR DA ARTE CINEMATOGRÃFICA.
O Mundo se surpreendeu quando o Indiano “Quem quer ser um milionário†levou para casa a estatueta dourada do homem careca de melhor filme e mais sete, incluindo o de melhor direção, derrubando às mega-produções dos estúdios americanos.
A reposta para a inevitável pergunta “como é possÃvel?†está no saturamento da formula milagrosa de “com muito dinheiro fazer filme pra fazer mais dinheiroâ€.
O cinema de arte nos últimos anos tem sido o companheiro da boa música no suplicio do esmagamento pela cultura de massa. Se faz música ruim por que vende mais, se faz filmes ruins por que estouram bilheterias. A Estética do Mal Gosto é a lei do mercado.
Efeitos especiais fantásticos para encher os olhos e camuflar a falta de conteúdo ou, ainda pior, o conteúdo ruim, tem sido a máxima das super-produções.Com o computador se é capaz de suprir o dúblê e milhares de figurantes, reduzir gasto com cenários, melhorar o despenho fraco dos atores, dá vida a seres extraordinários, bombardear cidades reais sem derrubar um único prédio.
Assim, somos conduzidos às salas de projeção (os cinemas de verdade, na maioria, viraram supermercados, lojas de departamento e igrejas evangélicas), para assistir a intermináveis horas de computação gráfica, o cinema enquanto arte agoniza.
As estórias do herói americano que salva o mundo da hecatombe; as do cara apaixonado que finge ser o que não é para conquistar a beldade e depois é descoberto, passa por maus bocados, dá a volta por cima e casa com a mocinha (que antes era classificada como drama, ou romântico e agora recebe o nome de comédia romântica, que por sinal são todas iguais);as sátiras dos filmes de super-heróis e de terror,todas já se esgotaram.
E foi neste cenário que “Quer quer ser um milionário†conquistou sua famosa estatueta, deixou de ser exótico, para ser alternativo e deixou de ser alternativo para ser uma alternativa.
Enquanto isso nos dois mais pobres estados do nordeste brasileiro, um filme pitoresco, de produção local, de 2007: “Ai que vida!â€, de CÃcero Filho, sucesso de crÃtica e público, é um dos filmes mais comentado do meio-norte.
Esperei ansiosamente por seis meses para assistir a uma cópia não original, pois segundo soube, apenas trezentas originais foram produzidas e milhares de cópias piratas circulam no mercado informal nordestino, porém somente agora chegaram a São Luis, pois a grande procura chamou atenção dos “empresários do ramo’, contudo a cópia que eu conseguir veio por outra via, pois os fãs de “Ai que vida!â€são praticamente obrigados a fazer cópias ou a emprestar seus dvd’s aos conhecidos que já ouviram falar do filme.
Não espere de “Ai que vida!†uma super-produção nos padrões do cinema nacional atual, nada de fotografia exuberante, edição perfeita, atuações primorosas (apesar de, em muitos casos dá inveja ao jovem elenco de malhação da Globo), participação de grandes estrelas da televisão, não tem nada disso.
Imagine que se para os padrões do cinema norte americano o orçamento e o nÃvel de produção de um filme como o indiano “Quem quer ser um milionário†é considerado baixo, um filme como “Ai que vida!†seria tido como inviável.
Pelo o que eu sei, o mesmo teve o custo final de trinta mil reais, e a produção só contava com oitocentos reais quando começou as filmagens. No elenco contava apenas com três atores profissionais, até o momento desconhecidos da grande mÃdia (Anchieta Cardoso, Solange Nolêto e Zulmira Bezerra), e, como equipamento basicamente uma câmera mini-dv emprestada de uma faculdade.
De volta a pergunta: como é possÃvel? Como um filme produzido nestas condições alcançou tanto sucesso?
A resposta está no esforço criativo do diretor que soube sintetizar a máxima de Glauber Rocha: “uma câmera na mão e uma idéia na cabeça.†e na identificação intensa entre filme e a população do norte-nordeste. Assistir ao “Ai que vida!†para essa gente é se vê na tela, reconhecer o próprio cotidiano, as expressões genuÃnas de seu povo ao invés do sotaque baiano falsificado nas produções globais; é lembrar dos tempos de menino no interior, dos tios, dos avós que ainda moram por lá, é reconhecer o jeito genuÃno de ser e de falar do maranhense e do piauiense.
CÃcero Filho consegue trazer o espectador para dentro da tela, como se observasse da janela de sua casa as confusões que acontecem na pracinha da cidade, um realismo acidental alcançado graças a simplicidade da produção, até por que a imagem da câmera mini-dv utilizada lembra muito a dos tele-jornais locais.
Junto ao elenco profissional, são os próprios moradores das cidades onde o filme foi rodado que completam a cena, com seu cotidiano e sua maneira natural de ser e de falar, apesar dos estereótipos explorados no filme, fica difÃcil distinguir quem é personagem e quem é real.
Vislumbrei em Aà que vida! uma cena mágica, na qual o expectador é definitivamente envolvido nas trama. É uma cena em que uma criança morre em frente a um hospital público, por falta de atendimento. Sutilmente a câmera muda o foco para uma mãe que apenas assiste a tudo com uma criança no colo, é como se tivesse uma legenda dizendo â€isto acontece de verdade e você faz parte.â€, daà em diante é impossÃvel tirar os olhos da tela, e não lamentar: ai que vida...
O humor de Ai que vida! é leve, sincero e bastante pitoresco, são as piadas do dia-a-dia da região contadas com originalidade, quando não, o simples uso das expressões lingüÃsticas locais é suficiente para arrancar gargalhadas, não com um olhar preconceituoso, mas pela tênue lembrança: eu também falo assim...
É um filme que longe de ser apelativo, é bem comportado (desde a coreografia da dançarina de forró até o humor politicamente correto e de aparência inocente).É a comedia da vida real, sem exageros e sem prepotência.
O fundo polÃtico é o outro ponto forte da trama, ambientada nos umbrais da mais antiga oligarquia do paÃs, a conjuntura polÃtico-social parece congelada no tempo, a estória apresenta as mazelas polÃticas do grupo dominante que mantém os mesmos vÃcios e costumes da primeira metade do século passado ao passo que a mudança emerge inesperadamente da indignação perante a injustiça e do poder de mobilização popular.
A trilha sonora composta especialmente para o filme é outro grande atrativo, canções simples de letra direta e reduzida, nos mesmos padrões de linguagem utilizado no roteiro e ritmos populares caracterÃsticos da região aumentam a sensação de familiaridade com o ambiente e diverte o espectador. São canções que grudam e são lembradas dias a fio após se assistir ao filme.
Filmes produzidos nas condições em que se fez Ai que vida! Desde a época da filmadora SUPER-8 até o apogeu da câmera digital, conseguem no máximo participações em festivais de cine-video, mais, este foi além, caiu no gosto popular, deixou de ser simples objeto de admiração de cinéfilos para ser de fato uma atração.
A arte cinematográfica exige mudanças e este filme é um exemplo de que se pode mudar.Se pode fazer filmes por amor a fazer filmes e ainda assim agradar.
Ai que vida! Não é simplesmente um filme feito para as massas e sim uma obra de arte extraÃda diretamente da cultura popular, algo assim como literatura de cordel. O que se vê é o povo na tela, fazendo, acreditando, construÃdo e acontecendo.
Quando se faz cinema nestas condições e se tem platéia, não se faz só sucesso, se faz revolução!
Penha, sinceramente me vi no filme só pela tua maneira também
direta de contar. E vou a campo procurar minha copia, pirata ou não, vou ver se acho.
abraço
andre
Ao ouvir as primeiras crÃticas negativas sobre o filme , isso falando de conhecidos e q foram rarÃssimas, meu pensamento era muito parecido como o seu, pois o filme não é sucesso pelo aspecto técnico, e sim pelo roteiro bem elaborado, pela cultura local que é divulgada no filme e principalmente pela identificação do público com cenas e personagens, ou seja ,com lugares e pessoas.
Você captou bem a mensagem do filme, pelo menos ficou muito próximo da minha maneira de ver.
Um abraço e não tinha como não votar no seu texto, porque ele incentiva também as pessoas a olharem com mais atenção para o que lhes rodeia.
E não achei, nem pirata. Se voce tiver uma indicação como encontra´lo, ou encomendar via correio, estas coisas,
fico agradecido.
Abração André
olá,sou doRio G.do NOrte e gosatria de entrar em contato coma equipe do filme AI q vida. Se alguém souber como f aço para entrar em conbato comigo,por favor!!!
Este filme,sim, merece ganhar um OSCAR,pelo brilhantismo e luta para a realização do mesmo.
Meu email: jhsobrinho2@hotmail.com
Fico aguardando!
Para saber mais sobre este filme vá no Blog do Cicero Filho:
http://tvmfilmes.zip.net/
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