Com tecnologia banal, mas com criatividade 2.0, escritora dispara ação viral pela net: poemas absolutamente impublicáveis
A escritora Ana Rüsche iniciou, em 11 de maio, nova intervenção poética por meio de corrente de e-mails. A ação questiona quem determinará a sobrevivência dos poemas e sugere mecanismos virais para a distribuição da literatura, além de provocar o leitor-destinatário com versos fortes: "você que me lê agora | onde esteve por todos esses dias cegos?".
A mensagem intitulada "ALERTA DE VÍRUS: os invisíveis mandam dizer" contém apenas poemas "invisíveis", dado que a maioria das letras pintada de branco desaparece no fundo igualmente branco da tela. Assim, o leitor só conseguirá ler o texto explorando os poemas, selecionando-os com o mouse.
No corpo do e-mail, consta a frase: "Essa obra é extremamente frágil. Sua sobrevivência depende de teu desejo em repassá-la para outros, pois a autora não disponibilizou o arquivo em nenhum lugar para download. Agora é com você". Com esses dizeres, coloca-se nos ombros do leitor-destinatário toda a responsabilidade pela existência do poema. E inicia-se a distribuição por afetos: logo os leitores empolgados com a idéia, repassam o e-mail a amigos, sendo co-autores da ação. A autora já fez ação semelhante com a Distribuição por Contrabando de seu romance "Acordados" (Selo Demônio Negro: 2007).
Para facilitar a distribuição, os poemas estão em domínio público, o que pode ser lido em inglês, spanglish, espanhol, portuñol e português ao final do e-mail. Mescla de línguas que apenas completa versos sobre as estrelas do cruzeiro do sul e uma suposta invisibilidade de quem escreve nessas bordas do português: "e assim confiante, prossigo a escrever | poemas em branco || que por absolutamente não existirem | podem soar todos sonhos de ruas e linhas de estrelas que se cruzam". A fragilidade da obra nessas paragens brancas é o que a constitui.
E para conversar sobre o projeto, nada mais normal do que um bate-papo ao vivo, com vídeo e chat num canal de TV on-line: dia 22 de maio de 2008, quinta, às 13h de Brasília (- 3 GMT) no http://www.ustream.tv/channel/alerta.
Serviço: Quem ainda não recebeu o Alerta de Vírus, basta comentar no blogue Peixe de Aquário, http://peixedeaquario.zip.net, que a autora providenciará pessoalmente o envio.
Muito interessante essa novidade.
Já vou lá ver o blog e comentar.
Obrigada.
beijos
Deixo aqui meu abraço,e em particular faço um comentário.
clara arruda · Rio de Janeiro, RJ 16/5/2008 06:32
Legal, eu imagino que quando começou a escrita, escrita mesmo,
deve ter sido um rebú dos diabos. É o novo se incorporando
abraço
anddre
tb quero me infectar ... adoro desenhos que tocam no rádio ... letras que não parecem escritas ... música de pendurar na parede, essas coisas.
sandra vi · Petrópolis, RJ 16/5/2008 07:47
Que FANTÁSTICA iniciativa!!!
Vida longa a essa reversão do estabelecido (mesmo que se estabelecendo), do dizer infestado de poesia o que seja!!!
Profundidade revolucionária essa ATITUDE sua, Ana Rüsche!!! Meu mailing list será carregado com o Espírito dessa EVOLUÇÃO!!!.
MUITO Sucesso!!!
GRANDE abraço!!!
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!