Amazônia apenas para os brasileiros?

1
Allan Nascimento · Aracaju, SE
7/6/2006 · 53 · 6
 

Ontem li um artigo falando sobre biopirataria na Amazônia. Neste artigo há uma crítica aos pesquisadores estrangeiros que infiltram na Amazônia para fazer estudos/pesquisas na área médica e biológica. O artigo me fez dedicar várias horas de reflexão sobre o assunto.

É preciso desmitificar essa noção de nacionalismo ufanista que grande parte dos brasileiros têm - hipócritas. A Amazônia é brasileira, sim! Mas o próprio governo parece que a vê apenas como espécie de adorno que confere status. Qual o problema, então, dos pesquisadores estrangeiros extrairem - não destruirem - o que Dráuzio Varela chama de "galhilhos de árvore" (Em defesa aos estrangeiros) se o Brasil deixa aquela área ao léu?

Muito injusto que a maior biodiversidade do planeta pertença exclusivamente a um país que precariamente assiste seu povo e seus recursos naturais. Pois enquanto se discute a permissão de estrangeiros para fazer estudos na Amazônia, os próprios brasileiros desmatam; queimam, enfim, destroem tudo aquilo que poderia contribuir com o ser-humano, principalmente na área bio-médica.

Senão tolice, egoísmo é fechar as nossas fronteiras para aqueles que, dotados de uma tecnologia superior, através dos estudos científicos podem descobrir inclusive soluções para muitas problemáticas que atingem a região amazônica. Devemos lembrar, por exemplo, que o Greenpeace não é apenas um movimento ativista, mas sobretudo formação de grupos de pesquisadores que vêem o mundo como um só e desafiam leis para a conquista de um objetivo maior.

E se for para dar um ar de soberania, que sejam criadas leis regulamentadoras para os pesquisadores estrangeiros. Em se tratando de Brasil, não se sabe até onde elas assustariam ou limitariam o trabalho dos pesquisadores.

Grosso modo, e recorrendo a uma gerenalização proposital, que talvez injustamente englobe os pesquisadores sérios de algumas universidades de nosso país, e também você, leitor desse simples post, a Amazônia deve ser explorada por todos, menos por brasileiros.

compartilhe

comentários feed

+ comentar
Gilvan Costa
 

Caro Allan. Concordo com o seu posicionamento de que a Amazônia pode e deve ser explorada pelos estrangeiros. Entretanto, caso você não tenha conhecimento, o problema reside na forma como os estrangeiros estão fazendo essa exploração, na maioria das vezes à revelia dos órgãos públicos responsáveis pela preservação da região e literalmente roubando de índios e caboclos o conhecimento adquirido durante séculos por esse povo e transformando em dividendos para multinacionais estrangeiras, sem nenhuma contrapartida para as comunidades. Sem contar que, quase sempre, é mais fácil um estrangeiro ter acesso a determinadas áreas da região do que um mero estudante-pesquisador brasileiro. A Amazônia é nossa sim, mas pela sua importância para o resto do mundo ela deve ser compartilhada, mas de forma responsável, com todos.

Gilvan Costa · Boa Vista, RR 5/6/2006 17:07
2 pessoas acharam útil · sua opinião: subir
Balbino
 

muito bem colocado Gilvan, a contrapartida desses "estrangeiros" é essa monocultura que impera no Brasil todo, é nefasta.

Balbino · Cuiabá, MT 6/6/2006 12:12
sua opinião: subir
daniel valentim
 

Também concordo contigo, Allan, um dos problemas é que governos e boa parte das organizações civis acreditam que soberania é uma questão de proteção de fronteiras e vigilância, quando na verdade passa muito mais por desenvolvimento de pesquisa e tecnologia a partir dessa nossa biodiversidade.

daniel valentim · Juiz de Fora, MG 6/6/2006 16:37
sua opinião: subir
Marcelo Rangel
 

Allan, acho seu questionamento válido e te parabenizo por estar colaborando aqui no Overmundo, até porque a participação de SE aqui não tem sido muito comum, mas eu sugiro que você nos ajude a aumentar as notícias sobre o nosso estado. Topa colaborar?

Marcelo Rangel · Aracaju, SE 6/6/2006 19:54
sua opinião: subir
Tati Magalhães
 

Acho que fazer essa discussão sem tocar em questões centrais, como as patentes e para quem realmente está voltada as "descobertas científicas" ( que como Gilvan bem coloca, não são descobertas, mas a sistematização - e a apropriação - de um conhecimento já existente) é bem complicado. Ao que eu saiba - e não sou nenhuma especialista no assunto -o que acontece é que a exploração serve em sua imensa maioria para o enriquecimento das indústrias farmacêuticas...
Não sou nenhuma nacionalista que defende com unhas e dentes que a Amazônia é do povo brasileiro, mas acho que o debate deveria ser por outro viés...

Tati Magalhães · Maceió, AL 7/6/2006 21:31
sua opinião: subir
Rômulo Ar.
 

Creio que são duas questões distintas embora concomitantes. Há sim muita legitimitade em dizer que o resto do mundo também deve ter algum direito de acesso aos benefícios de tamanha biodiversidade. E há também a urgente questão da governabilidade da Amazônia, da execução de políticas que assegurem sua saúde bem como seu melhor proveito de forma sustentável. Muito está sendo feito, fiquei sabendo de muitos trabalhos nesse sentido ao assistir ontem entrevista com a ministra Marina Silva no Jô. Obviamente mais forças precisam ser reunidas.

Mas, definitivamente, um erro (o desmatamento, por exemplo) não deve legitimar uma exploração desmesurada.

Rômulo Ar. · Porto Alegre, RS 8/6/2006 10:06
sua opinião: subir

Para comentar é preciso estar logado no site. Faça primeiro seu login ou registre-se no Overmundo, e adicione seus comentários em seguida.

filtro por estado

busca por tag

revista overmundo

Você conhece a Revista Overmundo? Baixe já no seu iPad ou em formato PDF -- é grátis!

+conheça agora

overmixter

feed

No Overmixter você encontra samples, vocais e remixes em licenças livres. Confira os mais votados, ou envie seu próprio remix!

+conheça o overmixter

 

Creative Commons

alguns direitos reservados