por jenifer nunes
Otto Ramos, produtor cultural e compositor amapaense, eleito delegado no Colegiado Setorial da Música durante Pré Conferências Setoriais de Cultura, em Brasília.
Nos dias 7, 8 e 9 de março, aconteceu no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília, as Pré Conferências Setoriais de Cultura. Os mais diversos setores, como dança, música, teatro, audiovisual, entre outros, reuniram-se para debater nacionalmente os encaminhamentos políticos culturais e as estratégias prioritárias a serem trabalhadas com a Funarte e o MinC, especialmente no ano de 2010.
O Amapá conta com a participação de 155 delegados eleitos durante a fase de conferências municipais, representando 10 cidades do Estado. Além da II Conferência Estadual de Cultura - realizada dia 12 de dezembro de 2009, no Macapá Hotel - , diversos setores artísticos também reuniram-se em suas respectivas Assembléias Setoriais Estaduais a fim de definir seus delegados que fariam parte da Pré-CSC, concorrendo a composição do colégio eleitoral de 81 delegados da sociedade civil.
Na Assembléia Setorial da Música estadual foram eleitos três delegados, via votação direta: Otto Ramos, Cíntia Souza e Albio Vilhena, além de Cleverson Baia, pelo poder público. O processo eleitoral previa que além deste crivo, os delegados estaduais elegessem dois representantes titulares e dois suplentes, por região.
A ótima notícia é que, num processo democrático, em eleição com voto aberto e com participação de todos os delegados da sociedade civil presentes, um dos eleitos para representar a Região Norte junto ao Colegiado Setorial da Música (representante da sociedade civil frente ao poder público federal, maior representação dos delegados junto ao MinC), é amapaense: Otto Ramos.
Articulador de coletivos e associações de cultura independente na região através do Coletivo Palafita e Circuito Fora do Eixo (dos quais participa há 5 anos), é reconhecido como importante mobilizador de agentes culturais ligados a música independente no Estado. É também compositor e músico, tocando em várias bandas locais, inclusive a Mini Box Lunar, banda do Amapá que mais cresce no cenário nacional, tida como revelação e promessa para música brasileira em 2010 por vários sites especializados.
O Coletivo Palafita surgiu em 2006 gerido por artistas e agentes de mídia independente. Repensamos a cadeia produtiva da cultura, introduzindo uma lógica cooperativa e criativa, superando modelos marcados pela competição e pela repetição.
Somos articulados ao Circuito Fora do Eixo, rede nacional de coletivos culturais que segue os mesmos valores e modelo de trabalho, são mais de 40 em todo o país. Atualmente, o CFE é um dos movimentos que apresenta maior musculatura nacional, tendo eleito 22 delegados nas Assembléias Setoriais de Música que aconteceram em todas as Unidades da Federação.
A presença de um amapaense como representante da Região Norte num evento que discute implementação, acompanhamento e avaliação do Plano Nacional de Cultura, além de recomendações, metodologias de participação, diretrizes e conceitos para subsidiar a elaboração dos Planos Municipais, Estaduais, Regionais e Setoriais de Cultura, mostra que os caminhos alicerçados no trabalho em rede não somente integram o Amapá nos mais recentes e intensos debates sobre questões da área, como também define participação do Estado na construção de projetos políticos que compreendam a cultura como instrumento de transformação social.
Para saber mais, acesse: www.coletivo-palafita.blogspot.com
Para comentar é preciso estar logado no site. Faa primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.
Voc conhece a Revista Overmundo? Baixe j no seu iPad ou em formato PDF -- grtis!
+conhea agora
No Overmixter voc encontra samples, vocais e remixes em licenas livres. Confira os mais votados, ou envie seu prprio remix!