O Acústico MTV do Lobão era um dos álbuns mais aguardados deste ano. Quem conhece a trajetória do artista sabe que há muito tempo ele estava brigado com as grandes gravadoras, tendo se tornado uma espécie de “guerrilheiro” da música independente. Nesse período, que compreende o início dos anos noventa até 2005, fez trabalhos elogiados, mas sofria boicote das rádios e da mídia em geral. A volta ao mainstream é uma excelente oportunidade para o público menos antenado conhecer a sua produção recente, e claro, relembrar os excelentes sucessos dos anos oitenta.
Desde o fim de 2006, quando foi anunciado o lançamento do álbum para depois do carnaval, comecei a imaginar o que ele aprontaria, afinal, estamos falando de Lobão, e não de outros artistas decadentes de sua geração que tentam a todo custo se manterem nas paradas de sucesso. A minha expectativa era enorme.
Confesso que na primeira audição fiquei um pouquinho, mas só um pouquinho decepcionado. Eu esperava mais porralouquices, versões esquizofrênicas e instrumentos inusitados. Tudo isso está lá, só que bem moderadamente. Ele segue a risca o conhecido formato da emissora, com muitos violões, orquestra e piano, mas não vá achando que o disco é ruim, pelo contrário.
As composições e a interpretação personalíssima de Lobão ganharam um tremendo destaque. A energia do artista junto ao esporro de violões foi um tiro certeiro. É impossível não se impressionar com as letras de El Desdichado II, A Queda e A Vida É Doce, exemplos primorosos de sua fase independente. Entre as canções mais antigas, ele capricha em Decadence Avec Elégance, Bambina e na descontraída seqüência com Canos Silenciosos, Blá, Blá, Blá... Eu te Amo (Rádio Blá) e Corações Psicodélicos. Nessas últimas, ele faz algumas gracinhas e alterações fundamentais para uma releitura, começando pelo grito “aleluia, irmão!” e passando por mudanças de letra e andamento. Meu último destaque vai para a consistente balada Vou Te Levar, canção nova sob medida para as rádios, como nos velhos tempos. Alguém já ouviu?
Lembrei de uma entrevista que li do Lobão dizendo que no acústico estão as 'versões definitivas' das músicas dele. Meio forte não? Apesar de ter achado as versões de 'A vida é doce' e 'a gente vai se amar' melhores que as originais, não curtir o arranjo para 'Décadance Avec Élégance'.
Saulo Frauches · Rio de Janeiro, RJ 5/6/2007 18:03Gostei muito da fase 'independente' do Lobão, ainda não vi o acústico...mas estou curiosa.
Glês Nascimento · Palmas, TO 5/6/2007 19:05ainda não fiz uma audição apurada, mas confesso que não gostei dele berrando tanto... mas a música de trabalho, "vou te levar", é linda!
Guilherme Mattoso · Niterói, RJ 6/6/2007 08:09
Sinceramente? Mais um que morre pela boca.
Salve!!!
pô eu acho que é o direito dele, de artista, vender sua obra a quem quiser. Chegada a hora do acústico, grande gravadora etc etc, ele falou e falou, os discos independentes pouco vendem, e artista continua ganhando com show e ponto final.
Muito boa a coluna do forastieri desse mês na bizz, fala do lobão tb. recomendo.
Vi o show aqui em São Paulo, na semana passada. Foi bom. Lobão está obviamente entusiasmado por voltar a fazer parte do "esquemão", mas é uma pena que esta "volta" não tenha sido iniciada por um disco de inéditas _embora a releitura de sua obra seja necessária (especialmente porque seus dois primeiros discos são muito mal gravados, sofrem daquela "síndrome dos anos 80").
Há uma entrevista muito boa com o Big Wolf no blog do Pedro Alexandre Sanches.
eh o que eu digo: somente quando nossos discursos, ideologias ou filosofias sao postas a prova, eh que saberemos se nao passavam de palavras ao vento.
Falou, falou e falou... mas ta ai, com gravadora. Nao eh o unico e nem sera o ultimo.
Salve!!!
Acho simplista condenar o cara por voltar a uma grande gravadora com um projeto revisionista. É um músico importante, que merece ter sua obra chegando a um público mais agrangente. Ultimamente ele estava mais concentrado em fazer revista e programa de TV e dar entrevistas do que lançar discos, sua atividade primordial.
Marcelo V. · São Paulo, SP 7/6/2007 15:53Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!