Alfabetização Musical

1
Jailson de Macêdo · Rio Branco, AC
25/9/2007 · 47 · 8
 

A Usina de Arte João Donato foi palco da aula inaugural do Curso Básico de Música do Centro Cultural Tucumã. O curso é direcionado a adultos, adolescentes e crianças. Depois de passarem por uma criteriosa seleção com testes de percepção e avaliação auditiva, os alunos puderam enfim ter uma breve idéia sobre os métodos musicais que irão aprender, por meio das aulas de Teoria e Percepção, Canto Coral e Instrumento Musical. As aulas práticas e teóricas serão ministradas no intuito de alfabetizar musicalmente os 180 alunos com a aplicação das mais modernas metodologias.

Na aula inaugural a equipe de professores e a coordenação técnica apresentou aos alunos as primeiras noções das peculiaridades de cada instrumento que irão aprender a tocar.

“Foi muito boa a aula inaugural. Amo o instrumento que vou tocar e estou com as melhores expectativas para o início do curso”, comenta o aluno Rubens Ferreira, de 24 anos, que reside no Bairro da Paz.

Para o vigilante Josias Gomes, 34, morador do Bairro Sobral, o curso é uma oportunidade para se aprimorar as técnicas e construir novos conhecimentos.

“Eu toco na Igreja e acredito que essa é uma chance única. O curso permite que as classes mais baixas tenham acesso a esse tipo de atividade cultural. O governo abriu as portas e a gente está entrando”, ressalta.

O Curso Básico de Música tem como objetivo permitir o acesso às atividades voltadas para o aprendizado artístico e aos bens culturais, principalmente de pessoas que não possuem condições financeiras para custear uma escola de música aos filhos. É o caso da dona de casa Ângela Maria de Souza, 30, que mora no Conjunto Barro Vermelho e que pela primeira vez matriculou seus filhos Uerik (8) e Uallice (7) numa atividade cultural.

“A pretensão é trabalhar com pessoas de camadas populares, embora não tenhamos feito nenhuma restrição quanto à renda familiar dos alunos”, explica o auxiliar administrativo do Centro Cultural do Tucumã, Cleudo Rocha.

A estudante Ana Paula Maciel, 26, sonha em seguir a carreira artística. Ela toca violão e pretende fazer o curso com a intenção de potencializar suas aptidões musicais.

“Quero ser uma instrumentista e me formar em Música pela Universidade Federal do Acre. Tenho certeza que esse é o primeiro passo para que eu possa concretizar minhas metas, pois temos aulas gratuitas com qualidade”, ressalta.

Aprendizado - As aulas serão ministradas em três módulos, ao longo de um ano e meio. O objetivo é fazer com que os alunos aprendam a tocar um instrumento e o ao mesmo tempo obedeçam à linguagem musical.

“Ler e entender uma partitura é essencial para quem trabalha com música. É preciso ouvir uma música e ser capaz de escrever sua partitura”, explica o maestro Mário Brasil, que supervisiona as atividades musicais do Centro Cultural do Tucumã.

O professor de violoncelo Máximo Santos Lopes está ansioso para o início das aulas práticas lecionadas uma vez por semana. Para ele, a música é uma arte que reúne beleza e concentração. “Estou com as melhores expectativas. Sou um apaixonado pela música. Espero que seja assim com todos os que procuram aprender um pouco dessa arte

compartilhe

comentrios feed

+ comentar
Maria Macêdo
 

Filho:

Muito boa a matéria! Utilize apenas uma linguagem mais solta e descontraída. Lembre-se que isso é uma matéria de cultura. No mais achei bem informativa, embora esteje faltando o "Quando" do Lide.

Você tem muito talento e estou muito orgulhosa.

Beijos da mamãe!

Maria Macêdo · Rio Branco, AC 25/9/2007 17:23
sua opinio: subir
Jailson de Macêdo
 

Obrigado mãe pela força! Sei que você faz de tudo para me incentivar e eu te amo por isso.

Beijos

Jailson de Macêdo · Rio Branco, AC 25/9/2007 20:05
sua opinio: subir
Labes, Marcelo
 

Legal saber dessa iniciativa, Jailson, mas fiquei com uma pulga atrás da orelha: essa é uma iniciatica pública, privada ou a união das duas?

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 26/9/2007 13:45
sua opinio: subir
Jailson de Macêdo
 

Olá Labes! É um projeto do governo do Acre, desenvolvido há anos pelo Centro Cultural do Conjunto Tucumã.

No texto original (publicado numa coluna cultural do jornal acreano Página 20) informei que era uma iniciativa governamental, mas fiquei com receio de parecer ser algo tendencioso e acabei tirando essa parte quando fui publicar aqui no over.

Espero ter tirado sua dúvida.

Um grande abraço!

Jailson de Macêdo · Rio Branco, AC 26/9/2007 16:38
sua opinio: subir
Elizete Vasconcelos Arantes Filha
 

Jailson,
Essa sua mãe é poderosa!
Ficou faltando algumas informações no texto, quem,quando e algumas fotografias. Vc sabe que eu amo fotos em qualquer texto. Complementa.
Abraços,
Sua tia.
Elizete

Elizete Vasconcelos Arantes Filha · Natal, RN 26/9/2007 19:01
sua opinio: subir
Fabiana Mesquita
 

Oi, Jailson. Que bacana você falar sobre as aulas de música da Usina. Meu pai é coordenador desse curso e to acompanhando a batalha do Mario e dele para conseguir uma sede própria. Como o Centro Cultural Tucumã, onde as aulas eram ministradas, passou a ser um Posto Médico, estão locados na Usina provisoriamente. A verba do Governo já foi liberada e vai começar o processo de licitação para a construção da escola de música lá mesmo no CCT. Boa notícia, né?!
Beijo, querido!

Fabiana Mesquita · Rio Branco, AC 26/9/2007 22:00
sua opinio: subir
Jailson de Macêdo
 

É isso mesmo Fabi. Antigamente, o Centro Cultural do Tucumã, CCT, disponibilizava diversos cursos à comunidade. Mas, com o tempo o curso de música se tornou o mais procurado pelas pessoas, o que culminou na elaboração de um projeto que transforma o CCT na Escola de Música do Acre. O projeto prevê a construção de uma estrutura e de um espaço que garante uma boa prestação de serviços. As obras iniciarão no próximo ano, tendo em vista que o Posto de Saúde do Tucumã está funcionando no prédio do CCT.

O que me deixa feliz é que aos poucos pessoas que não tinham acesso a essas atividades, passam a ter uma oportunidade com iniciativas desse tipo.

Um abraço!

Jailson de Macêdo · Rio Branco, AC 26/9/2007 23:29
sua opinio: subir
Labes, Marcelo
 

Jailson, acho que tem muita gente aqui envolvida com projetos culturais. Não fique receoso. Na verdade, é até bacana pra mim, por exemplo, que estou no outro extremo do país, saber que o Acre tem iniciativas assim. Ontem, por exemplo, conversava com um editor, e ele disse que não manda mais livros pro Acre, que pra Manaus manda, mas pro Acre não. Por quê? Pela distância, pelos gastos... Espero que ele volte a mandar....

Abraço.

Labes, Marcelo · Blumenau, SC 27/9/2007 10:53
sua opinio: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!

+conhea agora

overmixter

feed

No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!

+conhea o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados